Algumas coisas que você precisa saber antes de ir para a India

A India é um país maravilhoso, cheio de surpresas mas há algumas coisas que você precisa saber antes de ir para a India. Ouça(leia) a voz da experiência, e informe-se um pouquinho antes de partir para esse país tão interessante;
-Leia bastante, pesquise tudo que puder sobre o país , informe-se.
-Tenha em mente que mesmo sendo essencial uma certa preparação para uma viagem ao país, você não está preparado para o choque cultural que te espera e isso é normal. Você não está sozinho nesta, quase ninguém está preparado para o que a India reserva.
Taj Mahal
-Esqueça o seu padrão de limpeza, de serviço, de horário, de tudo. Esse é um mundo paralelo onde as coisas funcionam de uma maneira própria.
-Alguma coisa deve dar errado. O trem pode atrasar, o hotel pode ser bem pior do que na foto, o motorista vai chegar 2 horas depois do combinado. Na India, isso é a regra e dar tudo super certo pode ser a exceção.
-Relaxe. A única maneira de resolver algum problema na India é não entrar em pânico, afinal de contas se você se estressar estará sozinho nessa. No máximo terá outro turista deseperado para te dar apoio moral.
P1050962
-Não desesperar não é ser bobo. Exiga seu direito, mas saiba que é bem possível que te enrolem até o último segundo para não resolverem nada. Mas não custa tentar.
-Se você odiar a India, não conseguirá compreender como alguém pode gostar do lugar. Em contrapartida, mesmo caindo de amores pelo país em algum minuto você também vai odiar a India.Não se culpe.
-Não importa o que você sentir em relação a este país enorme. Uma coisa é certa: voce não sairá indiferente.
-Não importa quantas estrelas tem o seu hotel, o quão caro é o seu carro alugado(com motorista!), pouca diferença faz o quão chique é o restaurante onde você vai comer. A bolha de proteção do luxo pode até funcionar na maioria dos lugares, mas lá não. Só atenua. Alguma hora você vai esbarrar com a India de verdade.
ruelavaranasi
-Indiano não sabe dizer não. Por isso, mesmo que a pessoa não tenha idéia de como te ajudar, se você perguntar ela vai responder errado mas vai responder. Por esta razão você deve sempre ter um mapa da cidade. Perguntar o caminho para algum lugar pode ser inútil e prejudicial aos nervos.
-Os indianos tem fascínio por estrangeiros. Quando alguém pedir para tirar uma foto com você, quando se formar uma fila para tirar foto com você, quando uma rua inteira parar para pedir uma foto com você, fique tranquilo. Não estão te confundindo com uma celebridade, você não é um ser de luz, quase todo estrangeiro passa por isso. Tire vantagem da situação e peça para fotografar as pessoas também. A India proporciona fotos incríveis de gente.
P1050945
-Quando alguém pedir para você tirar uma foto dele, com a sua máquina, haja naturalmente. Eles não só gostam de tirar fotos conosco, como também gostam da idéia de ter uma foto deles no nosso memory card.
-Aprenda que essa balaçadinha de cabeça pode significar tudo: sim, não talvez, jamais, sempre, etc.
-É impossível não se sentir triste vendo tanta pobreza, mas você não conseguirá  resolver todos os problemas sociais da India.
-Use roupas largas, cubra os ombros, vista-se de maneira respeitosa e com o mínimo de sexy appeal possível. Isso não é só para as mulheres.
-Não importa o quão respeitosa for a sua roupa, os homens ainda vão te olhar como se você fosse a única mulher numa ilha deserta com mil homens. Caso você use roupas provocantes, isso será potencializado um bilhão de vezes, portanto não pense que este item exclui o anterior.
-A India é enorme, você não conseguirá conhecer tudo que o país tem de interessante em 15 dias, 1 mes, ou até mesmo em 6. Faça as suas escolhas e tenha certeza que sempre vai faltar algum lugar no seu roteiro.
-Não tenha pressa. Se você acha que precisa de 1 dia numa cidade, fique 2. A India não é um país que tem pressa, tente acompanhar o ritmo. É preciso tempo para digerir o lugar, é preciso contar com imprevistos, é preciso ter calma para minimizar algumas frustações e curtir o que o país tem de bom.
Alleppey
-Caminho das Indias é uma história de ficção. Aquela India da Gloria Perez só existe na globo.
-Tenha cuidado se for comprar algo caro na India. É comum comprar gato por lebre. Se a fonte não for muito segura, melhor evitar.
-Como em vários paises asiáticos, há espertinhos por todo o lado. Mas nem por isso você deve criar um bolha e achar que todo mundo quer tirar vantagem de você. Esteja atento, mas não perca a oportunidade de jogar conversa fora. A India é um dos lugares mais fáceis do mundo para interagir com os nativos. Para as mulheres sozinhas, melhor jogar esse papo para o ar com outras mulheres.
-Tome os cuidados básicos com higiene e comida. Mas coma e aproveite. A culinária indiana pode ser um dos pontos altos da viagem.
-Você vai descobrir que o transito de São Paulo é maravilhoso
P1050314
-Um sorriso dificilmente não é correspondido, há cores por todos os lados e o silêncio é uma jóia rara. A India pode ser muita coisa, menos insossa.
-Você não vai sair falando Owmmm assim que chegar lá, você não vira uma pessoa zen automaticamente ao colocar os pés na India, você não verá a população inteira meditando na rua e a espiritualidade das pessoas é demonstrada de uma maneira bem diferente do que você imagina.Mas realmente a India muda a gente de alguma forma. Há quem procure um guru, há quem faça um curso de yoga, há quem fique num ashram para meditar. Mas na minha humilde opinião, a mudança a que a maioria das pessoas se refere acontece vivendo um pouco da loucura daquele país.Mesmo que só por 15 dias como nós.
-Mesmo depois de viajar para trocentos países, ao pisar na India você vai notar que é um viajante inexperiente.
E aproveite! A India é realmente um país incrível!

Este texto é cheio de contradições, eu sei. Pois assim é a India. Bela e feia. Alegre e triste. Boa e ruim. Um pouco de tudo e tudo ao mesmo tempo agora.

Aqui acaba a longa série da India. Parece que ficamos lá uma vida pelos posts, mas foram só 15 dias. Nas minhas pesquisas antes da viagem senti a necessidade de mais informação prática sobre o país então achei que seria bacana falar tudo que julgasse necessário nesse espaço.

Próxima parada: Sri Lanka!

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no “sobre” e escolha “sobre mim” na barra superior.

11 comentários em “Algumas coisas que você precisa saber antes de ir para a India

  • agosto 6, 2013 a 12:01 am
    Permalink

    Demais, Liliana! A sua maneira de sintetizar e transpirar impressoes num texto curto e direto é incrivel, parabens por mais esse post sobre a India!

    Responder
    • agosto 6, 2013 a 7:44 am
      Permalink

      Obrigada, Carlos! Fico feliz que tenha gostado. Quanto ao vídeo, é ótimo mesmo. Eu tinha visto e fiquei na duvida em qual dos 2 colocaria aqui. So coloquei o outro pq achei a balançadinha de cabeça dele mais discreta que a da maioria, muito educado,rs.

      Responder
  • agosto 6, 2013 a 12:02 am
    Permalink

    Por falar no “head bobble” dos indianos, achei um outro video que dá uma explicacao curta e interessante do porquês do balancinho… interessante!

    Responder
    • agosto 9, 2013 a 8:20 pm
      Permalink

      Obrigada! Eu recomendo. Acho que todo mundo deveria ir a India alguma vez na vida.

      Responder
  • agosto 7, 2013 a 6:27 pm
    Permalink

    Eu tive um grande choque cultural mesmo sem ir pra India, isso pq 90% da minha classe são de indianos aqui no Canadá, acho que se for pra India piro de vez kkkkk apesar de achar uma cultura bem curiosa e rica, acho que a India é pra poucos e com certeza não é pra mim…kkkkk mais achei bem legal os seus posts. E esse negócio de eles te olharem é complicado mesmo….parece que nunca viram mulher na vida, é muito estranho…mais no geral os que não são muito machistas até que são simpaticos e as mulheres são muito fofas e boazinhas.
    Parabéns pelos posts e pela viagem.
    Abs
    http://brazilianoutside.com/

    Responder
    • agosto 9, 2013 a 8:22 pm
      Permalink

      A cultura indiana é muito dificil entender, principalmente para nós que vivemos num mundo completamente diferente deles. Mas eu acho que é uma experiência única conhecer aquele mundo paralelo de perto. abs!

      Responder
  • Pingback: 16 curiosidades sobre a Albânia | Catálogo de viagens

  • junho 24, 2016 a 11:57 am
    Permalink

    Utilíssima a exposição sobre a India, especialmente para alguém como eu, que aos 70, com disposição e energia ainda, deve buscar conhecer lugares onde não conseguiu quando jovem. Excelente tudo que falou, orientando para comportamentos que evitarão erros ! ,,,

    Responder
  • Março 28, 2017 a 6:38 pm
    Permalink

    Eu estou pensando em ir no final do ano mais não sei o inglês será que consigo sobreviver lá com o português?

    Responder
    • Maio 10, 2017 a 2:19 pm
      Permalink

      Lucia, eu acho importante falar ingles sim para viajar de maneira independente, nao vou negar. Mas nada que contratar uns tours nao resolva!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *