Brasilfobia

Muitas coisas da nossa cultura brasileira me encantam. Mas uma me assusta e entristece. A nossa mania de depreciar tudo que é nosso.

E eu não falo de reclamar, isso faz parte do ser humano. Digo de se achar inferior em tudo. De ficar justificando tudo que o Brasil tem de ruim, no melhor estilo “não repare a bagunça”.  Mas será que a gente é assim tão ruim? Será que a gente é pior que o resto do mundo? Na Copa, já cantávamos derrota mesmo antes do evento começar. E eu não tô falando de derrota em campo, de 7×1, nem de corrupção. Digo de dimiuir a nossa cultura, de fazer a gente se sentir inferior a um gringo a ponto de querer perder um pouco da nossa brasilidade, como se isso nos tornasse alguém mais legal.

Rio de Janeiro

Morando fora do Brasil eu vejo isso quase todo dia. Dificilmente um bate papo com um brasileiro que eu acabei de conhecer não envolve algo que me lembre o quanto o Brasil é uma porcaria, o quanto somos abençoados de não estar naquele lugar horrível, e muita gente prefere se distanciar de tudo que lembre o Brasil como se isso fizesse de alguém melhor ou pior. Isso pode acontecer, a gente pode se distanciar da nossa cultura de maneira natural. Mas isso não é positivo ou negativo, é um fato. A gente também não precisa estar longe da nossa cultura para se aproximar de outra. Eu mesma moro há 12 anos aqui, sou casada com um brasileiro, trabalho com brasileiros e tenho amigos brasileiros, mas não me vejo menos inserida ou adaptada ao país onde moro por isso.

lencois maranhenses 2

Ha muito tempo que eu tento convencer as pessoas que o Brasil é legal. E não, não são os estrangeiros, esses já estão convencidos faz tempo. Eu tento convencer os meus conterrâneos que o Brasil é legal. Sabe aquela história de que o Brasil é o país mais lindo do mundo? Pois é, não quero convencer ninguém disso. Para falar a verdade acho muito dificil chamar qualquer país de mais lindo do mundo sem ter conhecido cada cantinho desse globo. A questão é outra. Nosso povo é gente boa, somos comunicativos, , somos prestativos e ótimos cicerones. Mas o que a gente acha? Que somos mal educados, que falamos alto, que somos intromentidos. Mas o que a gente acha do povo italiano, por exemplo? São o máximo, comunicativos, prestativos, etc. Ah tá. Inclusive tem quem fale de boca cheia que é descentende de italiano como se isso tornasse alguém melhor do que o outro. Eu sou bisneta de uma índia fugida da tribo, e me orgulho muito disso. Mas ninguém me olha como se eu fosse especial quando conto isso com tanto orgulho, já para os descendentes de europeus…
convento-da-penha-vista-vitoria
Funk carioca é um horror. Mas ouvir a baixaria da Nicky Minaj e da Rihanna póóóóde. Ir para Porto Seguro e esbarrar com as excursões da CVC é uó. Mas esbarrar com as excursões de ingleses bêbados  nas ilhas gregas ou espanholas é um luxo. Não me entendam mal, não estou aqui tentando convencer que é ruim ser descendente de italiano, nem que funk virou Chico Buarque, ou que é legal ser mal educado e gritar ao invés de falar. Não é isso. É que temos muita coisa boa, muita coisa que os paises aqui de fora adorariam ter. Temos calor, praia, temos alegria, temos o pulmão do mundo! Não tem nehum lugar do mundo onde estive que não recebi um sorriso largo ao dizer que sou brasileira.
Já passou da hora de termos consciência de quem somos. Nem mais, nem menos. Sem pena ou ar de superiodade. Apenas o que somos e representamos.  Com 516 anos de “vida” já é tempo de mostrar um pouco de maturidade.
Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

Um comentário em “Brasilfobia

  • junho 17, 2013 a 6:10 pm
    Permalink

    Querida, eu concordo em parte com vce, mas depois de retornar ao Brasil pelos ultimos 4 anos, morando no interior da Bahia, e dificil para mim continuar morando no Brasil. E dificil ve a forma que e tratado o pessoal que mora no interior e vem ao banco na cidade, como sao tratados no centro de saude, e as escolas para suas criancas; me entristece ve como o Brasil politico trata a natureza tao magnifica do nosso pais, so para dizer o minimo.
    Adoro o Brasil e o povao brasileiro, que e tao mau tratado pelo Brasil!
    Espero que mude um pouco.

    Responder
    • junho 17, 2013 a 8:06 pm
      Permalink

      Tereza, é por causa dessas coisas tristes que a gente nao pode desistir e tentar fazer o pouco que nos cabe 🙂 obrigada pela visita!

      Responder
  • junho 17, 2013 a 7:52 pm
    Permalink

    Parabéns pelo texto. Concordo com você, porém, não no total. A maioria das palavras foram muito bem colocadas, o BRASIL é lindo e tudo isso que você falou, o que não dá pra acreditar muito são as pessoas que aqui vivem. Esse texto está voltado para as pessoas que queiram ver o Brasil diferente, e muitos deles vão ler e tentar fazer. Pessoas de bem, que amam seu país e que por alguns momentos vão tentar transmitir isso para os outros (e acreditam nisso), porém, na maioria das vezes vamos ver que estamos de mãos atadas, vendo os “políticos” e os não políticos a levar esse sentimento patriota pelo ralo. Em 80% dos casos, vamos ver pessoas sorrindo, sendo gentis e alegrando nossas vidas, mas quando olhamos para aqueles que tomam conta do BRA, somos obrigados a desistir dessa ideia e começar: “Ah, isso não vale nada” “Nunca vai mudar” “O brasileiro sempre será assim” “Imagina na copa”, tudo por causa de quem??? Das pessoas que habitam esse terreno. Aqui é o POVO que escolhe, e eles escolhem errado! Infelizmente eu queria a verdade diferente, mas… Vou tentar passar aquilo que acredito, que o BRA é lindo, que aqui tem pessoas boas e que aqui se é muito mais feliz.
    Parabéns mais uma vez.

    Responder
    • junho 17, 2013 a 8:08 pm
      Permalink

      Luiz Carlos, o que eu quis dizer é que também somos legais, também temos coisas boas. Lógico que temos um montão de coisas horrorosas e no topo delas estão os políticos e as pessoas que votam mal. Mas não entendo por que só o focamos nessas coisas ruins que já conhecemos de traz para frente. É mais ou menos isso. Obrigada pela visita!

      Responder
  • junho 21, 2013 a 7:49 pm
    Permalink

    Liliana, O Brasil é ótimo para passar férias, mas péssimo para morar. É fácil gostar do Brasil como turista. Complicado é viver todos os dias o monte de problemas que o país coloca no seu caminho. É dificuldade pra tudo, toda hora. Brasil não dá mais.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.