Leste de Londres – Shoreditch e Village Underground

O Village Underground é um local super interessante no centro leste de Londres. São escritórios montados em antigos vagões do metro de Londres, que funcionam em cima de uma casa de show de mesmo nome. Quem já passou pela área com certeza já viu esses vagões entre grafites e pubs de Shoreditch. Como é um local onde passo com frequência, sempre babei e imaginei como seria trabalhar lá, mas até então não pude visitar.  Nada como a London Open House (leia mais sobre aqui) para abrir as portas de um lugar tão bacana e diferente.

village underground (1)

Pois a idéia do Village underground é proporcionar um ambiente ecologicamente correto e interessante. Eles utilizam energia eólica, praticamente todo material dos escritórios são reutilizados: não só os vagões, mas as escadas, alguns containers onde funcionam escritórios, etc Eles também tem o que chamam de teto vivo que fornece isolamento natural.

village underground (5)

Não preciso dizer que vários artistas alugam esses escritórios, preciso? É um ambiente realmente bem moderno e a cara de pessoas que trabalham com criatividade. 2 dos 4 vagões são usados pelo pessoal da casa de show do Village Underground, já que eles tem shows lá semanalmente. A última vez que fomos lá foi no show do Criolo, eles recebem vários artistas bacanas lá.

 Fazendo graça depois do show!
Fazendo graça depois do show!

Em tese, eles são só uma casa de show que tem um escritório, por isso não tem exatamente um esquema de visitação. Mas a pessoa responsável pelo Village Underground que me recebeu disse que quem quiser subir e olhar o local é bem vindo.

village underground (4)

Se a pessoa vai poder entrar dentro dos vagões já são outros 500, mas pelo menos caminhar pela área externa deles já é bem legal. Logo ao lado da entrada principal da casa de show tem uma escada de ferro, ela dá acesso aos vagões. Quem quiser basta passar o óleo de peroba e subir para dar uma olhadinha.

village underground (2)

Ir até Shoreditch só para ver o  Village Underground  não faz muito sentido já que a região é tão cheia de vida. Então que tal aproveitar os bares por ali? Shoreditch já foi uma região alternativa de Londres, hoje é uma mistura disso com algo bem mainstream. Então espere ver o povo do cabelo roxo misturado com restaurantes caros e gente usando marcas de luxo dos pés à cabeça  com os engravatados do centro financeiro antigo londrino e gente comum que não está nem aí para nenhuma dessas tribos. Os hipsters gostam de dizer que não vão mais lá mas é mentira, você também verá esse povo por lá! Para tomar um cocktail de respeito vá ao Beach Blanket Babylon sobre o qual falei aqui. Quem quiser sentir o espírito real da região, sem turistas, e com o pessoal que realmente frequenta a área, vá aos pubs The Water poet, The owl and pussycatCrown and Shuttle.

IMG_20150820_231027

Para comer algo rápido e não muito caro, recomendo a parte de cima do Boxpark, que é um shopping pop up colado na estação de Shoreditch High Street cheio de lojas e restaurantes que alugam o espaço por um tempo determinado. No momento minha indicação é um local vegano chamado Cook daily que serve uma comida maravilhosa! Não sei quanto tempo o restaurante ficará nas instalações, mas tem tanta opção lá que fica dificil não achar algo que agrade.

Shoreditch

Para quem quer ouvir uma musica ao vivo da boa, entrada franca até as 9 e comida barata, siga para o Troy Bar que fica uns 10 minutos caminhando dali. Este é um dos poucos bares que representar o que aquela região de Londres era antigamente. Falei sobre ele aqui neste post.

Algo fundamental para se divertir em Shoreditch: não vá numa sexta ou sábado. Sexta lota demais, o que por si só já faz perder um pouco da graça na minha opinião. Os bares na Shoreditch High Street em especial, ficam bem diferentes do que você verá numa Quinta à noite ou Domingo à tarde.

Outra dica: olhe para o alto e para as paredes quando estiver andando pelo bairro. Olha a razão aí embaixo. Esse grafite é do artista francês Zabou que tem obras lindas espalhadas por Londres(e fofamente agradeceu a menção no meu instagram quando postei essa foto)

IMG_20150823_121359

Eu sou completamente apaixonada por grafites e poderia postar 500 fotos só das artes de Shoreditch, mas vou me conter e mostrar só essas duas!

village underground (6)

Para chegar nesse bairro a estação mais próxima é Shoreditch High Street ou Liverpool Street.

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no “sobre” e escolha “sobre mim” na barra superior.

4 comentários em “Leste de Londres – Shoreditch e Village Underground

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *