Passeio de escuna pela baía de Vitória

Esse é um passeio que eu ensaiava há anos. Mas toda vez que vou ao Brasil é tanta correria, tanta coisa para fazer e gente para ver que o turismo sempre fica por último! Da ultima vez eu resolvi transformar dias turisticos em dias familiares também, assim conseguimos matar a saudade da família e ao mesmo tempo fazer algumas coisas como esse passeio de escuna que estavam na nossa lista mas nunca saia do papel.

Puxada de rede Passeio de escuna pela baía de Vitória

Fomos em março/abril, uma época menos quente e mais tranquila. Meu medo era simplesmente não ter gente suficiente para fazer o passeio, como no de Aracruz. Por isso mesmo fomos num sábado, e não estava nem um pouco cheio, mas tinha mais gente do que eu imaginei que teria. Acredito que no verão deve ser disputado.

Escuna Cores do mar Passeio de escuna pela baía de Vitória

A escuna sai do pier de Iemanjá, bem no comecinho da praia de Camburi, às 10 da manhã e as 3 da tarde, de quarta a domingo. Aparentemente, você pode ligar para reservar mas o telefone só serviu para informação, eles não reservam nada(talvez para um grupo grande a coisa seja diferente). Portanto aconselho chegar um pouco antes do horário, principalmente na época das ferias e feriados, para evitar frustação.

cores do mar Passeio de escuna pela baía de Vitória

O passeio começa passando longe do pelo porto de tubarão, que é o maior porto de exportação de minério do mundo. Quem é capixaba costuma ter uma relação de amor e ódio com esse porto, já que ele é um dos grandes responsáveis pelo crescimento da cidade como também da poluição(vide que quase toda a praia de Camburi é imprópria para banho)

porto de tubarao

De lá o passeio segue para as ilhas dos Boi e do Frade, áreas mais nobres da cidade e que tem praias pequenas mas bem gostosas.

ilha do frade e do boi

A escuna também passa embaixo da Terceira Ponte, que liga Vitoria e Vilha Velha.

Terceira Ponta Vitoria

E segue pela Baia de Vitoria, até chegar a parte que eu mais gostei

Baia de Vitoria

O centro da cidade e o porto de Vitória!

Porto

Diferente do porto de Tubarão, a gente passa dentro dele. Eu adorei, principalmente porque a imagem do porto j;a fez tanto parte da minha vida. Aliás, eu achei uma cara de pau da escuna cores do mar colocar o porto de tubarão no roteiro, a gente mal vê de tão longe que passa! Já o porto de Vitória não.

Porto de Vitoria

Depois, chegamos ao Museu Ferroviário!

Museu Ferroviario

O museu é bacana, bem conservado, mas não tem nada super espetacular, devo dizer.

dentro de um trem antigo

Lá também tem uma lanchonete dentro de um vagão antigo, interessante.

museu ferroviario lanchonete

Depois de uma parada de alguns minutos(meia horam acho), a escuna faz o mesmo caminho de volta. Mas a gente cometeu a burrada do século e resolveu voltar de lá mesmo, de transporte público já que estavamos em Vila Velha ”pertinho de casa”. Primeiro que não é pertinho da casa da minha mãe, e segundo que é um inferno chegar no Museu ferroviário de transporte público. E a gente aprendeu isso na marra. Depois de andarmos muito tempo, pois não tem um mísero ônibus que passe próximo ao museu, chegamos ao terminal de ônibus mais perto dali. E dois ônibus e muitos buracos depois, chegamos em casa. Não recomendo ir ao museu ferroviário a não ser de carro ou escuna e muito menos fazer como nós. Uma vergonha que um dos poucos museus da cidade não tenha acesso pelo menos viável de transporte publico.
Mas voltando à escuna…

Pier de Iemanja

Eu gostei, achei um passeio agradável. Não é o mais imperdível da cidade na minha opinião, faria várias coisas diferentes nesse passeio se a organizadora fosse eu, mesmo assim achei uma delícia. E considerando que Vitoria nao tem um milhão de atrações turisticas desse estilo, acho que vale a pena. Só achei muito caro para o que ele oferece. Pelas minhas pesquisas, está custando 40 reais agora, mas acho que paguei 35 ano passado. Aliás, quem souber dos preços de passeios nesse estilo em outros lugares pode contar nos comentários!

Gostou do nosso post sobre o Passeio de escuna pela baía de Vitória? Então leia os outros sobre a capital capixaba aqui !

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no “sobre” e escolha “sobre mim” na barra superior.

3 comentários em “Passeio de escuna pela baía de Vitória

  • Pingback: Ilhas Itatiaia em Vila Velha- ES | Catálogo de viagens

  • dezembro 30, 2015 a 12:44 pm
    Permalink

    Eu já fui também nesse passeio de escuna pela Baía de Vitória.
    O que acho que deixa a desejar é que em todos os outros que eu já fiz tem a parada para nadar.
    Eu recomendo os de Guarapari que param para banho no boqueirão da raposa.
    O de Cabo Frio que também é muito TOP.
    O do Porto de Santos também é imperdível.
    Mas o lugar que tem vários diferentes é Floripa, além do passeio de barco partindo da Lagoa da Conceição, tem outras escunas saindo tanto de Canasvieiras, quanto do centro da ilha.
    Destacando um último temos a escuna do Capitão Gancho em Balneário Camboríu-SC, muito TOP também.
    Concordo muito quando você diz que faltam passeios de barco e escuna num litoral tão grande como o nosso.
    Não temos muitas opções.

    Responder
    • Janeiro 4, 2016 a 3:20 pm
      Permalink

      Sim Marcos, evia ter uma parada para nadar mesmo! Eu achei interessante, mas como disse é uma vergonha que essa seja a única opção de passeio de barco pela Bahia de Vitória. Uma cidade tão linda merecia uma estrutura turistica melhor! Quem sabe um dia. Enquanto isso aproveitamos o que ela oferece, né mesmo?

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *