7 Curiosidades sobre Moscou
Por várias razões esta foi uma das viagens mais diferentes que fizemos. A Rússia não tem o exotismo de outro países que já fomos como Marrocos, Tailândia , Egito, mas não deixa de ser MUITO cheio de coisa nova e completamente novo. Afinal de contas, não precisa necessariamente estar na Ásia e ser o destino mais complicado do universo para ser diferente.
E algumas coisas me chamaram bastante atenção.
1)Primeiro de tudo, as noivas!
Muitas, muitas e muitas noivas. No segundo dia eu já tinha tirado tanta foto de noiva que cansei e não tirei mais. Aonde você vai em Moscou tem uma noiva tirando fotos esquisitíssimas. Quanta breguice junta!
Acho que o povo deve gostar de casar nessa terra, pois muitas coisas relacionadas a casamento estão espalhadas pela cidade.
Carros enfeitados, cadeados nas pontes(até quando?), etc.
2)Floriculturas abertas até bem tarde.
Parece piada, mas não é. Não me pergunte a razão. Tudo já estava fechado. Restaurantes e até bares, mas as floriculturas não. Não consigo imaginar alguém acordando de madrugada e pensando: ai meu Deus, tenho que comprar flor! Mas os russos são tão peculiares que vai saber.
3)Realmente ninguém fala inglês. Repito, NINGUÉM. Ok, isso não é exatamente uma curiosidade. Todo mundo te avisa, e por mais que você acredite é difícil imaginar a barreira que se vai enfrentar de verdade. As poucas pessoas que te respondem e olham para a sua cara dizendo falar ingles não falam mais que 10 palavras. Não é exagero. E o pior é que nem um guia na mão te ajuda muito pois dificilmente alguma coisa vai estar escrito no alfabeto cirilico. Aliás, os nomes dos restaurantes, bares, e todas as indicações dos guias tinham que ter também no alfabeto local. Sem isso eles praticamente não servem para nada! Então nem se esforçando muito e fazendo o dever de casa a gente fica livre de se perder e ficar olhando com cara de cachorro morto como quem quer ajuda. Obviamente esse esforço é totalmente em vão.
4)As mulheres são realmente lindíssimas. Mulherada, vá as forras na Itália vendo os bonitões pois as russas são realmente muito bonitas e não passam batido. Achei as pessoas em geral bonitas,mas as mulheres chamam a atenção(apesar da breguice…)
5)Faz calor para caramba no verão russo! Quando a gente pensa em Rússia, além da Catedral de São Basílio o que vem a cabeça? Frio! Pois faz frio no inverno, mas no verão faz aquele calorão. Prepare-se, fique de olho na previsão do tempo e deixe seu casaco em casa!
6)Sushis por todos os lados. Em qualquer rua com mais de 1 restaurante lá estava um japa. Restaurantes servindo sushis por todos os lados. Até mesmo cafés, aqueles bem com uma estrutura de café tradicional, serviam sushi. E aonde tinha sushi, tinha sempre muita gente. Acho que os russos gostam mesmo da culinária japonesa!
7)Estações de metro super profundas. Não foi só a beleza das estações que me chamou a atenção no metro moscovita. A profundidade também. Aqui em Londres até tem algumas estações de metro super fundas e com escadas rolantes enormes. Mas nada como o que vi em Moscou. Todas com escadas rolantes sem fim, muita gente transitando, e um guardinha sempre entre uma escada rolante e outra, sabe Deus para que. Fiquei boba também de não ver muitos ratos transitando com tanta estação de metro profunda. A gente sabe que quando se invade o espaço deles, eles invadem o nosso!
Moscou para nós foi assim, uma surpresa atrás da outra!




Pingback: Lugares para comer sushi decente e barato em Londres | Catálogo de viagens