O olho azul da Albânia
O Blue eye, Syri i kaltër, ou olho azul da Albânia em bom português, é a nascente azul/verde/transparente do rio Bistricë. Sendo a Albânia um país ainda pouco popular que é, e com uma estrutura turistica ainda em andamento, é de se esperar que não haja muita informação sobre o local. Nem aquela super infra que a gente costuma ver pela Europa. E é isso mesmo, essa nascente é uma atração maravilhosa, tem até mais estrutura do que imaginava, mas consigo ver melhoras. Mesmo assim, o olho azul vai se firmando como uma das atrações de quem visita o país! Portanto, não espere ter o local só para você, outras pessoas já descobriram essa belezura.
E me digam como não babar e desejar conhecer essas borbulhas azuis hipnotizantes?
A nascente deste rio é como um mini Plitvice albanês sem cachoeiras, mas que impressiona bastante. Logo ao chegar você já vê aquela paisagem linda de rio+montanhas+verde.
E a medida que você vai chegando perto da nascente o rio vai ficando cada vez mais fluorescente, verde, azul e bonito.
Achei interessante também que o local é lotado de libélulas azuis, da mesma cor da nascente. São muitas, muitas e muitas, o que contribui com o clima meio mágico do local.
Quando eu estava toda embalada na magia chegou um grupo de adolescentes fanfarrões e acabou com o clima. Isso porque é permitido nadar E pular de uma plataforma bem em cima da nascente. Não se sabe com precisão a profundidade, mas o site de turismo diz que é por volta de 45 metros. Como a nascente é forte e empurra o corpo pra cima o único medo que você precisa ter é da agua congelante.
Só sei que eles dominaram o local por um tempo, e eu aproveitei para tirar fotos, claro. E mergullhei tb, 3 vezes! E posso provar.
O Klaus também mergulhou várias vezes. Gente, é uma agua congelante que faz o osso doer imediantamente ao colocar os pés nela. Mas depois do primeiro mergulho… continua gelado,rs. Mesmo assim, quando mesmo voltarei naquele lugar? Então encarei o gelo mesmo.
Fomos de taxi a partir de Ksamil, combinamos um preço com o motorista para nos levar até lá, esperar a gente e depois nos levar numa praia. A viagem de Ksamil até lá durou 1 hora mas ele ficou conosco o dia todo, o que custou 35 euros. Ficamos por volta de 1 hora e meia na nascente, o que é bastante tempo para quem só nadou, tirou foto e admirou a paisagem.
E essa é uma das vantagens de não fazer tour, você escolhe seu tempo. Li que os onibus e furgons que saem de Gjirokastra até Saranda passam lá perto. Mas é preciso descer na estrada e depois andar quase 2 km de estrada de chão para chegar lá.
Para quem quiser comer, tem um restaurante à beira do rio, e algumas mesas numa plataforma em cima do rio, o visual em volta do restaurante é incrível, mas preferimos seguir para comer na praia.
É preciso pagar 50 lekes por pessoa( menos de 2 reais). Garanto que serão os quase 2 reais mais bem gastos da sua viagem!
Para ler todos os posts sobre a Albânia, clique aqui.




Lindo!
🙂
Perfeito, preciso conhecer esse lugar. Já está em minha lista. Obrigado pelo post 😉
Pingback: Ksamil e as praias da Riviera Albanesa: guia de viagem | 360meridianos
Que legal, achei seu blog por acaso pesquisando o nome do olho azul em portugues pra mostrar pra uma pessoa aqui rs. Eu sou do Kosovo (Kosovares somos albaneses) e moro no Brasil ha +11 anos ♥ Atualmente em Floripa♥
Parabens e sucesso sempre.
Bjos