London Open House- Muito mais do que um evento de arquitetura

Todos os anos em Setembro acontece o Open House em Londres. Este é um evento de arquitetura que dura 2 dias e abre as portas de vários prédios e estabelecimentos ao público em toda a cidade. E totalmente de graça! O foco é arquitetura e por isso mesmo é possível visitar vários predios e construções símbolo da cidade que geralmente não abrem ao publico no restante do ano. Por um acaso do destino, desde que soube da existência do London Open House eu sempre estava viajando no final de semana do evento, ou ocupada com várias coisas e nunca pude ir. Mas este ano eu coloquei no calendário para não perder. Ainda bem! Fiquei tão encantada com o evento que quando acabou me odiei por não ter ido antes! As opções deste ano chegaram a quase 600! São praticamente 600 lugares para conhecer, então não tem como ver tudo que você tem vontade, e é humanamente impossível conhecer tudinho. Já tive a sorte de conhecer alguns dos prédios da lista, mesmo assim fiquei enlouquecida querendo ver tudo! O saldo foi gigante e digno de uma gincana cultural, mas valeu cada calo no pé. Conheci ao todo 8 lugares, sim fiquei fréntica, mas adorei e pretendo falar de quase todos aqui.

london open house (2)

Entretando, o que mais me encantou nesse evento não foi poder ver prédios lindos, cheios de pompa e circunstância, por incrível que pareça. Foi o senso de comunidade, a organização sempre impecável dos ingleses e o valor que esse país dá a cultura. Quando acabou o evento eu me senti feliz e sortuda por morar aqui! E quero que vocês sintam um pouco disso do outro lado da tela!

Visitei vários lugares extremamente lotados, lindos, famosos e onde as pessoas foram com aquele desejo de conhecer turisticamente. E eu também fui à London Open House com esse desejo incialmente. Mas no recorrer do evento, acabei visitando outros lugares que não estavam nos planos e ao invés de matarem minha sede de turista, me fizeram sentir o imeso senso de comunidade que os ingleses tem. Quem acompanhou a minha loucura pelo Snapchat(lilianastahr) viu que fiquei triste por ter visto um lugar super interessante vazio vazio. Mas parece que como resposta aquilo, só vi lugares lotados depois disso, e as pessoas super empolgadas em aprender mais sobre a cidade indo muito além da arquitetura.

london open house (3)

A Custom House, que é uma das sedes da Alfândega por exemplo, não tem o prédio mais bonito do mundo. Mas as informações que foram disponibilizadas lá são extremamente interessantes. Desde mostrar animais que eles encontram em malas até as “armas” usadas para conter individuos. E estava lotada de gente, de famílias com crianças, de gente realmente querendo ver e acompanhar como funciona um pedaço da máquina do governo.

london open house

No Domingo, ultimo dia da London Open House, eu optei por ficar na minha área. E vi que um condomínio de prédios do governo estava na lista de casas. Pra quem não sabe, o governo disponibiliza vários apartamentos, e muitas vezes condomínios inteiros, para quem vive do equivalente ao bolsa familia da Inglaterra. A história é muito longa mas resumindo bem é isso. Muitos desses condonominios são vistos como favelas. E o Central Hill é um condomínio interessante, tem uma localização super privilegiada e o governo diz que não tem dinheiro para fazer as modificações necessárias no local e que vai demolir tudo para construir um novo condomínio, e maior. A população local está revoltada com isso, por isso se juntou e está fazendo uma campanha contra, e por isso listaram o local na Open House. Eles estavam oferecendo um tour todo focado na arquitetura sobre o lugar, mostrando a importância dali para a comunidade. E se você pensa que ninguém foi ao tour se engana, cheguei lá e estava lotado de gente! De lá fui a um centro botânico na região, um local pequeno, simples e também estava lotado. Sem contar nos milhares de voluntários que vi trabalhando com um sorriso no rosto, atendendo bem a todos e tendo prazer em dividir seus conhecimentos sobre cada lugar.  Fiquei feliz de ver tanta gente da comunidade participando, realmente curtindo, interessado em ver um pedaço da sua região. E feliz de viver num país onde cultura é algo importante, onde por mais que as pessoas não olhem um no olho do outro, elas tem a consciencia que o publico é responsabilidade de todos. Um lugar onde as pessoas se interessam em ver não só o que é belo mas o que é interessante, um lugar aonde a informação ainda é compartilhada e valorizada.

london open house (1)

 

Como vocês podem ver, o London Opern House é muito mais do que um evento de arquitetura, muito mais do que uma oportunidade de visitar prédios famosos. É  uma oportunidade de conhecer Londres além das fotos e de se encantar com tudo que a cidade proporciona não só ao turista mas também ao morador!

Dicas práticas: Quem vier em Londres no final de semana da Open House e quiser conhecer alguns prédios, precisa se programar! Alguns locais exigem reserva antecipada, mas não se preocupe pois é tudo grátis. Mais ou menos 2 meses antes eles já começam a liberar as reservas.  Leia o website deles onde estão listados todos os locais participantes do evento. Recomendo se registrar lá para receber as novidades por email e fazer a reserva assim que tiver oportunidade pois os ingressos podem acabar na velocidade da luz . Alguns prédios super populares, como a casa do primeiro Ministro, abrem suas portas. Mas por causa da demanda eles fazem sorteio e comunicam os vencedores por email.  É bom ter em mente que os lugares que você deseja visitar podem ter fila, caso não aceitem uma reserva prévia. As filas de lugares que só aceitam a entrada com tour são as mais demoradas, as outras costumam ser rápidas. Se você pretende visitar vários locais é preciso checar o endereço e traçar um roteiro para ver se é possível, e ter um plano b caso o prédio esteja lotado. Mais informações no site da London Open House :

http://www.openhouselondon.org.uk/

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

6 comentários em “London Open House- Muito mais do que um evento de arquitetura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.