Tour nos arredores de Jaipur e Forte Amer

Quando chegamos em Jaipur, o bichinho indiano já tinha nos mordido. Estávamos com uma preguiça de fazer turismo que em nada combinava com Jaipur, seus fortes e Palácios. A solução foi apelar para um tour. O bom é que na India, por causa dos preços amigos, você pode contratar um motorista, seja de taxi ou tuk tuk, para ficar com você o dia todo e fazer seu roteiro do jeito que bem entender. Para conhecer a cidade rosa e suas atrações você não precisa de tour pois é tudo muito perto e é até melhor que seja feito a pé. Mas para as atrações que ficam próximas a Jaipur e distantes do centro um tour é excelente. E foi o que fizemos. Existem vários daytrips partindo de Jaipur, mas o mais clássico é para o Amer fort. Nosso motorista/guia sugeriu o roteiro: Amber Fort, Jaigarh Fort, Jal Mahal, Royal gaitor e adicionamos o Monkey Palace. A primeira parada foi o Royal Gaitor, que é um cemitério antigo da familia real onde estão enterrados alguns dos mais importantes marajás. É bonito, interessante e principalmente calmíssimo. Éramos os únicos turistas lá, coisa rara na India.

royalgaitor

De lá partimos para o Jaigarh Fort, que fica logo acima do Amer fort. A subida foi sofrida pois fazia calor. E olha que era inverno! Imagino no verão. No caminho, macacos, elefantes e cabras.

elefantejaipur

O Jaigarh Fort não tem um palácio e várias coisas para ver como o Amer,mas oferece uma bela vista que compensa a caminhada debaixo do sol indiano.

fortevista

Dá para ver não só o Palácio como toda a extensão do forte.

P1050892

Sem contar que ele é muito mais tranquilo e vazio que o Forte Amer.

fortevista2

Tem um tunel entre os dois que corta um caminho considerável, as pernas agradecem.

tunel (1)

Depois veio a cereja do bolo: o Forte de Amer . Lindo, imponente e… lotado.

amerforte

Mas vale a pena. Acho até que o melhor de ficar em Jaipur é poder ir ao Forte de Amer.

Forte Amer 3

Acabamos ficando 3 horas nos dois fortes, e teria ficado mais se não tivesse combinado um horário com o motorista do tuk tuk. Ou se soubesse que ele nos deixaria esperando por 25 minutos. Enfim, se posso dar um conselho é o seguinte, vá direto ao Jaigahr Fort mas gaste mais tempo no Amer. De lá fomos ao Jal Mahal, conhecido como Water Palace.

P1050967

Nesta hora o motorista do tuk tuk quis nos levar a uma fábrica disto ou daquilo, ver elefantes não sei aonde, mas nos recusamos e pedimos para ele nos levar ao Monkey Palace. Bom, eu odeio macaco, com todas as minhas forças e até agora não entendo a razão de ter ido nesse lugar.

monkeyopalace2

Chegando lá paguei um menino para espantar os bichos, rs. Sei lá o que ele fazia, mas era só ele passar que os macacos saiam batido.

monkeypalace

Na metade do caminho minha sandália estourou, eu estava cansada, meio em panico com tanto macaco, resolvi aproveitar a vista dali mesmo e voltei sem ver o Palácio em si. Apesar da vista, não recomendo. No pé do morro onde está o Monkey Palace ficam várias crianças pedindo dinheiro em DOLARES! O motorista do tuk tuk nos avisou antes de parar o que nos aguardava e recomendou fortemente a não dar um centavo para eles. Muito chato isso.

monkeypalacevista

Não curti esse lugar e não voltaria, mas isso é pessoal. O tour deveria ter durado 8 horas, mas durou quase 7 porque nos recusamos a ir nas fábricas de nãoseioque, e no lugar onde estão os elefantes. Em tese esse tour não inclui o Monkey Palace, mas negociamos e o motorista foi. Deu para fazer tudo sem ter que acordar super cedo ou tomar café da manhã com pressa. Ficamos o tempo necessário em cada atração, mas calculamos mal o tempo no Amer forte na hora de combinar com o motorista, mesmo assim não foi correria, eu só teria ficado mais tempo porque detesto pressa. Recomendo demais um tour como esse(sem o Monkey Palace), foi realmente ótimo. O Forte de Amer é lindo e parece mais com o que eu gostei de visitar na India do que as atrações centrais de Jaipur. Sem contar que com exceção do próprio Forte de Amer, todas as outras atrações que visitamos neste dia não estavam insuportavelmente lotadas e isso muito nos agradou.

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

Um comentário em “Tour nos arredores de Jaipur e Forte Amer

  • março 20, 2013 a 8:11 pm
    Permalink

    O Amber Fort é lindo, a melhor parte de Jaipur. Não foi sem motivo que o foi ali que o Bahuan e a Maya se encontraram pela primeira vez. hehehehe

    Responder
    • março 20, 2013 a 8:19 pm
      Permalink

      Eu ja estava aqui quando esta novela passou. Mas foi um boom de viagem para a India, pelo que lembro. Imagino que a India tenha ganhado um upgrade considerável no mundo global. O pior é que muita gente deve achar que é daquele jeito até hoje,rs.

      Responder
  • março 21, 2013 a 6:10 pm
    Permalink

    Também gostei mais de Amber do que o centro de Jaipur. O forte é lindo e as vistas são incríveis, a cidade abaixo é bacana, com templos muito diferentes e pouco visitados. Pena que não deu tempo para visitar o forte Jaigarh.
    O Royal Gaitor é lindo e bem tranquilo.
    Me deu saudades, bacana ter lido o post.
    PS: Também não sou fã de macacos, mas acabei indo a Galta e adorando: chegamos num dia de festival e estava lotado de peregrinos. Os macacos ficaram para segundo plano. Vocês foram a Galta ou outro templo?

    Responder
    • março 22, 2013 a 9:31 am
      Permalink

      Emília, não visitamos os templos da cidade, que pena. E a vista do Jaigarh Fort é imperdível, fiquei surpresa com o tanto de gente que vai só Forte de Amer e se esquece do seu vizinho. E sim, o Monkey Palace a que me refiro é o Galta. Sorte sua que tinha mais gente que macaco quando visitou. Não amei a experiência…morro de medo desses bichos!rs obrigada pela visita!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.