Kerala, mais uma surpresa indiana

Depois de quase 10 dias na India já estávamos espertos. Sabíamos o que fazer ao sair das estações de trem e aeroportos,  dominávamos a técnicas de negociações indianas, tinhamos nos chocado com um montão de coisa e várias delas já nos pareciam normais. Estávamos à vontade, dominando a situação, sabíamos que outras surpresas viriam no caminho, mas estavamos preparados para elas, certo? Errado.

P1060837 kerala

A India tinha mais uma surpresa para nós. E diferente do que acontecia até aquele momento, a surpresa não surgia do caos. O Kerala nos reservava um dos melhores e mais especiais momentos da viagem, com muita paz, calma, silencio e tranquilidade. Sim, é possível ter tudo isso na India. Bem vindos ao Kerala, um  estado indiano completamente atípico.

IMG_9346 kerala

Provavelmente quase tudo que se tem como referência da India é diferente por lá.  19% de todo o estado é cristão, sendo que em algumas cidades fica claro que muito mais de 50% não é hindu, o caos existe de uma maneira mais controlada, assim como a pobreza que já não machuca como nos outros lugares, em cada esquina existe uma escola  e os nativos se comunicam em inglês, e não em um dos vários idiomas locais.

IMG_9369 kerala

Na porta do aeroporto, ao invés de vermos motoristas de tuk tuk gritando e brigando pela nossa atenção,  vimos uma informação turística do governo  do estado, algumas opções de carros pré pagos e um ônibus com ar condicionado que nos levou ao Fort Kochi . Muitas freiras andam pelas ruas, alguns hospitais se chamam Maria, homens aqui  usam saia(com camisa social, claro!), e comer um peixinho frito não é missão suicida. Aliás, não é em toda esquina que se encontra um restaurante 100% vegetariano, um choque para quem veio diretamente do norte da India.  Até fila eu vi por aqui!

P1060218 kerala

Mas muita calma nessa hora. Isso não siginifica que você está na Suiça ou Noruega, não. Você continua na India, mantenha os cuidados de antes mas acredite, e aproveite, esta é uma India diferente e maravilhosa! Fizemos questão de terminar a viagem pelo Kerala porque sabíamos que era um lugar mais tranquilo e ideal para relaxar depois da pedreira que seriam os outros lugares da India.

P1060965

Muita gente, muita mesmo, prefere começar a viagem por lá por ser uma India em modo brando. E outro monte de gente acha que Varanasi deve ser deixada por último porque é a India ao máximo. Nós fizemos o contrário e acho que não poderiamos ter escolhido melhor. Ficou claro que amei Varanasi, mas realmente acho que tomar um “tapa” maior logo de cara me ajudou  a encarar tudo de maneira mais positiva no restante do país. E a calmaria do Kerala foi tudo que precisava no final.

P1060507

Não me imagino amando tanto outros lugares da India depois de sair do Kerala. Já o contrário me fez não só encarar o caos das outras cidades com mais tranquilidade, como também me fez valorizar ainda mais a calma do Kerala.

P1060364

Nos próximos posts compartilharei aqui nossas dicas do Kerala, esse estado surpreendente que consegue ser tão original e tão indiano ao mesmo tempo!

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

Um comentário em “Kerala, mais uma surpresa indiana

  • maio 6, 2013 a 3:06 pm
    Permalink

    Gostei muito do post e das fotos. E também curti muito o Kerala, nem parece o caos que domina outras partes da Índia. Mas minha parte favorita na Índia ainda continua sendo a região do Himalaia: volto lá várias vezes na vida.

    Responder
    • maio 6, 2013 a 8:05 pm
      Permalink

      Rafael, na minha próxima ida a Índia quero ficar só no norte. E Himalaias esta nos planos!

      Responder
  • maio 12, 2013 a 12:03 pm
    Permalink

    Oie Lili,
    Parabéns seu blog esta bacanerrimo!!!
    Adorei este post!
    O viviemUK gostaria de convida-la a participar do Meme: Onze de Tres
    Os detalhes de como participar esta lá no blog.
    Otimo dia. Bjs,

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.