Saudade de quinta- Zakynthos e Kefalonia

Há muito tempo que eu penso em falar das nossas viagens antigas aqui no blog. Lugares que fomos, nos apaixonamos mas por terem acontecido há anos já não faz muito sentido fazer uma série de posts com dicas práticas e que podem estar fora do contexto atual do lugar. Mas tem coisas que nunca envelhecem; as lembranças e as fotos! Juntei essa vontade a uma idéia das redes sociais que sugere aos usuários colocar toda quinta feira fotos do passado, sejam elas de 10 ou 1 ano atrás, usando a hashtag #throwbackthursday e resolvi colocar aqui toda quinta(possível) fotos de lugares onde já estive no passado mais distante e passar algumas dessas lembranças boas.

Resolvi começar com uma viagem que fizemos a Grécia em 2007, pois ela ainda permanece como uma das nossas favoritas.

Fomos para duas ilhas:

Zakynthos e Kefalonia!

Ambas são ilhas do mar Jônico. Essas ilhas não são aquelas com casinhas brancas no estilo ilha grega padrão dos sonhos, mas são lindas e princiapalmente: muito mais baratas que as famosas Santorini e Mykonos!

Zakunthos

Zakynthos tem uma praia que estampa pelo menos metade das propagandas das ilhas gregas: a praia do Navagio. Um navio encalhou nessa praia há anos e o que restou dele permanece lá até hoje!

DSC06739

Ela é muito mais bonita vista de cima, mas decidimos visitar de barco com a esperança de mergulhar no marzão azul. Deveríamos ter feito os dois, mas não deu tempo. A área é famosa por encalhar embarcações por isso eles não arriscam. E o mar estava super agitado no dia, o barco que estávamos era grande e eles decidiram não parar 🙁 Tivemos nosso passeio privado num barco menor cancelado 3 vezes por causa dos ventos, então acabamos indo num barco grandão e cheio só por medo de ter o passeio cancelado na nossa ultima tentativa. Mas é lógico que deve ser incrível mergulhar naquele mar e um passeio privado dá de mil num passeio desse cheio de gente. Sem contar que também nào entramos na gruta azul famosa da região.

gruta azul

Só não digo que foi azar ter pego aquele vento e a maré pesada que nos impediu de fazer o passeio privado porque vimos tudo no final das contas e era Setembro, época que se espera esse tipo de situação. Sem contar que fez um solão todos os dias que estivemos lá, então não deu para reclamar. Com essa paleta de cores, como achar ruim?

Navagiobeach

Além desse passeio e de colocar a bunda para cima na praia próxima ao nosso hotel, também fizemos um passeio para ver as tartarugas e umas mini ilhas próximas.

Tartarugagrécia

Com um carro alugado teríamos aproveitado mais, porém os descarteirados aqui não tem essa opção, e caçam com o que podem. Pegamos ônibus e taxi para conhecermos praias próximas. E numa dessa vimos até um casamento numa igreja que ficava quase em alto mar. Com direito a bispo ortodoxo e tudo. Aliás um parenteses na questão taxi: a coisa mais engraçada e irritante é que nessa ilha o táxi é quase um coletivo. Ele sai pegando todo mundo na rua, lota o taxi, desvia horrores para pegar um passageiro que ligou, mas todo mundo paga uma corrida inteira, ninguém divide, eles nào aceitam. Vale mais a pena juntar 5 pessoas e descer todo mundo no mesmo lugar para dividir o preço,  do que deixar o motorista ir catando corno para todo mundo pagar bem mais e passar raiva.

CASAMENTOGREGO

Apesar de termos ficado hospedados em Zakynthos, passamos um dia na Kefalonia, que é uma ilha vizinha. E no final nos arrependemos de não ter escolhido ela como base. A ilha é maior, tem mais praias e atrações. A praia de Myrto é um dos pontos altos da Kefalônia, e eu me pergunto, por que será??

Mirto

Ficamos tontos com tanto azul. Pensa que acabou? Não! A Kefalonia ainda tem um lago dentro de uma montanha. Isso mesmo que você leu. A montanha desabou, e depois disso foi descoberto esse lago de água cristalina, assim como nas praias gregas.

Lago kefalonia

Não se pode nadar nesse lago, mas passear de barquinho sim. E é bem bonito, vale a pena apesar de ser pago e do passeio ser rápido! Além disso, a ilha ainda tem uma gruta, não tão impressionante como suas praias e o lago, mas interessante.

gruta kefalonia

Um filme americano que eles falam como se todo mundo conhecesse mas ninguém ouvir falar foi gravado nessa ilha, Capitão Corelli. Tem até estátua do tão capitão(??).

Uma coisa que ficou marcado nessa viagem foi a comida maravilhosa e o povo amável. Comemos muito bem e fomos super bem tratados em todos os lugares que estivemos. Devo ressaltar que você nunca comeu um queijo feta decente até ir in loco provar. O feta na Grécia é 10 x mais gostoso do que qualquer outro que provei fora da Grécia ! Consequentemente, a salada grega é muito mais deliciosa também. Não deixe de provar! As carnes e os azeites também me agradaram muito!

comida grega

Foi uma daquelas viagens que jamais esqueceremos e sempre nos perguntamos por que ainda não voltamos. Não voltaria para Zakynthos ou Kefalonia. Essas duas ilhas tem o que eu chamaria de mini colônias inglesas, com seus pubs irlandeses e fish and chips por todo lado. Ficamos procurando os poucos lugares autênticos onde os gregos estavam para nos sentir realmente na Grécia, e conseguimos, mas não foi tarefa fácil. É o preço que se paga por ir em uma ilha onde os pacotes turísticos mandam. É mais caro fazer tudo separado e por conta própria, mas me agrada mais ir a uma ilha menos conhecida e sem os temidos pacotes turísticos do que pagar menos mas sair com a sensação de que não tivemos uma experiência realmente autêntica. E é o que eu pretendo fazer quando voltar a Grécia. Acreditem, apesar de termos nos sentido numa colonia inglesa muitas vezes, foi uma viagem maravilhosa e com certeza voltaremos ao país um dia!

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

14 comentários em “Saudade de quinta- Zakynthos e Kefalonia

  • Pingback: Sabang e uma das 7 maravilhas naturais do mundo | Catálogo de viagens

  • abril 6, 2015 a 5:38 pm
    Permalink

    Olá, Achei seu blog nas pesquisas sobre zakynthos e Kefalonia e gostaria de perguntar umas coisinhas.
    Quantos dias acha necessário em cada ilha? Existe ferry de uma para a outra? Nos sites dos ferrys quando busco este trajeto, diz que não existe.

    Obrigada desde já.

    Responder
    • abril 7, 2015 a 11:51 am
      Permalink

      Mari, acho que o ideal seria 4 dias em Zakynthos e 6 na Kefalonia, se você quiser relaxar. Mas se sua viagem for mais enxuta, fique 2 dias em Zakynthos e 4 na Kefalonia ou ate mesmo se hospede na Kefalonia e faca um daytrip para Zakynthos que foi o contrario do que fiz. Zakynthos é linda mas sem carro fica difícil ver as praias mais bonitas da ilha, então recomendo fazer o passeio ate a praia do Navaggio, ver as grutas e só. Já Kefalonia tem varias prainhas fofas, mais estrutura. Pelo menos foi minha impressão. Eu fui de excursão pra lá, não lembro como foi. Dei um google e vi que as informações são confusas mesmo. Mas lendo lembrei que o ferry sai de St Nicholas em Zakynthos e chega em Poros na Kefalonia. Bjs

      Responder
      • abril 7, 2015 a 12:27 pm
        Permalink

        Pensei exatamente nisso, em uma daytrip para Zakynthos!Muito obrigada pela ajuda!!!!

        Responder
  • Pingback: A bela ilha de Corfu na Grécia - Catálogo de viagens

  • março 1, 2016 a 9:15 pm
    Permalink

    Oi Mari, como voce foi de Zakynthos para Kelafonia?

    Muito obrigada

    Responder
  • abril 14, 2016 a 7:22 pm
    Permalink

    Olá,

    Estou indo para Grécia em junho e um dos locais que ficarei é zakynthos, mas gostaria de conhecer Kelafonia em um bate e volta.

    Como você fez?

    Responder
    • abril 18, 2016 a 1:24 pm
      Permalink

      Tess,
      Fizemos um bate e volta com um tour mesmo. Mas acho que se voce estiver de carro alugado pode fazer por conta propria, atravessando a balsa/ferry. Acho mais interessante ainda, assim voce pode escolher o que quer ver e quanto tempo ficar nos lugares!

      Responder
  • setembro 1, 2016 a 3:16 am
    Permalink

    Olá, Liliana!

    Obrigada pelas dicas! Gostaria de saber se é fácil alugar carro por lá.
    Sei que voce nao alugou, mas viu alguem por la de carro alugado?

    Obrigada!

    =**

    Responder
    • setembro 1, 2016 a 9:52 am
      Permalink

      Hannah,
      É super fácil! Mas acho que deve ser mais barato alugar antes de chegar la. Se você deixar tudo reservado antes acho que é mais jogo. Principalmente na alta temporada!

      Responder
  • abril 20, 2017 a 10:23 am
    Permalink

    OI! Tudo bem? Estamos montando um roteiro pela Grécia e nosso plano original é ir de Atenas até Cefalônia e de lá para Zaquintos. Esse último trajeto é possível e fácil fazer de barco? Não to achando muita informação. Obrigada!

    Responder
    • maio 10, 2017 a 1:54 pm
      Permalink

      Rachel,fiz com excursao mas eh possivel sim. Basta pegar uma balsa e atravessar, muita gente faz!

      Responder
  • junho 1, 2017 a 11:41 pm
    Permalink

    Olá!! Vou para Zakynthos no final de julho. Como faço para ir até o mirante Navagio Beach? Existe alguma agência de lá que faz esse passeio? Ou se eu alugar um carro é muito perigosas as estradas?

    Responder
    • junho 23, 2017 a 7:03 pm
      Permalink

      Eu fiz através de uma agencia local sim. Alugar carro não é nada perigoso, eu que nao sei dirigir! Mas é legal fazer por conta propria, e super possível.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.