Ksamil- Um paraíso albanês

Ksamil é um paraíso albanês que é ainda muito desconhecido do resto do mundo. Quando eu digo paraíso, você pode pensar em um hotel 5 estrelas pé na areia no melhor estilo Maldivas, ou em uma cabana rústica como na Tailândia, ou mesmo uma ilha deserta de aguas cristalinas só para você. Mas esse é um paraíso albanês. E por isso mesmo, esqueça seus conceitos e adapte-se aos conceitos locais para entender que a beleza desse lugar está no que a natureza colocou lá, e não no que os homens colocaram. Essa ultima eu admito, é meio desastrosa. Visualize vários puxadinhos, lajes com seus vergalhões e uma arquitetura de gosto duvidoso. Assim é Ksamil. Uma vila que está crescendo de maneira desordenada e com zero regulamento. Eu não sei se é um deslumbre de ex comunista, tipo: “agora posso fazer tudo como quiser, então me deixa” , ou se o problema é comigo mesmo que não alcanço o gosto deles. Mas abstraindo isso, Ksamil é demais. Foque na água extremamente azul, nas pessoas fofas, no fato de apesar de ser turistica, a vila ainda viver uma vida normal onde as crianças jogam bola e as senhoras assistem ao por do sol diariamente fazendo crochê na beira da praia, foque na ilha linda com uma praia maravilhosa, no quão facil é ir de lá para Butrint dando um toque cultural a sua viagem de praia,no por do sol inesquecivel que você vai ver todo final de tarde e nas demais vantagens. Pense nisso e relaxe com o resto, que vai virar só resto mesmo.

ksamil

 

Como chegar?

Você pode chegar à Ksamil a partir de Corfu, a ilha grega que fica literalmente em frente a Ksamil. Os ferries saem de Saranda, que fica à 15 minutos de Ksamil. De Corfu à Ksamil ou vice e versa, o preço do ferry ou catamaram é 19 euros por pessoa, por trecho. Duas companhias fazem o trajeto: Ioanian cruises, que demora 2 horas e Finikas lines, que demora 30 minutos! Cada empresa faz uma travessia por dia, mas não custa olhar no site deles os horários pois na baixa temporada pode ser menor. Compramos nossas passagens na hora, mas o barco da Finikas é bem pequeno, então na alta temporada é uma boa se informar se eles vendem antecipadamente. Vendas só em dinheiro. Você pode chegar de Tirana, passando pelas praias, ou por Gjirokastra e Saranda.  Se chegar de ônibus ou furgon, desça em Saranda, e pegue um outro ônibus ou taxi até Ksamil. O taxi custa 1000(na baixa estação) e o ônibus custou 30 lekes por pessoa desde Saranda. A escolha é sua.

finikas

 

Quanto tempo?

Nós ficamos 4 noites e foi mais que suficiente. talvez até um pouco de exagero. Usamos Ksamil de base e fizemos outros passeios, mas como tudo foi pertinho, mesmo indo a outros lugares conseguimos curtir as praias todos os dias e descasamos bem, fizemos tudo no nosso tempo. Sendo prática, com 3 dias dá para conhecer as praias de Ksamil, ir à Butrint, ir às ilhas de Ksamil e ainda relaxar. Mas se você estiver com pressa dá para fazer isso em 2 dias também. Só aconselho fazer mais que um bate e volta, a vila merece.

ksamil (3)

 

O que fazer?

Não tem muito segredo, as praias de Ksamil são todas lindas, o lugar é pequeno e dá para fazer tudo a pé. Sugiro gastar pelo menos um dia nessas praias. A praia mais popular é a que eu achei mais bonita mas o turismo é tão amador por ali que eu não descobri o nome de praticamente nenhuma das praias.  Mesmo na época que fomos, que não é altíssima temporada, ela ficava relativamente cheia, mas sempre com vários lugares vagos.

ksamil (9)

 

 

Nas duas vezes que fomos lá, chegamos à tarde, almoçamos e passamos o final do dia lá. Já estava mais tranquilo e eu prefiri assim. A praia perto da nossa acomodação(sunset beach, essa tinha uma placa!) era uma das mais tranquilas de todas e foi de lá que pegamos o barco para uma das ilhas, e pagamos mais barato do que os outros barqueiros estavam oferecendo. A comida do restaurante do lado esquerdo para quem está de costas para o mar tem uma comida ótima e mais barata do que os outros. Recomendo fortemente. Não deixe de ir a ilha mais distante das 3 ilhas de Ksmail. As outras não tem praia propriamente dita,e ficam tão pertinho que dá para ir nadando. Já essa mais distante você pode ir de pedalinho ou de barco.

É essa ilha lá no fundo!
É essa ilha lá no fundo!

 

Olhando no mapa , duas ilhas tem o mesmo nome então nem me atrevo a falar o nome dela. Mas chegando lá dá para saber qual é a mais longe e com a praia melhor. Escolhemos o barco pela rapidez e porque foi barato, 1000 lekes e valeu a pena. Ficamos 2 horas na ilha, tivemos ela só para nós por vários momentos porque a maioria do pessoal vai no pedalinho, chega, fica 10 minutos e volta. Acho que o pedalinho não valia muito a pena porque é por hora e você demorar horrores para pedalar até lá e gastar a maior parte do tempo pedalando e não curtindo a ilha.

 

Na ilha!
Na ilha!

Daytrips

Além de relaxar e curtir a praia, você pode fazer vários daytrips a partir de Ksamil. Um deles é ir para Corfu. Tem barco indo à Grécia de dia e outro no final da tarde, então você pode ir em um e voltar no outro. Algumas agencias em Saranda organizam o tour. Butrint é outro passeio super fácil e rápido! Um parque arqueológico super bacana que fica a 10 minutos de Ksamil, e quem não tiver carro pode pegar taxi ou ônibus para chegar lá. Nós pegamos taxi já que o ônibus só funcionava até 15:30 e queriamos aproveitar a praia. Gastamos 2 horas lá, mas falarei depois melhor sobre. Também fizemos um passeio que nos levou ao Blue Eye, uma nascente incrível e hipnotizante, e a uma praia chamada Pasqyra, que fica bem próxima à Ksamil. Falarei mais também a respeito detalhadamente, mas dá para ir de carro e ônibus, este ultimo requer disposição. Saranda fica pertinho de Ksamil e pode ser um outro daytrip. Eu não gostei da vibe de Saranda, não vi nada demais também no que vi por alto da cidade e das praias. Foi a única cidade na Albânia onde encontramos alguns espertinhos querendo tirar vantagem e não fiquei com vontade de conhecer por isso. Talvez seja legal ir lá a noite se você quer mais opções de restaurantes, bares, etc.

butrint

 

Quanto?

A média de Ksamil é ligeiramene mais alta do que o resto da Albânia, mas ainda assim é MUITO barato. Pense em 2800 lekes(78 reais) para 2 pessoas comerem muito bem, com bebida alcóolica e pelo menos uma entrada ou sobremesa incluída para ambos. Em alguns lugares, quando não fizemos questão de frutos do mar e optamos por algo tipo um sanduba, pizza ou saladinha, pagamos coisa de 1300 lekes para os dois (36 reais). Isso sempre incluindo a nossa cerveja de todo dia,rs. Pagamos 3500 lekes( 98 reais) de diária num apartamento de 2 quartos na frente da praia. Poderiamos ter dividido esse valor por 4, aí ficaria BEM barato mesmo. O lugar era simples mas bom o suficiente para nós! Ou seja, ir para lá é barato gente. Eu acho que duas pessoas passam super bem com 10 mil lekes por dia, com folga. Isso dá menos de 250 reais, 125 para cada um com tudo incluído.

 

ksamil (7)

Onde ficar?

Nós ficamos nos Apartamentos Mustafaraj, do qual falarei mais pra frente. Não sei muito bem o nome das praias de Ksamil, mas vi uma plaquinha na “nossa”praia com Sunset Beach. O que faz sentido porque o por do sol visto de lá é realmente incrível! Eu adorei, e de lá é muito fácil e rápido caminhar tanto para o centrinho, quanto para as outras praias. Acho dificil errar na localização da hospedagem já que a vila é tão pequena. Mas uma coisa fez a diferença para nós, ter uma varandinha vendo o por do sol. Lá fizemos churrasco quase toda noite, e ficamos tomando uma cerveja gelada e ouvindo uma música. Já que a vila não é super animada, com mil e uma opções de baladas e afins, a varandinha salvou nossa noite.

 

ksamil (5)

É isso! Ksamil é um mini paraíso ainda a ser descoberto. Ou estragado pelos turistas. Aguardemos. Eu torço para que a estrutura do lugar melhor sem perder sua vibe de vila praiana sem preocupação.

Para ler todos os posts sobre a Albânia, clique aqui. 

Quer planejar sua viagem à Ksamil?

-Então reserve seu hotel pelo Booking.com

Quer dicas de como reservar, ou outras opções de hospedagem e reviews de hotéis? Então veja na nossa página de hospedagem. 

-Alugue seu carro pela Rental cars

-Compre se seguro de viagem com a World Nomads

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 11 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Escreve todos os posts mas faz o blog junto com o marido, Klaus. Para saber mais sobre, clique no “sobre nós” na barra superior.

7 comentários em “Ksamil- Um paraíso albanês

  • Pingback: Butrint- História a 15 minutos da mais linda praia albanesa - Catálogo de viagens

  • Abril 5, 2016 a 1:58 pm
    Permalink

    Ola alguma dica de Hotel na zona de saranda?
    Vou de portugal para Corfu e depois essa zona.~
    Não está muito fácil encontrar dicas, vou de 17 a 28 de Setembro.
    Obrigado

    Responder
    • Abril 5, 2016 a 9:26 pm
      Permalink

      Daniel, aluguei um apartamento sobre o qual falarei em breve, fique de olho aqui no blog!

      Responder
  • Janeiro 27, 2017 a 3:16 pm
    Permalink

    Olá, tudo bem? Adorei sua reportagem! Pode me ajudar? chego de Cruzeiro em Sarande, mas terei pouco tempo, das 12hrs até as 20hrs! Pode me dizer qual a melhor praia? Estou pensando em ir até Ksamil, adorei a foto da ilha que vc colocou! fico aguardando! Obrigado

    Responder
    • Janeiro 30, 2017 a 3:41 pm
      Permalink

      Eu acho que Ksamil! Ali as praias sao bem bonitas e tem uma minima estrutura. Dá para visitar a ilha também. você vai curtir!

      Responder
      • Janeiro 30, 2017 a 3:43 pm
        Permalink

        Muito obrigado pela sua resposta, vou seguir com a dica rs. Mas uma dúvida que tenho é, qual endereço eu tenho que informar ao taxista? Pois vou chegar no porto e estarei meio perdido, consegue me ajudar com isso?

        Responder
        • Janeiro 30, 2017 a 4:47 pm
          Permalink

          Bruno, Ksamil é tão pequena, só fala que você quer ir a praia. Qualquer ponto que ele te deixar na praia será fácil caminhar por lá. É bem tranquilo!

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *