Guarapari fora da alta estação

Acho que todo mundo tem alguma lembraça das férias de criança, algum lugar que só de pensar traz a tona uma montão de coisa boa da memória. Seja a casa da vizinha, seja a casa de parentes, seja o sitio de familia, seja a praia mais proxima, seja a pracinha da sua cidade. E no meu caso, um lugar onde passei muitos verões e que me traz essa lembrança é Guarapari. Não só por ter passado muitos verões da minha infância(e adolsecencia e vida adulta!) por lá, mas por ter parentes na cidade, o que deixa tudo ainda mais nostálgico quando eu me lembro de Guarapari. Muitos anos da minha infância se passaram, e logicamente que a cidade e suas praias mudaram bastante.

praia das castanheiras guarapari

As praias continuam lindas e devo confessar que eu adoro um agito, logo curto bastante essa Guarapari super animada e cheia de gente #mejulguem . Mas sinto falta também de conseguir apreciar a beleza das praias sem ter que disputar espaço com trocentas pessoas, sem ter que passar de restaurante em restaurante para encontrar uma mesa, de ter um momento mais tranquilo por lá. E por isso mesmo, na minha ultima visita ao Brasil eu decidi ir à Guarapari num dia qualquer, em pleno Setembro, totalmente fora de temporada. E foi maravilhoso.
As praias estavam bem vazias e tranquilas. Muito diferentes de como elas ficam no verão. E estava delicioso. Acho que é algo que farei toda vez que visitar o meu estado fora do verão. Guarapari tem muitas praias, e cada uma tem seu encanto. Mas desta vez passamos por 3 praias:

Bacutia- Guarapari 

Famosíssima e muito muito lotada no verão. O publico da alta temporada varia entre paniquetes, pessoal “da alta sociedade” capixaba(rindo litros ao escrever isso) e “xovens” que tem casa por lá. Eu já fui muito lá no verão, mesmo sem ser da alta, nem média sociedade capixaba,rs.

bacutia guarapari (2)

Mas hoje eu troco a Bacutia de Janeiro pela Bacutia de Setembro. Ter a Bacutia quase que só para nós por alguns momentos foi demais. Tenho que admitir, ela não é famosa por acaso. A praia é linda mesmo, apesar de bem pequena.

bacutia guarapari (3)
Peracanga – Guarapari 

A praia fica logo ao lado da Bacutia e geralmente é mais frequentada por famílias. Deve estar mais popular entre os jovens do que antes já que a Bacutia é minúscula e não tem espaço para todo mundo. Então com a fama da sua vizinha Peracanga acabou ganhando adeptos também. Peracanga é uma praia mais extensa e com quiosque, o que é melhor para quem vai com crianças. Estava tranquilissima quando fomos também. E linda, naturalmente.

peracanga guarapari(2)
Praia dos namorados- Guarapari

A praia dos namorados é uma minúscula que fica logo depois da Praia das Castanheiras, bem no centro de Guarapari. Aliás, que delicia é ter uma praia bem no centro da cidade! Se até a Praia das Castanheiras fica às moscas fora da temporada, a dos namorados então fica bem vazia.

praia dos namorados guarapari

E lá tem um único quiosque que serve comida, com direito a mesa pé na areia. Não sei como fica na alta estação, mas em pleno Setembro nós fomos muito bem atendidas, comemos super bem, uma tábua linda de frutos do mar e nem foi muito caro. Acho que a a tábua custou cerca de 90 reais para 3 pessoas. Foi sucesso!

tabua de frutos do mar

Os capixabas tem fama de oferecerem um atedimento ruim nos restarautes e bares, mas como Guarapari recebe muitos turistas, acho que eles sabem receber melhor que nós de Vitoria/Vila Velha! Depois da Praia dos Namorados está a  Praia das Virtudes, que também é linda, pequena e aconchegante como a sua vizinha.

Foi um dia maravilhoso e recomendo para todo mundo que for fora do verão ou dos feriados ao estado. Dê uma chance à essa Guarapari fora da alta temporada e veja praias lindas, com bom atendimento e praticamente desertas!

Veja todos os nossos posts sobre o Espírito Santo aqui. 

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 11 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Escreve todos os posts mas faz o blog junto com o marido, Klaus. Para saber mais sobre, clique no “sobre nós” na barra superior.

2 comentários em “Guarapari fora da alta estação

  • Fevereiro 2, 2015 a 9:55 pm
    Permalink

    Eu amo Guarapari. E tenho inúmeras memórias de infância de lá – foram muitos verões, muitos invernos, muito tudo. Houve uma época em que minha família ia três ou quatro vezes por ano pra lá. E eu adorava.

    Ainda gosto. Ano passado passei três meses em Guarapari. Tínhamos largado empregos e estávamos tentando viver só do blog. Para não ficar na casa dos meus pais, o jeito foi usar o apartamento de Guarapari, que só é usado nas férias.

    Passar três meses lá, em baixa temporada, foi incrível. Todas as praias só pra gente, lugares limpos, restaurantes vazios.

    Enfim, gosto muito. E acho que a cidade fica muito melhor na baixa temporada mesmo. Mas quando eu era adolescente preferia a época em que a cidade está lotada, haha

    Quando vier ao Brasil, avise. Quem sabe não marcamos um encontrão em Guarapari? 🙂

    Abraço.

    Responder
    • Fevereiro 3, 2015 a 10:17 pm
      Permalink

      Rafael,
      Quando era mais nova eu também preferia a Guarapari agitada,rs. Mas hoje me encantei por essa Guarapari mais calma. Vou em Março. C hego dia 19 e volto dia 5 de abril. Já topei esse encontro, hein. Conheci a Luiza, agora falta você e a Nat! abs

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *