Um guia básico de Pubs ingleses

Não é segredo para ninguém, adoramos pubs e somos frequentadores assíduos deles. Não se pode negar que conhecer um pub é algo tão britânico que já faz parte do pacote turístico. Sempre que levamos um estrangeiro a um pub percebo uma certa confusão de como se comportar, então resolvi listar algumas coisas básicas sobre os pubs ingleses para ninguém ficar perdido! Mas tenham em mente que falo de pubs neste post. Não de clubs, nem baladinhas.

 

1) Na maioria dos restaurantes da Inglaterra você encontra uma pessoa para te guiar até a mesa, seja ele um restaurante baratex e simples ou chic/caro.  Nos pubs não, é o esquema achou a mesa? Então senta!  Mas não se anime, pois se está na Inglaterra é porque tem regulamento. Quase todo pub tem uma área reservada para quem quer comer. E se a sua intenção é só beber uma pint, você em tese não pode sentar ali. Se o pub estiver vazio, é bem possível que ninguém reclame com você. Mas se o pub estiver lotado, dificilmente alguém vai te deixar sentar só para beber. E lembrando que comer um pacote de salgadinho   industrializado ou amendoim não conta, tem que sentar para pedir pelo menos uma batatinha frita!
2) Tá sentando, então espera alguém vir te servir, certo? Errado! Em 99,9% dos pubs ingleses ninguém vai te servir na mesa.  Isso serve para bebida e para comida. Se você estiver comendo, o que geralmente acontece é que você paga no balcão, assim como faz com as bebidas, diz o número da mesa para a pessoa que te atendeu ou então pega uma plaquinha com seu número para a pessoa que vai levar a comida até à sua mesa saber onde está o dono da comida, e aguarda. Em alguns poucos pubs você pode pagar na mesa quando está comendo, mas num pub tradicional geralmente isso não acontece e a regra é pagar tudo no balcão.
3)A medida da cerveja no pub inglês é a pint, que são 500 ml de cerveja. Isso mesmo, meio litro. Mas para quem achar meio litro muito, praticamente todo pub serve meia pint, que são 250 ml. Uma pint no centro custa em média 4.5 de libra. Meia pint custa exatamente a metade da pint inteira.
Ale

4) A cerveja tipicamente inglesa é a Ale. Existe Ale no mundo inteiro, assim como existe cerveja Pilsen, mas eu diria que Ale é algo beeem britânico. Existem muitos subtipos de Ale mas geralmente é uma cerveja mais incorpada, que pode ser amarga e cheia de personalidade. As ales  de bomba são servidas à temperatura ambiente porque é assim que o sabor dela fica no ponto certo. Lembrando que temperatura ambiente aqui não é 40 graus. Em relação a temperatura, não espere cerveja estupidamente gelada. Eles nem sabem o que é, viva com isso. Muitos pubs produzem sua própria Ale, ou vendem Ale de produtores locais.

5)Os ingleses não tem problema nenhum nem precisam de desculpa para  tomar uma cerveja segunda feira na hora do almoço. Essa coisa de: porque eu mereço, porque eu briguei com o namorado, porque eu trabalhei muito, não existe aqui. É assim: eu quero ir ao pub, eu vou ao pub. ) Por isso mesmo dificilmente um pub está 100% vazio nesta cidade. Então deixe as desculpas de lado porque quando em Roma…
6) Existe vida além da cerveja em pub. A bebida tradicional do verão inglês é Pimm’s, que é um cocktail refrescante feito com frutas, pepino, hortelã e o licor de Pimm’s. É bem gostosinho! Além da Pimm’s as cidras são um hit nos pubs, principalmente entre a mulherada. Cidras são vendidas na bomba e garrafa e quase todo pub tem opções variadas. Esqueça cidra cereser. Cidra em pub inglês é outro esquema completamente diferente e se você curte bebidas mais doces, prove!
IMG_0909
7)Quando estiver no balcão, não se desespere. O padrão num pub inglês seria o atendente saber direitinho de quem é a vez. E quando ele não sabe, ele pergunta para as pessoas quem chegou primeiro. A regra num pub é todo mundo falar realmente de quem é a vez ao invés de se estapear para ser atendido. Lógico que se o pub estiver esburrando de gente essa regra de respeitar a  vez pode ser quebrada de leve, um ou outro pode querer ser esperto, mas dificilmente fica um mafuá onde absolutamente ninguém respeita ninguém e todo mundo finge estar em primeiro. Lembre-se, estou falando de pubs e não de baladas, clubs. Estalar os dedos para chamar alguém no balcão é o fim da picada. É possível que você jamais seja atendido se fizer isso ou receba um bebida com cuspe sem saber, evite fortemente e de preferência leve esse aprendizado para casa.
8) Pub que é pub serve cerveja/cidra tirada na bomba. Se não tem nenhuma cerveja tirada na bomba,o bar pode até se denominar pub, mas não é, simples assim.
IMG_7900
9) Outro padrão de pubs é a rodada de bebida. Quando se sai com ingleses isso é lei. Cada um paga uma rodada , ao invés de cada um comprar a sua bebida. Esse é o normal numa rodinha de amigos e é comum também que se hoje você não pagou uma rodada porque a noite acabou antes, amanhã você paga, sem crise e desconfiança. Entretanto não pega nada bem dar uma de esperto e sempre fugir da sua vez. Quem pensa que esse tipo de atitude mal educada passa despercebido está enganado. Apesar de ser padrão, ninguém vai te olhar de lado se você não quiser entrar no esquema das rodadas de bebida. Mas se você estiver com o copo vazio é bem capaz que alguém traga uma bebida para você  e sempre, SEMPRE, vão te perguntar se você quer algo ou está ok quando a pessoa for ao bar comprar a rodada dele/dela.
10)Uma coisa que eu jamais entendi numa cidade liberal como Londres: mulher sozinha bebendo em pub é o final da linha. Eles acham o fim. O pub é algo tão importante socialmente, inglês é tão desencanado, que para mim isso ainda é um mistério da humanidade. Mesmo assim, se você é mulher e for sozinha a um pub,  o máximo que vai ganhar são uns olhares de interrogação ou um engraçadinho puxando papo, mas você não será destratada ou claramente julgada por isso. Inglês é discreto e assim será com o que ele pensar de você. Obviamente não concordo com esse pensamento de forma alguma e não deixaria de ir a um pub sozinha se eu quisesse. Mas acho importante informar.
11) Não se pode fumar dentro dos pubs, assim como em qualquer outro local fechado no Reino Unido. Mas muitos pubs tem uma área externa para fumantes ou aconselham seus clientes a fumarem próximo a entrada. Quando eles diponibilizam uma área externa, você pode levar a bebida com você enquanto fuma. Mas quando é preciso sair do pub para fumar eles costumam pedir que as pessoas deixem as bebidas na parte de dentro, ou providenciam copos plásticos.
12)E falando em parte externa, no verão os ingleses não aproveitam só os parques, mas bebem suas pimm’s na parte externa dos pubs. Não tem parte externa? Vai na calçada mesmo. Fica aquele vucovuco de gente em volta do pub bebendo sem cerimônia.
DSC_0896
13) Domingo é um dia “familiar” nos pubs. É bem tradicional ir a pub para comer o Sunday Roast, então os pubs de bairro(que os ingleses chamam de local pubs), ficam cheios de famílias que querem almoçar com seus filhos. Não vejo muita criança em pub a noite, mas na hora do almoço e a tardinha sim. Já os pubs de bairro sempre tem famílias, não até super tarde logicamente, mas até 8 ou 9 da noite é bem normal ver famílias inteiras dividindo uma mesa.
14) O horário de funcionamento varia um pouco hoje em dia. Mas a média seria um pub abrir por volta das 10:30 ou até mais cedo para servir o café da manhã inglês, e fechar as 23 da noite. No centro, os pubs ficam abertos até mais tarde, mas a tradição é fechar as 23. Dez minutos antes de fechar, eles tocam um sino para lembrar os bebuns que estão prestes a fechar. Aqui, se eles dizem que fecha as 23, não significa que a última pessoa entra aquela hora, significa que as 23 você tem que estar pronto para sair, com a cerveja bebida e o casaco no corpo! E muitos seguranças te obrigam a sair e deixar a bebida lá dentro mesmo que o copo esteja cheio.
Cheers!

Quer reservar seu hotel em Londres? 

Clique aqui ou use o buscador abaixo!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

25 comentários em “Um guia básico de Pubs ingleses

  • novembro 22, 2013 a 6:52 pm
    Permalink

    Parece besteira, mas antes de Pint ser um copo, eh uma unidade imperial de volume, que equivale a exatos 568ml.
    Por isso q nos mercados compramos leite por Pint, e a medida de 2 Pints, que eh a garrafinha media, da’ mais de um litro, 1,136 litro.
    Ou seja, dá quase meio copo a mais… rs
    Bjsss e parabens pelo post, muito dez!

    Responder
    • novembro 22, 2013 a 8:14 pm
      Permalink

      Carlos, já tinha lido em algumas receitas que pint é 568 ml mas acho engraçado que em alguns copos de pint(cerveja) tem a medida 500 ml. Sempre fico confusa. Mas vou esclarecer as medidas corretas no post. Obrigada 🙂

      Responder
  • novembro 25, 2013 a 12:03 am
    Permalink

    Concordo com a Heloísa: Muito bom mesmo! Quando eu estive em Londres passei aperto para entender esse funcionamento dos pubs. Confesso que até nem curti tanto, exatamente porque não entendi direito. Me dei melhor com os bares de Madrid. hehehe

    Responder
    • novembro 25, 2013 a 12:49 am
      Permalink

      Jura? Ah não, mas quando vocês vierem aqui de novo podemos ajudar na tarefa de tirar essa impressão ruim dos pubs,rs. Fico feliz que tenha gostado do post!

      Responder
    • julho 27, 2018 a 2:26 am
      Permalink

      Vc já é conhecedor de bares internacionais!

      Responder
  • novembro 26, 2013 a 4:25 pm
    Permalink

    Que show! Já sei todo o código de conduta para quando eu for a Londres e vocês me levarem a um pub! 😀
    E depois de ler isso… “dificilmente fica um mafuá onde absolutamente ninguém respeita ninguém e todo mundo finge estar em primeiro”… que vontade que dá de mudar pra aí!

    Responder
    • novembro 26, 2013 a 4:33 pm
      Permalink

      Tiago,
      Temos vários amigos gringos que foram ao Brasil e ficaram em pânico ao notarem que eles não eram atendidos esperando sua vez com educação enquanto quem estalava os dedos para chamar o garçom era atendido na hora. É o fim da linha para o inglês. Quando vcs vierem estaremos aqui aguardando para levá-los a um pub e colocar em prática essas dicas 😉

      Responder
  • novembro 27, 2013 a 5:38 pm
    Permalink

    Que post massa! Até me deu vontade de ir já pro pub, posso?
    hehehe
    Muito bom isso… Regras básicas de noções de como se portar. Não tá escrito em lugar nenhum, mas são regras e todos sabem, bem tri!

    Responder
  • novembro 27, 2013 a 9:21 pm
    Permalink

    Ficou otimo o artigo, bem isso mesmo! Parabens Lili!

    Responder
  • novembro 28, 2013 a 12:35 am
    Permalink

    Excelente post! Morei 6 meses em Londres em 2005 e desde então sempre volto 2 veze ao ano! Beber em pub é bom demais! Pint “gelada”, boa música e fish and chips pra acompanhar! Dia 1 de janeiro estarei no The Anchor em southbank comemorando a chegada de 2014! Parabéns pelo post!

    Responder
  • novembro 29, 2013 a 5:03 am
    Permalink

    Oi, guria!!

    Ótimo post, agora quando alguém me pedir como são os pubs na Inglaterra (e na Escócia) já tenho esse post pra compartilhar. =DD

    Responder
    • dezembro 2, 2013 a 4:14 pm
      Permalink

      Bruna,
      que bom que gostou! Muita gente me pergunta também, esse post vai me economizar alguns emails,rs. bjs!

      Responder
  • Pingback: Roteiro de pubs históricos em Londres | Catálogo de viagens

  • fevereiro 2, 2016 a 6:22 pm
    Permalink

    Quando estive em Londres, a grana não era muita… então eu e minha esposa combinamos que antes de gastar em algum programa, nos perguntaríamos “isso é essencial na minha vida”? E isso foi feito, suprimindo alguns programas que (para nós) poderiam ficar para trás. Digo isso para declarar que, em umas semana, conhecemos no mínimo uns 12 ou 13 Pubs… São sensacionais !!! E eu adorei o “fish and chips”…. Os pubs são essenciais meeeesmo ! Beijão e ótimo post. (que saudade de Londres)

    Responder
    • fevereiro 23, 2016 a 6:17 pm
      Permalink

      Que bacana, Rogério! O Pub é a alma inglesa mesmo. Acho que ninguem sai entendendo o país se nao for a um pub!

      Responder
  • julho 27, 2018 a 2:24 am
    Permalink

    Parabéns pelo post!! Me senti em Londres! Vc deveria ser escritora!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.