Cerimônia no Dashashwamedh Ghat

Todos os dias após o sol se por em Varanasi, acontece uma  cerimonia de oração e agradecimento no Dashashwamedh Ghat, o que os hindus chamam de Aarti.
P1050054
Depois de assistir à cerimônia fica fácil entender que Varanasi está muito além dos velórios e cremações, e que ela é uma cidade de fé acima de qualquer rótulo. Nas minhas pesquisas pré viagem li que alguns hindus acham esta cerimônia muito carnavalesca e mais teatral do que religiosa.
P1050046
Apesar de realmente ser bem teatral mesmo, chegando lá a impressão que tive foi diferente. Vimos muitos turistas, mas a grande massa é realmente indiana/hindu e fica claro que eles estão ali puramente pela fé.
A cerimônia é realizada por paandits, que são estudiosos de sânscrito, música e filosofia hindu.  Vários elementos são usados por eles, como o fogo, incenso, flores, tudo de maneira coreagrafada.
IMG_9134
Nós assistimos a cerimônia de 3 angulos diferentes. A primeira foi de dentro do barco.
P1040817
Nosso barco foi primeiro no Ghat onde acontecem as cremações e depois partiu para lá. Chegamos exatamente na hora da cerimônia começar, e nosso barco ficou bem atrás. Mas aos poucos os barcos vão saindo e conseguimos ter uma boa visão. Se quiser comprar uma das oferendas para jogar no Ganges, saiba que elas não devem custar mais do que 12 rúpias. Quando se está no barco é muito fácil pagar o preço que te cobrarem já que você não tem milhões de opções, então abra o olho ou compre antes de entrar no barco.
P1050019
Apesar de ter gostado de assisitir à cerimônia do barco, nada se compara a ver de perto, junto com a multidão.
P1050068
É ali que se tem dimensão do que realmente é aquela cerimônia para os hindus.
P1050047
Não chegamos muito cedo como recomendam, mas mesmo assim conseguimos ver super bem toda a cerimônia. De pé, naturalmente, inclusive andando de lá para cá,  mas passa rápido e foi melhor do que ter chegado muito tempo antes e esperado. Realmente lota, e embora não aconteça empurra, empurra, ou confusão, se você não gosta de multidões talvez o barco seja uma opção melhor .
P1050071
E por último vimos da sacada do hotel também. Na verdade ouvimos mais do vimos já que estamos perto, pero no mucho, mas foi bacana também.
A cerimônia não dura mais que 1 hora. 4 paandits realizam a cerimônia no Dashashwamedh Ghat e outros 4 no Ghat vizinho, que pelo que notei começa uns 10 minutos depois. É um programa quase obrigatório para quem visita Varanasi e eu recomendo demais.
Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

Um comentário em “Cerimônia no Dashashwamedh Ghat

  • março 8, 2013 a 1:43 pm
    Permalink

    Parabens pelo seu blog e pelos posts. Fui a India em 2009 e 2010 e estou adorando poder relembrar momentos destas viagens através dos seus posts. E parabens pelas fotos, consegui voltar ao tempo atraves delas! Você conseguiu captar bem como é a India!! A India é um país único!

    Responder
    • março 8, 2013 a 2:50 pm
      Permalink

      Obrigada, Igor! Fico feliz em saber que consegui passar o que eu senti de verdade naquele país. Quero muito voltar um dia.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.