Top Ghats de Varanasi

Já expliquei que Varanasi não é uma cidade de um roteiro específico, onde todo turista deve visitar tal templo, tal museu, etc. A história aqui é simplesmente curtir o caos que só uma cidade eletrizante como esta pode proporcionar. Mas se existe uma coisa imperdível em Varanasi, e que nenhum turista pode escapar quando visita a cidade, é o rio Ganges e seus Ghats. Ghat significa degrau, e nada mais é do que aquela área das escadas que levam ao rio. Em todo Ghat se vê algo interessante, mas alguns chamam atenção e resolvi listar os que mais me agradaram.

Dasaswamedh Ghat . Se existe algum ghat que pode ser chamado de principal é esse. Ele é usado, dentre outras coisas, para preces, e é onde acontece a cerimônia no final do dia. Pela sua importância tanto religiosa quanto turística,logicamente 90% dos espertinhos de plantão estão lá. Os malandros indianos são os criadores da arte de engambelar turistas e merecem um post só deles, mas já adianto que você deve ficar esperto nesse Ghat. Independente disso, gaste um tempo do seu dia parado ali, só olhando tudo que acontece. Provavelmente as suas melhores fotos de pessoas na India vão sair dali. Ou você pode abstrair e esquecer de tirar fotos(como eu!). Garanto que mesmo ficando lá por horas o cenário não será o mesmo nem por 5 minutos. À noite, que em Varanasi acaba cedo, ele pode ficar meio estranho. Fomos lá na nossa primeira noite às 9 e estava bem esquisito, embora não seja perigoso.

Dasaswamedh Ghat

Manikarnika Ghat- mais conhecido como o Burning Ghat, é onde acontecem os crematórios. Dificil resumir essa parte, também pretendo falar das cremações de Varanasi num post separado, mas aconteça o que acontecer, não deixe de ir. Eu não achei essa a parte mais importante de Varanasi contrariando o que  pensava antes de ir. A morte pode até ser a atração principal, mas as cremações em si não. O que eu ouvi por lá é que as cremações ali começam ou por volta do meio dia, ou no final da tarde. Realmente esse foi o horário que vimos as cremações, mas quem me contou foi um pescador que queria que eu fizesse vários passeios com ele então fica difícil saber se realmente é verdade. Desculpem, mas a foto esta péssima é só para vocês terem uma noção do que é o Manikarnika Ghat.. Nem uminha se salvou!

Manikarnika Ghat

Kedar Ghat–  Ghat bem colorido e fotogênico. Muita gente mergulha nas águas desta parte do ganges para curar doenças. Especialmente bonito de manhã.

kedarghat

Man Mandir Ghat– um  castelo que foi construido em 1600 efeita esse Ghat e o torna mais interessante do que suas escadas cheias de lama poderiam. Dizem que dá para subir no terraço e ter uma visão privilegiada.

P1050080

Munshi Ghat/ Rana Mahala Ghat- O mafuá de gente na frente do Munshi Ghat  e o cenário do Ghat vizinho se confundem e proporcionam uma visão bacanérrima. O interessante é que ele é frequentado por, pasmem, muçulmanos. De manhã a macharada fica semi peladona tomando banho como se o resto do mundo não existisse.  É a quase nudez varanasiana que encanta, mas passa longe da sensualidade.

Munshi Ghat

Chet Singh Ghat- Apesar de não ser o melhor Ghat para observar pessoas, ele tem um forte avermelhado bem bonito e imponente.

Chet Singh Ghat

Além desses, todos dizem que o Assi Ghat é imperdível, mas fui lá perto no horário errado, não me parecia muito cheio de onde consegui ver, estava dificil chegar beirando o rio e acabei desistindo. Ele lota no final da tarde, e como fica bem na ponta da cidade acabamos não voltando para vê-lo na hora apropriada, mas me arrependi.

Alguém tem outro Ghat que acha imperdível?

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

Um comentário em “Top Ghats de Varanasi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.