Fort Kochi- nossa base no estado do Kerala

O mais legal da nossa passagem pelo Kerala foi que apesar de termos uma idéia do que queriamos fazer, não tinhamos nenhum roteiro 100% definido, nada reservado, o que nos deu uma liberdade deliciosa, e uma sensação de que realmente estávamos de férias! Até aquele momento da viagem tudo havia sido programado de uma certa maneira. Mas dali para frente, só sabiamos que tinhamos 6 dias no Kerala e 7 no Sri Lanka, o resto ficou a critério do acaso.

P1060951 Fort Kochi

A primeira cidade onde resolvemos nos instalar foi Fort Kochi. Sabíamos que lá poderia ser nossa base no estado do Kerala, e foi o que acabou acontecendo. Fort Kochi era tudo que esparava. Calma, pequena, sem milhões de coisas para ver e fazer, mas com uma atração turística imperdível, o dencanso E sim, cheia de turistas! Mas um turista mais tranquilhão, muitas famílias, e muitos indianos que vem do norte para ver o que o Kerala tem.

P1060262 Fort Kochi

O fato de não precisar acordar cedo para isso ou aquilo, de estar perto do mar, de ter a tranquilidade como atração, de ter tudo pertinho, era tudo que precisávamos. E então no dia seguinte a nossa chegada resolvemos caminhar pela cidade, fazer um turismo descompromissado de observar. E só. Observamos as meninas voltando da escola com seus uniformes fofos, vimos uma banda local tocar, vimos a criança mais linda de toda a viagem, vimos os pescadores com suas redes chinesas e assistimos um espetáculo de Kathakali.  Para quê precisávamos de mais?

IMG_9357 Fort Kochi

Mas sendo prática, o que tem de turístico para ver em Fort Kochi?

Sem dúvida alguma, a primeira coisa que me fez sentir em Fort Kochi foram as redes chinesas. E para mim elas são o símbolo máximo da cidade.  Não deixe de visitá-las no por do sol. É a hora mais linda e interessante para conhecer a área.

P1060961 Fort Kochi

A Igreja de São Francisco é uma igreja que apesar de não ser assim lindíssima, tem história. Além de ser a igreja européia mais antiga da India, é também o primeiro lugar onde Vasco da Gama foi sepultado. Sim, Vasco da Gama! Ele morreu ali em Kochi e 14 anos depois de sepultado nesta igreja foi removido para Lisboa, onde seus restos mortais estão até hoje.

P1070084 Fort Kochi

Santa Cruz  Basilica, uma bela igreja, construída em 1558, também merece uma visita. Ficamos hospedados bem próximo a Basílica e as missas são lotadas. Até pensei em assitir mas não cabia de tanta gente as vezes que vi!

P1060952-001

Templo Jainista, que apesar de não ser incrível, pode ser visitado por dentro e por fora. Uma oportunidade bacana de conhecer o interior de um templo da religião, que pelo pouco que vi, não tem muitos templos abertos para não fiéis como no hinduismo.

P1070040

O templo conhecido como templo piscina é outra atração interessante, e fica mais distante do centrinho de Fort Kochi.

P1070028

Ver um espetáculo de Kathakali é uma das coisas mais lindas que fiz em Fort Kochi. Li muito a respeito antes de ir, e as opiniões me pareceram divididas. Há quem ame, há quem ache um tédio. Eu amo qualquer demonstração regional desse tipo, e esta mistura de cores, teatro e música não podia dar errado aos meus olhos. Eu tinha certeza que iria amar e assim foi, recomendo bastante.

P1060397

Fomos também a igreja de Mattancherry.

P1070073

O Mattancherry Palace, mais conhecido como Palácio holandês, é imperdível. A parte externa parece qualquer coisa, menos um palácio. Mas na parte interna do local estão os mais belos murais típicos do Kerala, todos explicadinhos. Nem todas estas atrações estão em Fort Kochi. Algumas estão na cidade vizinha, Mattancherry. Mas a verdade é que elas estão a 5 minutos de distância uma da outra, então fica até complicado separar as atrações. Fomos em várias delas no nosso tempo e sozinhos, mas no último dia resolvemos pagar um tuk tuk para nos levar às atrações mais distantes. Aquela velha história de sempre na India aconteceu, de nos levar em uma loja, de ver uma “fábrica de gengibre(até interessante), uma lavanderia à moda antiga(também interessante), coisas para ele ganhar o extra dele e encher linguiça. Mas foi tudo combinado antes e achei válido, principalmente pelo Palácio holandês, que fica distante do centro de Fort Kochi. Esses tours são bem comuns, já que Fort Kochi serve de base para muitos turistas independentes que visitam o Kerala. E não é exatamente pela facilidade que os turistas elegeram esse pedaço do estado para ficar mais tempo. Do aeroporto mais próximo até lá levamos 1 hora e 50 minutos de ônibus. Mas sua falta de pretensão de ser o destino turístico mais bem sucedido da India, e aquele clima de cidade pequena somado a atmosfera de balneario conquista qualquer um!

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

5 comentários em “Fort Kochi- nossa base no estado do Kerala

  • janeiro 16, 2017 a 6:15 am
    Permalink

    Olá, Liliana! Tudo bem? Estou em Fort Kochi há uma semana e vou ficar mais uma semana. Estava comentando poucos dias atrás como há poucas informações em português sobre essa região da Índia. Acho que a maioria vai para o norte (também fui) e deixa de lado a melhor parte da Índia (o sul). Legal o blog. Aproveitei algumas dicas. Obrigado!

    Responder
    • janeiro 18, 2017 a 4:14 pm
      Permalink

      Que massa, Pietro! Fico feliz que minhas dicas estejam sendo uteis para você. Eu amei o Kerala e essa energia meio devagar de Fort Kochi!

      Responder
  • dezembro 5, 2017 a 6:52 am
    Permalink

    Obrigada pelas dicas! Vou ficar uma semana em Kerala e fiz meu roteiro por aqui!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.