Lagos Plitivice

Sabe um lugar que parece lindo no cartão postal mas na vida real não é nem metade disso? Plitvice decididamente NÃO é assim! Você vê as fotos e pensa que não é possível ser tão lindo ao vivo. E é verdade, de perto os lagos conseguem ser ainda mais bonitos. Saímos de Split bem cedo e partimos para os Lagos. Confesso que apesar de tanto lugar lindo na Croácia, não foi nem as ilhas muito menos Dubrovinik que me fizeram ter tanta vontade de conhecer o país. A razão principal do meu interesse foi sem dúvida os Lagos Plitvice!Eu sabia que nao tinha como me decepcionar. Saimos de Split de carro .A viagem durou por volta de 4 horas e a estrada é tranquila. Depois de nos perdemos um pouco na estrada, chegamos a Korenica, a vila que escolhemos ficar proximo aos Lagos.

Fizemos o check in e 13 km depois estavamos no parque. É uma das maiores atrações da Croácia então é lógico que em pleno Agosto ele fica lo-ta-do! Como chegamos no comecinho da tarde, o estacionamento já estava muito cheio e foi uma luta encontrar um local para estacionar.  Mas valeu! Este parque é Patrimônio da Humanidade. E por mais que seja bem turístico, não dá para deixar de visitá-lo numa ida a Croácia! Tem clichê que não pode, nem se deve, fugir. E este parque é um deles!

A entrada custou 110 kunas, justo!

O parque é enorme, um dia inteiro não é suficiente para ver tudo, mas como é um local onde não se pode nadar, para visitar um dia é mais que suficiente pois a paisagem se repete, e se repete.

Respira fundo e vem comigo.

Uma grande parte do passeio é feito a pé. No meio do parque tem uma passarela de madeira. As vezes tem até transito na passarela!rs

Vista de cima

No próprio ingresso do parque tem um mapinha mequetrefe. Mas é bom saber que tem barco e ônibus. E isso ajuda ao visitante conseguir ver o máximo do parque em pouco tempo.

A ordem que cada um faz, barco-onibus ou onibus -barco, depende da entrada que o passeio começa. Achei perfeito o que fizemos que foi  primeiro o barco e depois o onibus, voltando tudo que tinhamos visto. Ja estava tarde também e o parque quase fechando!

O maior pecado deste local é que não se pode entrar na àgua. É o correto já que o parque recebe milhares de pessoas . Nào sei qual o impacto ambiental que teria se isso fosse liberado, mas além dele seria uma confusão e não sei se é seguro.  Não sou de burlar lei, mas essa eu queria, confesso. E só não fiz porque não deixaram!!! Frustação que carregarei para o resto da vida. #dramática

Curtimos demais!

O parque é bem lotado mesmo mas só se sente isso na hora de andar nas passarelas de madeira e esperar o barco. Todo o resto foi tranquilo, sem muita disputa por espaço. Como não chegamos de manhã cedo acho que isso contribuiu também para sentirmos menos a mafuá de gente.

Os créditos das fotos não são só meus e do marido. Sào também  da minha prima Catarina Carneiro e do namorado dela Antônio Almeida.

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

9 comentários em “Lagos Plitivice

  • março 1, 2012 a 3:05 pm
    Permalink

    Meu nome é Gilberto!
    Por favor vcs podem me informar qual a distância ou quantas horas de viagem entre Sucuraj e Hvar

    Responder
  • março 5, 2012 a 6:42 pm
    Permalink

    Olá, Gilberto. Vc quer dizer de Hvar town até Sururaj? São 77 km. Como o caminho é tortuoso e no alto da montanha, não dá para fazer super rápido como numa estrada convencional, mas depende muito do motorista. Não saimos de Hvar town, e sim de Stari Grad, que é mais perto. Nào demorou muito não. Mas fica dificil falar o tempo certo pq paramos para ir a praia e o nosso motorista era bem seguro,o que provavelmente fez a viagem durar menos. De uma olhada nos outros posts da Croácia. Eu falei da estrada, do caminho e de como é viajar de carro na Croácia. Espero ter ajudado!

    Responder
  • março 27, 2012 a 1:59 pm
    Permalink

    Ola, estou adorando o Blog de vcs. Iremos pra Croacia em Junho e ele estah nos ajudando muuuuuito… Estamos com uma grande duvida. A ideia inicial era ficar 02 dias em Split e mais 02 na ilha de Hvar assim poderiamos curtir as ilhas…porem lendo seu blog vimos que tem um ferri rapido que sai de Drvenik para Hvar tambem, assim poderiamos ficar direto em Split e fazer os dois dias da ilha saindo de Drvenik??? Me ajuda… Bj

    Responder
  • março 28, 2012 a 1:58 pm
    Permalink

    Renata,
    obrigada! Me explica melhor o que voces querem fazer porque eu não entendi muito bem. O que fiz foi ir de Split para Hvar chegando de balsa em Stari Grad e sair de Hvar por Sucuraj para ir a Drvenik e seguir viagem a Dubrovnik. Mas saindo de Split para Drvenik para ir a Hvar não faz muito sentido pois de Split até lá é um chão considerável. Se vocês estiverem vindo de Dubrovnik funciona fazer Drvenik-Sucuraj(Hvar) e de lá para Split. É isso? bjs!

    Responder
  • Pingback: Destaques da Semana 21 | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

  • julho 15, 2013 a 9:29 pm
    Permalink

    Oi, Liliana! Pensei em ficar em Split e pegar um catamarã (só para pedestres) para passar o dia em Hvar Town. Dei uma pesquisada e parece que tem esse barco direto, só quando precisa levar carro é que é só para Stari Grad. Confirma? Ótimo ter achado seu blog, daqui a 2 semanas eu e meu namorado estaremos por lá! =)

    Responder
    • julho 16, 2013 a 1:43 pm
      Permalink

      Julia, na época que fomos era esse mesmo o esquema. De carro só em Stari Grad mesmo. Curta bastante, o verão europeu esta demais de quente esse ano, uma delicia!

      Responder
  • Pingback: O olho azul da Albânia - Catálogo de viagens

  • junho 24, 2016 a 3:45 am
    Permalink

    Liliana parabéns pelo blog e pelas dicas! Vc é muito didática e ao mesmo tempo descontraída nas informações !

    Tenho algumas duvidas e te pergunto. Vou de Split para Hvar mas queria passar o dia em Bol e depois chegar em Hvar e ficar por la..existe um ferry Split-bol-Hvar? Outra coisa, vi que vc ficou em Stari Grad e não em Hvar Town e vc preferiu assim..é melhor mesmo? Pois pensei em ficar em Hvar town onde tem praias próximas e tb entendo que o passeio para as grutas azul saem de lá. Ps- Vou estar de carro.

    vc ouviu falar de Brela, uma praia a 50 km de Split? Pelo que vi é uma das melhores da Croacia por isso queria saber se conhece

    Obrigado e mais uma vez parabéns!

    Fabio

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.