Diwali no Nepal

O Diwali é um importante festival hindu geralmente comparado ao Natal, mas que também poderia ser uma versão hindu do ano novo. Este festival dura 5 dias  e é um tempo de  estar junto da família, trocando presentes e celebrando, mas não só isso.

IMG_3630

Ele é conhecido como o festival das luzes, quandos os hindus soltam fogos de artifício, enfeitam as ruas com luzes e flores. O Diwali propriamente dito acontece no terceiro dia. E apesar do festival todo ser conhecido como Diwali, cada dia dos 5 tem um nome e um significado diferente e é bom ter isso bem claro se você quiser estar em algum local específico para acompanhar a festa. O terceiro dia  é o mais bonito e geralmente o que os turistas querem ver , pois é o dia das luzes e fogos.

P1040657

 

As pessoas acendem luzes em suas casas e enfeitam os locais(e pessoas e bichos) com flores para que Lakshmi, que é a deusa da prosperidade, se sinta bem vinda ali, assim como fazem oferendas à Deusa. Por onde se passa é possível ver as mulheres debulhando as flores e fazendo colares com elas, lindo lindo.

IMG_3540

E também se vê vários desenhos de flores, sementes e tinta. Para muitos comerciantes é neste dia que o ano financeiro acaba.

IMG_3642

No quarto dia é a festança nas ruas, pelo menos foi isso que vimos no Nepal. Assim como o dia de ver  muitas flores de novo. Eu li que neste dia eles vão aos templos e fazem suas oferendas, desta vez para celebrar a vitória de Krishna sobre Idra. Mas o que eu vi foi diferente. Pensa numa multidão bebendo, dançando, celebrando, cantando e rindo. Não é carnaval, é Diwali!

IMG_3634

Não planejamos em nenhum momento estarmos no Nepal durante o Diwali, mas foi uma grata surpresa estar no país e sentir aquela atmosfera de alegria geral. Quando soube que estaríamos lá nesta data, imaginei outro tipo de festa. Não esperava de jeito nenhum ver, como nas festas cristãs, um toque pagão de bagunça e bebedeira. Nada como  ser surpreendida!Nem as vacas escapam da festa. Colares e tintas nelas! Crianças cantam na porta dos estabelecimentos pedindo doces e dinheiro, procissão de mulheres, etc. No final já estávamos até cantando a musiquinha que as crianças repetiam insistentemente na frente dos estabelecimentos até ganharem um doce ou dinheiro.

P1040481

Fora no dia do “carnaval hindu”, não achei que a cidade estava mais cheia pelo Diwali, pelo contrário! No dia anterior a grande festa o trânsito já começa a ficar uma loucura, assim como no dia das comemorações na rua. Mas no último dia do festival todo mundo pareceu sumir.Muitos locais fechados, muita gente com a família ou festejando e nada de trabalho naturalmente. Não tivemos problema em achar um táxi para nos levar ao aeroporto, mas tenha em mente que vai custar mais pois é feriado.  Foi dificil encontrar um local aberto para o nosso café da manhã, tudo adormecido na região onde ficamos, o bairro Thamel. Clima de ressaca nacional. Sem contar que se no Nepal a luz já cai toda santa hora, durante o Diwali, quando a quantidade de luzes utilizadas é bem maior, eletricidade é praticamente um artigo de luxo. Mas fora isso foi super bacana ver como funciona uma festa religiosa no país! Se alguém tiver algo a acrescentar sobre o Diwali fique à vontade. Li bastante a respeito, conversei com as pessoas, mas notei que as informações nem sempre são consistentes, talvez pelas variações regionais desta festa. 

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

3 comentários em “Diwali no Nepal

  • janeiro 23, 2013 a 6:10 pm
    Permalink

    Não chegamos a ver o Diwali, nem na Índia e nem no Nepal. Chegamos na Índia uma semana depois. Pelo menos conseguimos ver o Holi, o festival das cores. Até as vaquinhas ficam coloridas. hehehe

    Responder
    • janeiro 23, 2013 a 7:35 pm
      Permalink

      O Holi deve ser muito legal. Depois que pesquisei sobre o Diwali me deu pena de não estar em Varanasi para ver a festa lá. Chegamos 2 depois do Diwali e saímos no dia que começaria um festival super importante para a cidade que agora esqueci o nome. Só demos fora! Mas pelo menos vimos alguma coisa no Nepal e foi legal!

      Responder
  • Pingback: Nepal- dicas finais e práticas | Catálogo de viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.