Bairros em Londres- Crystal Palace

Crystal Palace é um bairro na zona 3 do sul de Londres que já era queridinho entre os moradores da região. Mas o local tem ganhado cada vez mais visitantes depois de entrar na linha de trem overground(linha laranja) que contorna a cidade por fora do centro de Londres e connecta o sul ao leste e oeste em menos de 15 minutos. Isso acabou dando um boom nos pubs e restaurantes do bairro que já eram bacanas mas agora estão em maior quantidade/variedade, e colocou Crystal Palace até no radar turistico, já que dois hotéis bem grandes e com um preço bacana estão no bairro também.

crystal palace park (6)

Como mudamos para lá há alguns meses, resolvi contar um pouco sobre para vocês! Quem me segue no Snapchat(lilianastahr) sabe que eu fiz um tour pelo bairro este final de semana e mostrei várias coisas! Primeiro de tudo, Crystal Palace é conhecido por ser a casa de um dos times da primeira divisão inglesa! O time tem 3 estádios e um deles fica coladinho na estação. Vamos ver um jogo em breve e volto para contar tudo aqui depois! Quem mora próximo a Crystal Palace sai por ali mesmo, sem precisar ir ao centro de Londres para se divertir no final de semana por causa das várias opções de restaunte e bar. Tudo se concentra em torno do “triangulo de Crystal Palace”, que é formado por 3 ruas: Church road, Westow Hill e Westow Street. Vou tentar resumir e quem sabe ascender a vontade de vocês conhecerem este bairro tão bacana, e 100% londrino, com mais vida de verdade do que turismo.

Compras

Crystal Palace é o paraíso para quem quer comprar artigos para casa. Principalmente se você quiser coisas usadas a preços amigos. Na Church road você acha várias lojas de móveis usados, artigos de decoração e o que mais você pensar para casa! Algumas lojas vendem produtos reformados que misturam o design antigo com algo mais moderno, já outras lojas até fabricam os próprios móveis. A loja Bambino é a que vende mais coisas exóticas e inclusive tem um café e uma loja de vinis no andar debaixo. Para quem não curte usados, a loja Do South na Westow Street é maravilhosa para artigos de decoração e casa, e não vende usados. Recomendo bastante, mas prepare o bolso pois os preços são altos!

do south

 

O bairro também tem algumas boas lojas de bicicleta e uma em especial que é enorme, a Cadence que fica no topo da ladeira. Ela é parada obrigatória dos ciclistas nas suas pedaladas longas que passam pelo sul, já que eles tem um café, todos os aparatos para bicicleta e banheiros com chuveiros para quem quiser usar. Além disso quem precisa de plantas não deve deixar de conhecer o secret garden que fica atrás do Sainsbury’s de Westow Street que vende flores e plantas de todo o tipo, assim como acessorios de jardinagem.

 

cadence

Os restaurantes

Nós já fomos a muitos, e sem dúvida os que mais gostamos foram o Português – A torre(preferido do Klaus), e o vietinamita- Urban Orient(meu preferido). Este último é um dos grandes hits da região, está sempre cheio então vale a pena reservar. O restaurante mais tradicional de Crystal Palace é  o Joanna’s, que está ali desde 1978 e é famoso por seu Brunch de Sábado e almoço de domingo. Mas não pense que as opções são só essas: tem culinária venezuelana, britânica, japonesa, vários italianos, tailandeses, etc… São muitos! Dê uma volta pelo triângulo e escolha o seu!

urban orient (2)

Os pubs

São vários os pubs bacaninhas da região, e assim como os restaurantes, são disputados. Para os que querem mais badalação, com musica ao vivo nos finais de semana, e podendo fazer sua refeição ali mesmo, indico o Westow House, que fica numa das esquinas do triângulo. Eles tem uma boa seleção de cerveja de garrafa artesanal de vários lugares do mundo.

IMG_20150912_205641

 

Ainda no quesito cerveja  um novo espaço abriu na Westow Street chamado 400 rabbits onde você pode beber cervejas artesanais e comer pizza. Prometo ir e fazer o update aqui(depois da dieta,rs).  Quem for num Domingo à tarde vá ao The Grape and Grain onde costuma ter jazz e fica na esquina da Church road com a Anerley hill, que é a ladeira de onde quem chega da estação tem que passa obrigatóriamente para ir ao triangulo. O White hart fica na esquina da Church Road com a Westow Hill e tem um jardim simpático e é um dos favoritos entre o pessoal do bairro. O The Alma é um bar mais adulto e chiquezinho. O The Sparrowhawk é um pub que ainda não visitamos mas  parece super legal e mais familiar.

the grape and grain

Os cafés

Sábado e domingo é dia de tomar café da manhã fora de casa, e em Crystal Palace não é diferente! Então os cafés ficam lotados, e alguns merecem um destaque especial. O mais fofinho deles é um que fica dentro de uma loja de antiguidade, o Bambino(de novo!), e até mesmo por esta razão tem aquele estilo mais descolado. A blackbirb bakery, sobre a qual já falei neste post, também faz coisas deliciosas. Outro café maravilhoso é um que fica dentro da estação de trem de Crystal Palace, o Brown and Green.

Feiras

Todo Sábado tem uma feira bem pequena mas bacanainha em Haynes Lane. Lá você vai ver um mercadinho de usados, cheio de cacarecos, muitos mesmo, e no meio deles pode encontrar vários achadinhos.

haydens lane market

 

O local é bacana para quem gosta de roupa usada. Espere encontrar boas roupas de couro meio anos 70 e muita coisa com paetê estilo anos 80. Ali também tem coisa boa para casa, assim como algumas barracas de comida. inclusive de orgânicos. Chegue até as 3 se quiser comprar algo para comer pois algumas barracas fecham cedo. Na Carberry road também tem um pequeno mercado de usados. Mas tenham em mente que esses mercados ainda não foram “maquiados”, e para encontrar algo bacana você vai precisar procurar, olhar bastante.

vintage fair

Vista

Ainda não descobri um único restaurante ou bar com vista, mas como Crystal Palace está no alto, a vista lá de cima é linda. Observe as ruas paralelas à Westow Street e entenda o que estou falando. Dá para ver o centro financeiro todo de lá!

 

westow street view

 

Igreja

Quem for aos Domingos pode ter a chance de ver uma linda igreja grega ortodoxa por dentro. Ela parece inofensiva por fora, mas seu interior é lindissimo! Uma pena que ela só abre para missas aos domingos, e não abre para visitação. A Igreja St Constantine Helen fica na Westow Street.

cyrstal palace orthodox church

Parque

Gente, o Crystal Palace Park é tão grande e completo que resolvi fazer um post separado sobre ele. Só posso dizer que ele é o local perfeito para a familia pois tem de tudo: de museu à parque dos dinassauros passando por estádio de futebol de time da primeira divisão inglesa! Então quem tem crianças pode separar um dia inteiro quase para ele sem medo de ser feliz pois a diversão é garantida(se o tempo estiver bom, claro)

 

crystal palace park (5)

Como chegar?

A estaçao de trem mais próxima é Crystal Palace e a de metro é Brixton, mas esta última requer uma viagem de 20 à 30 minutos de ônibus.

Modo de usar

Acredito que você vai curtir muito mais se for num dia sem chuva. Veja bem, não precisa estar calor, basta não chover demais. Escolha ir num final de semana pois muita coisa só abre de quinta em diante. Praticamente tudo citado aqui fica no tal triângulo de Crystal Palace. Acho que você só conhece o bairro mesmo se der uma voltinha por lá! Para chegar nele basta virar à esquerda ao sair da estação, e subir a ladeira na rua principal. O triangulo está desenhado toscamente no mapa abaixo.

 

crystal palace

Espero ter despertado em vocês a vontade de conhecer o bairro! E para quem curtiu, em breve teremos mais posts sobre lá!

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

13 comentários em “Bairros em Londres- Crystal Palace

  • setembro 16, 2015 a 3:08 pm
    Permalink

    Olá. Já que é brasileira (tenho muitas amigas brasileiras) e eu sou portuguesa a viver em portugal (sim, porque podia ser portuguesa e viver fora 🙂 posso escrever em português.
    Gostaria de ir a Londres e já andei a ver hoteis, mas são todos muito caros. Tenho 6 dias de férias em dezembro e gostava de lá ir.
    Pode indicar-me hoteis de confiança mas a preços convidativos?
    Obrigada e fico a aguardar
    Vitoria

    Responder
    • setembro 17, 2015 a 10:41 am
      Permalink

      Hospedagem é realmente uma das partes que mais pesa numa visita a Londres. Sugiro que você busque talvez o Airbnb ou mesmo fique mais afastada do centro. Como disse, esse bairro citado tem dois grandes hoteis com diárias a preços mais em conta. Um é o Travelodge e o outro é o Euro Queens(melhor localizado). Pense que ficando numa área como Crystal Palace, você gasta em média 37 libras a semana de transporte, e se comprar por dia pode ficar mais caro. Dá uma olhada nessa seção do blog: http://catalogodeviagens.net/planeje-a-sua-viagem/hospedagem/

      Responder
    • setembro 21, 2015 a 1:20 pm
      Permalink

      Vem, Helô!

      Responder
  • março 13, 2016 a 9:37 pm
    Permalink

    Boa noite,

    Estou a pensar em Setembro ir a Londres com a minha namorada, já tenho reserva feita no Queens Hotel em Crystal Palace, mas confesso que ao fazer uma pesquisa sobre os transportes para o centro da cidade fiquei um pouco confuso em relação a preços e meios de transporte.

    Procurava algum esclarecimento em relação ao tema…

    Att,
    João

    Responder
    • março 15, 2016 a 10:16 am
      Permalink

      João, Vocês ficam por quanto tempo aqui? O preço do passe de transporte semanal para as zonas 1,2 e 3 custa pouco menos de 38 libras por semana. A cidade é dividida por zonas. Crystal Palace está na zona 3 e a maioria das atrações turisticas esta na zona 1, entao o ideal é que você tenha um passe de transporte que tê dê acesso à zona 1, 2 e 3. Com este passe você pode usar todos os transportes dentro dessas zonas, e onibus em todas as zonas de Londres. Desse hotel até a estação de trem de Crystal Palace você vai levar por volta de 15 a 20 minutos caminhando. E da estação até o centro sao mais 25 a 30 minutos. É um tempo considerável dentro do transporte, mas financeiramente compensa. Se você for ficar na cidade poucos dias, eu não acho que vale a pena ficar longe exatamente pelo tempo que você vai gastar no transaporte. Mas se for ficar mais de 6 dias eu acho que compensa sim. O bairro é lindo apesar de afastado e tem muita opção de restaurante e bar, então a você não precisa sair no centro todas as noites, pode sair para jantar por Crystal Palace mesmo. Espero ter ajudado!

      Responder
  • maio 17, 2016 a 4:49 pm
    Permalink

    Lili, Boa tarde!!!
    Voce conheceu Nothing Hill? Se sim, pode publicar para nós aqui suas maravilhosas e úteis informações?
    Um beijo no seu coração, querida.
    Deus abençoe voces em cada passeio!!!

    Responder
    • maio 18, 2016 a 6:16 pm
      Permalink

      Estou devendo um post mesmo sobre lá. Vai ter em breve! bjs

      Responder
  • Pingback: Crystal Palace Subway- uma antiga estação de trem de Londres - Catálogo de viagens

  • janeiro 24, 2017 a 4:32 pm
    Permalink

    Ola Liliana tudo bem? achei os valores desse bairro imbativel, no euro minha pesquisa saiu quarto com banheiro privado por 600 reais 5 noites, bom eu estarei indo a londres sozinho, afim de curtir mesmo pubs bares, vida noturna, e conhecer as atrações turisticas, voce que compensa? terei dificuldades com meus objetivos citados? duração 5 noites depois estarei indo a bruxelas, depois munique e finalizo em berlim. Obrigado

    Responder
    • janeiro 25, 2017 a 3:22 pm
      Permalink

      Flavio, os preços são bons sim, o bairro é ótimo, tem um parque lindo, vários restaurantes e pubs bem legais. Você vai ter acesso a um bairro londrino sem muvuca turistica e ver a vida de verdade da cidade. Mas tenha em mente que você vai gastar um tempinho no transporte. 1 hora em média para chegar nos pontos turisticos, se seu hotel for onde estou pensando. Os hoteis de Crystal Palace ficam a uns 15 minutos caminhando da estação. Mas realmente financeiramente compensa, e se gastar um pouco mais de tempo em trem e metro não seja o maior dos problemas para você, ficar ali seja uma boa opção.

      Responder
  • junho 19, 2017 a 1:31 am
    Permalink

    Esse bairro é maraviloso, visitei Londres no início desse mês e fiquei no Hotel Queens, me apaixonei pelo bairro, é lindo, seguro, não fica tão afastado, fácil acesso ao centro, muito fofo e aconchegante, com certeza voltaria mais muitas vezes, voltei completamente encantada.

    Responder
  • setembro 21, 2017 a 9:39 am
    Permalink

    Olá. Gostei do post. Vou mes que vem a londres pela primeira vez. Vou me hospedar no queens hotel porque realmente o preço é imbatível e porque vou disputar um campeonato de jiu-jitsu no Crystal Palace. Mas quero muito conhecer o centro como é obvio. Peço que li aqui existe um passe de trem que vc paga por dia. É isso mesmo? E você sabe o valor?
    Chego na sexta a tarde e volto segunda de a tarde. Pelo que voce falou na sexta fico por crystal Palace mesmo, pois consigo sair por aí mesmo não é?
    Sábado vou ao campeonato e domingo ao centro. Existe algum passe especial pra fim de semana ou um que eu pague um preço e possa usar o transporte ou é melhor comprar a passagem por viagem mesmo?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.