São Luis- Roteiro de 1 dia

Nosso tempo no Maranhão foi super limitado como contei aqui. o objetivo da viagem foi realmente os lençois maranhenses, e acabamos espremendo uma visita express à São Luis no dia do voo de ida e no de volta. Como nosso voo chegou pouco antes do almoço de nada adiantaria ir para Barrerinhas logo de cara já que não chegaríamos a tempo de fazer nenhum passeio, resolvemos já marcar com agencia um city tour. Quem lê o blog sabe muito bem que esse não é o tipo de coisa que a gente faz, preferimos explorar a cidade por nós mesmos, mas as vezes é preciso ser prático.E com pouco tempo foi a melhor opção.  Então já deixei reservado e pago com a agencia de viagens(fechamos com a São Paulo Ecoturismo) com quem fechamos os passeios em Barreirinhas e quando chegamos ao aeroporto o motorista já nos aguardava lá. Primeiro almoçamos uma carne de sol maravilhosa no restaurante Cabana do Sol, tomamos o nosso primeiro Guaraná Jesus e partimos para a avenida litoranea.

Sao Luis (4)

Vimos a praia de cima, tiramos foto com as famosas esculturas dos pescadores e vimos uma das mansões do Sarney. Como o motorista também era musico como o Klaus, e o papo de reggae logo aconteceu, ele nos levou para várias casas de reggae para pelo menos vermos como era pelo lado de fora. E por fim vimos o famoso centro histórico de São Luis.

Sao Luis (15)

 

Eu tinha ouvido tanta coisa ruim sobre, que estava bem acabado, que era perigoso demais andar por la, etc, que fiquei muito suspresa ao encontrar um centro histórico bem mais bonito e conservado do que eu esperava! Lógico que tem muito a melhorar, que realmente algumas casas estão precisando desesperadamente de uma restauração, mas eu achei que no geral não está tão ruim quanto a maioria das pessoas diz.

Sao Luis (9)

Fomos a uma sede de um dos grupos de tambor de crioula da cidade, mas era segunda e estava fechado, algo que preciso voltar para ver. Fomos ao Palácio dos Leões, entramos na Igreja Matriz da Sé e caminhamos vendo as lindas casinhas coloridas, os azulejos portugueses e a fofura que é o centro de São Luis.

Sao Luis (16)

Assim que acabou nosso dia o guia/motorista nos deixou na rodoviária de onde pegamos o onibus para Barreirinhas. Mas dos nossos papos com o guia surgiu uma vontade imensa de conhecer um dos reggaes de São Luis. E ele oi tão legal conosco, que sugeriu que voltássemos mais cedo no nosso ultima dia, deixássemos as malas num hotel com um amigo dele, e de lá iriamos para um reggae que cabia direitinho na logística hotel/aeroporto, que foi o Bar do Nelson.

Sao Luis (7)

Nosso voo foi de madrugada, então casou tudo perfeitamente. Para nós, ir ao Bar do Nelson foi uma das experiências mais legais da visita ao Maranhão! É algo tão tipico e ao mesmo tempo tão natural, fiquei encantada. Realmente São Luís é a capital do reggae brasileiro. A maneira como o reggae acontece, as musicas, a estrutura, a energia, é tudo muito parecido com o que os jamaicanos daqui de Londres fazem. E lembrem-se, eu moro em Brixton, que é a Jamaica londrina então acho que para um reggae me encantar tem que ser bom mesmo.  Mas o toque brasuca é que o reggae maranhense se dança juntinho, que lindo. E o mais legal e surpreendente, a balada é numa área nobre, mas a clientela é completamente misturada. Não tem aquela coisa insuportável que muita gente adora e chama erroneamente “clientela selecionada” ou “gente bonita”mas quer dizer mesmo é “gente pobre não entra”.  Então palmas para os maranhenses! Fiquei com muita vontade de voltar. Foi um pecado deixar tão pouco tempo para a capital do Maranhão, voltamos amando  e querendo mais. Apesar de não ser um primor de organização, segurança, etc, o nordestino sabe muito bem tratar um turista e tem muito a ensinar o restante do Brasil nesse quesito. Recomendo demais o serviço do nosso guia, o Nailton Lobato. Quem quiser encontrá-lo, ele está no facebook com esse nome.

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 11 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Escreve todos os posts mas faz o blog junto com o marido, Klaus. Para saber mais sobre, clique no “sobre nós” na barra superior.

2 comentários em “São Luis- Roteiro de 1 dia

  • junho 23, 2015 a 3:19 am
    Permalink

    São Luís é uma cidade encantadora, com pessoas acolhedoras e de uma cultura extraordinária. Precisa voltar e conhecer melhor a cidade.

    Responder
    • junho 23, 2015 a 10:47 am
      Permalink

      Sim, São Luis merece uma segunda visita mesmo! Um dia voltarei 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *