Sheikh Zayed Grand Mosque

Sem sombra de dúvida a melhor e maior surpresa da nossa visita a Abu Dhabi foi a Sheikh Zayed Grand Mosque.

P1070662

Ok,nem tão surpresa assim, eu já sabia que a mesquita era bonita. Mas não sabia que ao vivo ela é muito mais linda e impressionante, e que seu interior é de cair o queixo.

P1070701

O projeto da mesquita foi idealizado e iniciado em meados dos anos 90 pelo Sheikh Zayed bin Sultan Al-Nahyan , de quem ela herdou o nome, mas ele faleceu antes da obra terminar. O presidente dos Emirados Árabes e seu irmão, ou seja o governo, seguiram com a obra e em 2007 a mesquita abriu suas portas aos fiéis. De dentro do carro na rodovia a mesquita já impressiona. Sua pintura branca e o contraste com o céu sem uma nuvem de Abu Dhabi já garantem o início do espetáculo.

P1070666

Ao entrar na mesquita você vê que realmente o Sheikh não estava de brincadeira. Os arcos laterais são irritantemente simetricos e brancos. Outra coisa incrível é o cuidado que se tem com a ela. O chão da parte de fora da mesquita é tão impecavelmente limpo que daria para andar descalça sem perigo de sujar a sola dos pés. E olha que a entrada é gratuita. Sair de lá e ver tantos monumentos caindo aos pedaços no Nepal e na Índia me deixou ainda mais impressionada.

P1070735

Na parte de dentro da mesquita o carpete, feito no Irã, e os lustres de Swaroski, feitos na Alemanha, chamam atenção.

P1030867

Nossa primeira visita foi a noite e por falta de opção escolhemos o horário. Não conseguimos encaixar a visita numa manhã ou numa tarde por burrice minha mesmo. A gente não atentou que a visitação depende dos horários das rezas, que por sinal não são como cultos ou missas 1 ou 2 vezes por dia. As rezas muçulmanas acontecem várias vezes ao dia, e esta flor na parede indica exatamente alguns horários chaves para as rezas como o nascer e o por do sol, por exemplo.

P1030891

A visita noturna tem seus prós e contras. É muito mais vazio do que durante o dia, quando vários grupos vem de Dubai, e  beleza da parte interna da mesquita fica mais evidente durante a noite quando as luzes estão acessas.

P1030894

Em compensação a parte de fora fica mais dramática com o céu azul! Por sorte no na volta para casa teríamos que esperar por volta de 7 horas entre o voo de Colombo a Abu Dhabi e o de Abu Dhabi a Londres, e não pensamos 2 vezes, nesse meio tempo fomos ver a mesquita novamente, e desta vez, durante o dia!

P1070740

Aliás, quem tiver uma conexão mais longa em Adu Dhabi não deve deixar de fazer o mesmo. A mesquita fica a míseros 15 minutos do aeroporto. Estava muito mais cheio mas valeu a pena ter voltado. Eles ainda disponibilizam algumas visitas guiadas por dia e de graça. Não demos sorte e nas duas vezes que estivemos lá perdemos o horário do grupo mas deve valer bastante a pena. Vale lembrar que as roupas para visitar qualquer mesquita devem ser modestas e caso a sua não esteja apropriada você deverá vestir as abaias fornecidas pela própria mesquita, também de graça. Na minha primeira visita não precisei mas como da segunda vez estava vestida mais para viajar do que para visitar um local religioso, precisei usar. Não curto usar essas coisas de igrejas/templos/mesquitas, confesso que tenho nojinho, mas a abaia estava até cheirosa. Depois do uso ela vai direto para o baú da lavanderia. Melhor impossível!

P1030926

Este é provavelmente o post com mais fotos na história do Catálogo porque a tentação é muito grande de colocar cada detalhe dessa bela obra de arte. Tudo é tão bem cuidado e bem feito, que realmente é impossível me controlar, a vontade de mostrar para vocês é maior! Inclusive na primeira visita, fiquei me perguntando se a Grand Mosque, como é conhecida, seria mais bonita que o Taj Mahal.

P1030922

A verdade é que o Taj Mahal é o Taj Mahal. Não tem muita competição para tudo que ele representa, mas a Grand Mosque não fica muito atrás. Aliás, as duas tem até algunas poucas semelhanças. Mas uma coisa é certa,seu interior ganha disparado de tudo que eu já vi até hoje em igrejas, mesquistas ou templos. E só por esta mesquita Abu Dhabi já merece uma visita.

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

19 comentários em “Sheikh Zayed Grand Mosque

  • janeiro 5, 2013 a 9:02 pm
    Permalink

    Fotos lindas. Realmente a mesquita é o melhor da cidade. E num ensolarado, melhor ainda. Maravilhoso.
    Desejo um ano maravilhoso e de muitas viagens.
    Beijo
    Claudia

    Responder
    • janeiro 5, 2013 a 9:56 pm
      Permalink

      Obrigada, Cláudia! Um 2013 cheio de viagens lindas para você também!

      Responder
  • janeiro 5, 2013 a 11:35 pm
    Permalink

    Muito linda mesmo! E as fotos estao otimas tb! Parabens pelo blog! Vou acompanhar mais agora q curti o facebook. Bjs

    Responder
  • janeiro 6, 2013 a 7:17 am
    Permalink

    Linda mesmo, visitei faz 5 anos este mês de Janeiro e fiquei pasmado, é como você diz, das coisas mais lindas que se pode ver. As fotos focaram maravilhosas muito melhor que as minhas. Parabéns

    Responder
      • janeiro 6, 2013 a 7:01 pm
        Permalink

        sim havia aberto pouco tempo aliaz na foto da entrada que voce tem tudo lindinho e polido eu tenho uma foto que ainda se ve colocando uma parte dos mosaicos do chao.

        Responder
  • janeiro 6, 2013 a 11:59 am
    Permalink

    Lindissima!!! As fotos estao otimas.Qdo comecei a ler o post, pensei q eram fotos do site da mesquita, muitos templos proibem fotos, lembra daquela mesquita q fomos em Londes? Seu blog esta ficando “viciante”, cada post melhor q o outro, parabens, Lili! bjs

    Responder
    • janeiro 6, 2013 a 7:28 pm
      Permalink

      So vc, Dona Fatima! Adorei seus elogios, mas como minha fã número um( e única, rs) nao conta! Bjs mil

      Responder
  • janeiro 7, 2013 a 4:49 pm
    Permalink

    Pô…se eu não conto, então vou parar de comentar, vou ler, apreciar e guardar minha opinião e elogios na minha mente,rs

    Responder
  • janeiro 9, 2013 a 9:14 am
    Permalink

    Maravilhoso relato. Na próxima vez que eu for a Dubai, certamente farei uma parada em Abu Dhabi. Parabéns pelas belas fotos. Bjs.

    Responder
    • janeiro 9, 2013 a 12:50 pm
      Permalink

      Obrigada! Não perca a chance de conhecer se puder mesmo!

      Responder
  • janeiro 10, 2013 a 4:49 pm
    Permalink

    Caracoles! Que lugar é esse?
    Falar que eu nunca tinha ouvido falar dessa mesquita é muito mico??? 😉

    Responder
    • janeiro 10, 2013 a 6:24 pm
      Permalink

      Mico nenhum, Tiago! Afinal de contas, ela eh novissima! Acho que a fama dela ainda nao se espalhou como merece.

      Responder
  • março 11, 2015 a 9:24 pm
    Permalink

    Este lugar e realmente de se orgulhar so mesmo quem visitou pode sentir a leveza que ele transmite. Parabens pelas fotos, e seus comentarios sobre esta Mesquita quem for a Dubai nao deixe de visitar este lugar vale a viagem.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.