Encontro de blogueiros com o Ministro de Turismo brasileiro

Na última sexta feira, aconteceu um encontro entre blogueiros e mídia local com o Ministro de Turismo do Brasil, Gastão Vieira.

Além do Catálogo de viagens, os blogs Aprendiz de Viajante, Vivi em UK e Drieverywhere também foram convidados.

O encontro aconteceu no The Ritz e o assunto em pauta foi como promover o Brasil através de midias sociais, e logicamente falamos também do aspecto geral do turismo brasileiro atual.

Achei a iniciativa muito bacana e inovadora. Na conversa deu para perceber que o Ministério sabe muito bem do papel da internet no turismo de hoje. Discutimos o que achamos que precisa ser melhorado na estrutura do Brasil para o turismo, e como o país ainda é visto como um país dificil de viajar pela maioria dos estrangeiros. Também conversamos sobre o idioma, que é uma barreira enorme e para mudar isso leva muito tempo, sobre o problema da segurança e da falta de estrutura como mapas, placas, quiosques de informação turística em maior quantidade, etc. O Ministério observou os voluntários que trabalham nas Olimpíadas, hoje chamados de embaixadores, e a Presidenta conversou com 30 deles. A intenção do Brasil é também usar voluntários para os jogos, já começando ano que vem na Copa das Confederações.

Como capixaba que sou, uma pergunta que não poderia deixar de existir foi sobre destinos como o ES, que são solenemente ignorados até pelo prórprios brasileiros, imagina pelos estrangeiros. O plano do Ministério é também dar suporte para os destinos vizinhos aos jogos/Copa para que o turista não só passem por essas cidades mas conheçam e se hospedem, como acontece com Vitória, típica cidade passagem entre Rio e Bahia.

Foi falado também como a parceria com blogueiros e mídias sociais em geral deve existir para promover o Brasil, já que muitos  turistas só ouvem falar de determinados destinos através desse meio.

O ministério também tem atuado através dessas mídias.

Segue os links onde podemos encontrar o Mtur:

Facebook: https://www.facebook.com/MinisteriodoTurismo
Instagram: http://followgram.me/mturismo
Pinterest: http://pinterest.com/mturismo/
Twitter: https://twitter.com/mturismo

O Ministro me pareceu bem consciente das nossas dificuldades e do caminho longo que é preciso percorrer para mudar isso. E muita coisa não será mudada assim, da noite para o dia, nem para a Copa e Olimpíadas. Mas a gente que adora reclamar, e eu estou me incluindo totalmente, deve dar a mão a palmatória que essa foi uma atitude legal e é sim um começo.

Por fim o novo vídeo de campanha do Ministério:

Nos blogs participantes você também encontra mais informações sobre esse encontro.

Agradeço o convite do Ministério de Turismo. Espero que essa iniciativa não seja algo isolado, que esse trabalho com mídias sociais continue e se fortaleça para levar o turismo no Brasil para frente!

 

 

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *