Roteiro de 1 dia pela City of London

Primeiro de tudo, vamos definir o que é a City of London. Você pode pensar que sabe, mas vem comigo e descubra se sabe mesmo. A cidade de Londres, mais conhecida como “city” pelos londrinos, é a parte  onde fica o centro financeiro antigo de Londres. A cidade de Londres mesmo é só aquele pedacinho minúsculo perdido no meio de toda a grandiosidade da cidade. Além da “city”, Westminster(onde está localizado o Big Ben, a casa do primeiro ministro etc) tem o título de cidade, o resto é considerado Grande Londres. Olhe no mapa abaixo, o que está em volta do círculo vermelho é a City of London, o resto é a Grande Londres só para vocês terem uma idéia.

londres

Agora que vocês já sabem o que é, vamos ao roteiro! Não é querendo me gabar não, mas eu trabalho na City há 11 anos e por isso conheço muito bem cada pedacinho dela. Espero que todos esses anos e meu amor por essa área se reflita no roteiro abaixo. Vou colocar vários links de outros posts onde já falei melhor sobre alguns pontos do roteiro, então fique livre para pesquisar bastante!

IMG_1572

Você tem 2 opções na hora de conhecer a city: ir durante a semana, e ver tudo mais cheio mas ter a certeza que  a maioria das atrações estará aberta e de quebra ainda aproveitar um tipico happy hour no centro financeiro. Ou ir num final de semana, em especial o Domingo, pegar tudo completamente vazio, mas correr o risco de se deparar com algumas atrações fechadas e um local meio fantasma já que a região fica completamente vazia, que pode ser maravilhoso em alguns aspectos, e ruim em outros(restaurantes fechados, etc) Como tudo na vida, as duas opções tem seus prós e contras, e vai muito do que você gosta, do seu perfil de viajante.

IMG_20150124_163427

Comece por uma das pontas da city, na Loja da Twinings na rua The Strand. A Twinings é uma das mais importantes marcas de chá do Reino Unido. Apesar de ser uma loja, é uma visita legal pelo teor histórico e porque já que você está na Inglaterra faz todo sentido visitar uma loja de chá, não é? Na frente dela fica o Royal Courts of Justice, que só abre ao publico durante um final de semana ao ano, mas tem um prédio lindo de se admirar mesmo por fora. Nest post aqui eu conto mais sobre a loja.  Por ali também fica uma bela e famosa igreja, a dos Templários.

P1130756

Quem viu Código da Vinci vai reconhecer a igreja. Ela é pouco turística e uma visita que dura pouco tempo, mas eu acho uma visita interessante. Nest post aqui tem um pouco sobre a Igreja e Fleet street,  uma bela rua proxima ao templo.

IMG_6884

Você vai demorar por volta de 2 horas no mínimo para fazer isso tudo. Saindo dali você chega no auge de uma visita à city; a Catedral de St Paul. Se você for de Segunda à Sábado e quiser conhecer a catedral por dentro, precisa pagar, mas pode conhecer até a cupula da Catedral e ter uma vista privilegiada da city. Se você for num Domingo pode assistir uma missa e não pagar nada! Mas aí a visita fica limitada a uma determinada parte da igreja somente. Cada opção tem sua vantagem. Leia este post para saber mais.  Acho que com 2 horas dá para visitar a Catedral por dentro, então vamos dizer que com 4 horas você faz esse percurso todo. Se não quiser pagar para entrar seu roteiro fica mais folgado para fazer o restante.

IMG_20150422_185749

Se você quiser tirar boas fotos do alto, pode seguir para o terraço do Shopping One New change, que tem uma vista incrível de Londres( e é de graça). Falei um pouco sobre esse shopping neste post. Ali no topo fica o charmoso bar Madison, e neste shoping tem bastante opção de restaurante para almoço. Quem gosta de hamburguer pode ficar com o Byron, quem gosta de carne pode ir ao Barbecoa do Jamie Oliver, quem quiser um gastropub pode ir ao Bread Street Kitchen do Gordon Ramsay sobre o qual já falei aqui.  Quem quiser algo rápido pode recorrer ao Wasabi ali mesmo no shopping, ou no Hummus bros em frente ao shopping, Itsu, Pret a manger, Eat e tantas outras opções de fast food que tem por ali,. Uma outra opção de almoço boa, rápida e não muito cara é café Below que fica na cripta de uma igreja na rua Cheapside. Segredinho de nativo para vocês!

AvkRX0p92LQSsI4HZ_DIsmSjU5Y5-ZooEkNutxWA-KuF

Depois siga até o Museu de Londres, que por muito tempo eu achei sem graça mas hoje tenho que admitir que é fantastico. Eu fiquei anos sem ir ao museu e quando voltei depois de sei lá, uns 10 anos, ele havia sido repaginado e ficou incrível. Ele conta a história de Londres de uma forma muito interssante, com uma disposição incrivel. Não é um museu de arte é um museu de história, por isso acho mais fácil de agradar gregos e troianos. Ali pertinho tem um local  bacana para os fãs do filme Closer, onde eu já fui muito com meus amigos quando trabalhava num predio próximo, o Postman’s Park. A Helô falou sobre ele neste post aqui do Aprendiz de Viajante.

Siga pela rua Cheapside e vá para o Guidhall, onde você pode visitar a sede administrativa da City of London, assim como as ruínas de um teatro romano e uma galeria de arte. Tudo de graça. Já falei sobre tudo isso aqui. É uma atração super bacana e pouquíssimo visitada, o que eu acho uma pena! Em 1 hora dá para ver tudo com calma, então é uma atração rápida. Nem sempre todas as areas visitáveis do Guildhall estão abertas, mas pelo menos a galeria e o teatro romano ficam abertos até às 5 da tarde.

Guildhall

Dali vá em frente ao Bank of England e Royal Exchange, e pelo menos veja o prédio do lado de fora, que já é lindo. O Bank of England tem um museu gratuito e bem pequeno mas interessante, que mostra as primeiras moedas e notas de libra e alguns instrumentos usados para cria-los. Por ali existe um shopping com algumas lojas de luxo caso queira gastar suas libras. Ali bem perto fica o  Leadenhall market, que é um mercado lindíssimo e histórico da cidade de Londres. Lá tem restaurante, lojas e pubs, que ficam sempre lotados e animados(principalmente numa quinta feira!) Ele já apareceu em alguns filmes do Harry Potter.

IMG_20150205_142636

Por fim siga para o The Monument, que homenageia os mortos no Grande incendio de 1666. Quem tiver disposição pode subir os não sei quantos degraus da Torre para ter uma vista linda da city por apenas 3 libras. Por fim vá à London Bridge e atente a 2 coisas interessantes: veja a bela vista que ela proporciona da Tower Bridge e dos prédios da city(quem me segue no snap sempre vê), e note que na ponta final da London Bridge estão dois dragões do brasão da City of London, que indica que você está entrando na cidade de Londres. Existe um em cada “entrada/saida”da city of London.

Se você ainda tiver disposição, recomendo tentar uma saidinha também. Opções não faltam! Você pode se divertir nas alturas, nos bares com vista da cidade. Aqui no blog eu já falei sobre esses, basta clicar no nome para ler o post sobre cada um: Sushi samba, Vertigo, Sky Gardens e Coq D’argent. Com exceção do Vertigo, que só serve petiscos, todos os outros tem otimos restaurantes além do bar. Mas são restaurantes caros, até pela localização privilegiada.

vertigo

 

Se você quiser comer bem pagando menos, sugiro 2 hamburguerias deliciosas Patty & Bun sobre a qual já falei aqui neste post, e Honest Burgers, ambas próximas à estação de Liverpool Street. Quer um restaurante não tão caro mas também não precisa ser fast food? Então te dou várias opções! Para comida britânica com um toque moderno, ambiente lindo, drinks caprichados e um tiquinho de badalação quinta e sexta à noite, vá ao The Anthologist. Da mesma rede deste, tem um outro lindo restaurante perto  de London Bridge, o The Folly. A decoração dele é maravilhosa e eu já falei sobre aqui neste post.  Ainda não é isso que você quer? Então vá a Broadgate Circle, que é uma área cheia de restaurantes e food trucks bem pertinho da estação de Liverpool Street. Os food trucks só costumam funcionar de dia, mas os restaurantes funcionam no almoço e jantar. Já escrevi sobre a área neste post aqui. 

BROADGATE CIRCLE (3)

Para quem não está interessado em sentar para comer, e quer badalar, pertinho da city está Shoreditch, que é um bairro ótimo para sair a noite. Dei muitas sugestões de onde sair aqui neste post. Mas se o seu negócio é música ao vivo, vá ao Troy Bar, que não é longe da área, dá para ir caminhando(uns 15 minutos da city). Já falei sobre ele aqui. 

village underground (6)

Ainda não é o que você quer? Então já que o passeio é no centro financeiro de Londres, por que não ir à um banco desativado que virou restaurante ou pub? O 1 Lombard street é um restaurante elegante num antigo banco. Clique aqui para saber mais.  Quer um pub cheio de cerveja artesanal a preço(londrino) de banana? Então o Crosse Key talvez seja a solução. Lei mais neste post. Quer conhecer um restaurante do badalado Jamie Oliver e de quebra num banco antigo? Então leia este post.   Ou se quiser comer lagosta ou hambuguer por 20 libras num local histórico, você pode ir no Burger and Lobster de Theadneddle st. Saiba mais aqui.

Jamies Italian Threadneedle street (2)

Algumas observações importantes

O roteiro ficou assim:

city roteiro

Este é um roteiro ideal para ser feito a pé, mas nada impede que você pegue ônibus de um lugar para outro. Não recomendo pegar metro porque para essas distâncias curtas o trabalho de descer escada rolante, passar em catraca, descer de novo, achar plataforma, etc não vale a pena. As estações de Londres são grandes em especial as da city que são antigas e cheias de linhas diferentes.

Você pode dividir este roteiro em 2 dias caso queira fazer tudo com calma e entrar tanto na Catedral de St Paul quanto no Museu de Londres, que são as duas atrações que tomam mais tempo. Nesse caso eu sugiro uma ida ao Borough Market na hora do almoço, que tecnicamente fica dois passos fora da city mas vale o esforço. Este é um mercado de comida incrível em Londres, um dos meus favoritos. Para saber mais sobre, leia este post aqui.

Borough Market 2

Se você for num final de semana, confira se os locais que pretende visitar estarão abertos. Assim como a maioria dos centros financeiros do mundo, o local fica quase às moscas nos finais de semana, especialmente aos Domingos. Não custa ter certeza que as atrações que você faz questão de ver estarão abertas ao público.

Espero que tenham gostado e façam uso desse roteiro.

E se fizerem, me contem por favor!
Quer reservar seu hotel em Londres? 

Clique aqui ou use o buscador abaixo!

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

6 comentários em “Roteiro de 1 dia pela City of London

    • janeiro 4, 2016 a 3:22 pm
      Permalink

      Valeu, Natalie! Sempre um prazer 🙂

      Responder
  • janeiro 4, 2016 a 10:51 am
    Permalink

    Adorei Lili, vou fazer esse roteiro com a minha irmã e minha mãe, acho que a minha mãe vai adorar essa parte da cidade! Espero que tenhas um incrível ano novo e continue postando seus maravilhosos roteiros!
    Um grande beijo *-*

    Responder
    • janeiro 4, 2016 a 3:08 pm
      Permalink

      Flávia, se fizer me conta depois! E que 2016 seja incrível para todas nós 🙂 Um beijo pra você tb!

      Responder
    • maio 15, 2016 a 12:26 pm
      Permalink

      🙂 Obrigada!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *