Jaipur- A cidade rosa

Jaipur é notoriamente conhecida como a cidade rosa. A verdade é que para os nativos, a real cidade rosa é a parte central de Jaipur, onde os prédios e construções são todos … rosa! No início fiquei confusa quando me perguntaram se queríamos ir à “Pink City”, porque eu achei que já estava nela, mas depois percebi a diferença, pelo menos para os locais.

citypalace2 A cidade rosa

A cidade foi pintada de rosa em 1876 para receber o Principe de Gales e desde então permanece assim. Uma cidade rosa é visualmente apelativa, mas confesso que esperava mais. Muitas construções caindo aos pedaços. Na minha imaginação essa cidade seria mais impressionante. Talvez o charme seja exatamente esse, o caos.

A primeira coisa que conhecemos na Cidade Rosa foi o ” City Palace “.  De todas as atrações da parte central de Jaipuir, sem dúvida a mais compatível com a idéia que eu tinha do que seria a cidade rosa.
citypalace3 A cidade rosa
Fomos no primeiro dia, e gastamos praticamente uma tarde inteira por lá. A parte mais impressionante e linda não pode ser fotografada que é a sala de “visitas”. Outra parte que me impressionou bastante foi o portão de Pavão.
portaopavao
Outra atração super importante da cidade rosa, é o Palácio dos Ventos. Fiquei extremamente decpecionada com o estado lamentável que ele se encontra por fora. Visitamos por dentro e vale a pena, mas o emblemático mesmo é ver sua fachada. Suas janelas serviam para que  as mulheres que viviam no Palácio real pudessem ver a vida do lado de fora do Palácio sem serem vistas. Ele oferece uma bela vista do Observatório, do Palácio e do Nahargarh Fort.
hawamahal2
Outra atração conhecida e imperdível é o Jantar Mantar, o observatório de Jaipur. Adorei muito, apesar de não ser tão bonito como as outras atrações. Mas é super interessante. Recomendo altamente contratar um guia, pois sem ele nem metade do lugar fará sentido. O bom é que por lá eles tem guias credenciados e preços tabelados. Se não me engando pagamos 200 rúpias pelo guia e 100 cada um pelo ingresso.
jantarmantar3
Outra atração da cidade rosa são os portões e prédios rosados, que mesmo caindo aos pedaços, tem seu charme.
fachadacidaderosa
As pessoas , a confusão, os mercados, aquele samba do crioulo doido indiano, tudo aquilo junto tem um certo apelo. Se você der sorte poderá até ver uma parada escolar como nós.
paradaescolar2
Outra atração que apesar de não estar na cidade rosa fica ao lado e vale a visita é o Albert Hall. Ele foi baseado no meu amado Victoria & Albert de Londres e é uma ótima oportunidade para conhecer  um pouco mais sobre arte e história indiana.
alberthall

Fizemos este roteiro totalmente independentes e a pé em um dia inteiro e uma tarde. Logicamente muita gente vai falar que dá para fazer em dia só e deve dar mesmo, o que não significa que voce vai aproveitar da mesma maneira. A India é quente, tem muita gente, tudo é muito, já falei e repetirei o quanto puder: faça tudo com o dobro de tempo que você faria em qualquer outro país para conseguir aproveitar melhor. Muitos dos ingressos são mais baratos quando comprados juntos, então sempre pergunte se o pagando a entrada de determinada atração você ganha desconto em outra, ou se eles oferecem um tipo de ingresso combinado. No caso de Jaipur , compramos um ingresso por 300 rúpias que nos deu direito de ver o Amber Palace, Albert Hall, Hawa Mahal e Nahargarh Fort (que não fomos). Tivemos 2 dias para usar o ingresso, que foi suficiente. Deixamos de ver o Nahargarh Fort e depois fiquei sabendo que muita gente visita este forte no final do dia para ver o sol se por lá de cima e aproveita para jantar no restaurante do forte. Deve ser um programa legal e eu faria se voltasse a Jaipur.

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

Um comentário em “Jaipur- A cidade rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.