De Marrakech à Essaouira de ônibus

Ir para Essaouira foi surpreendentemente fácil. Aliás o Marrocos é um país bacana de viajar porque tem um exotismo mas é muito mais tranquilo e prático para viajar do que muita gente imagina. E ir para Essaouira foi uma prova disso.

Lógicamente para viajar de maneira independente nesses lugares mais diferentes do que a nossa realidade, fazer o dever de casa é fundamental! E foi isso que fiz. Para ir a Essaouira de Marraquesh eu já sabia que tinha a opção de 2 ônibus diferentes. O Supratour e CTM. Os dois tem a mesma boa reputação mas a rota do Supratour é meia hora mais rápida. Nào sei se há alguma diferença de preço, mas como não é caro de qualquer maneira, acho que vale a pena, portanto fomos no Supratour.

A minha dica é, vá um dia antes pelo menos para comprar sua passagem. No mesmo dia é bem possivel encontrar lugar sim, mas melhor prevenir principalmente para um bate e volta, já que a tendência de muita gente é fazer o mesmo e buscar os mesmos horários.

A loja de vendas de passagens fica dentro da estação de trem, super fácil e prático.

Pegamos ônibus das 8 da manhã e chegamos lá pouco antes das 10. No caminho para a cidade praiana, há milhares de cooperativas de mulheres que vendem oléo Argano. Há controversias se é o melhor lugar para comprar o óleo. Aliás , muitas controvérsias de onde é o melhor lugar para comprar o tal óleo marroquino. Muita gente diz que é o local certo e muita gente diz que não. Eu preferi acreditar por uma questão de ajudar mesmo, e por uma questão de lógica. Se as mulheres vivem só disso, elas tem um nome e uma reputação a zelar. Eu aprovei o óleo viu.

Essas paradas estratégicas para compras me irritam, mas esta não. Você vê as moças trabalhando, vê como fazem o óleo, eu achei interessante e elas estavam sorrindo muito, sei lá se estou maluca, mas tenho uma péssima lembrança das mulheres fazendo tapete na Turquia num local péssimo, super quente, elas pareciam cansadas e bem tristes.

Mas voltando ao ônibus, pelo menos o Supratour só vende as passagens no local de saída, portanto a volta foi comprada imediatamente após chegarmos em Essaouira. E a ideia não foi só nossa. Todo mundo sai do ônibus direto para a fila, que fica bem em frente a parada final, para comprar a volta.  Compramos as passagens para o ônibus das 17:00, que foi ainda melhor que o da vinda.

Pagamos 70 dhr na ida e 100 na volta, sem entender muito bem  a razão. Mas ao entrarmos no ônibus, vimos que era uma espécie de executivo, com água, jornal, tv, rodomoça e bem mais espaço. Foi fácil, rápido e por isso acho que vale mil vezes mais a pena do que se enfiar num  ônibus de turismo qualquer.

A viagem dura pouca mais de 1:30 e a estrada é bem tranquila. Não tivemos qualquer dificuldade para falarmos com os atendentes tanto em Marraquesh quanto em Essaouira, eles falavam o básico em inglês e foi suficiente para comprarmos as passagens e termos as respostas que precisávamos.

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.