Palácio dos Marqueses de Fronteira- Lisboa

O Palácio dos Marqueses de Fronteira é um palácio do século XVII em Lisboa que é ocupado ainda hoje pelo 12 Marquês de Fronteira e sua família, e fica nos arredores da cidade. O Palácio é um dos lugares mais lindos e impressionantes que visitei nos meus 9 dias em Portugal, e me pergunto como ele não está em todas os roteiros de quem vai à capital portuguesa!

Palacio dos marqueses de fronteira (2)

A resposta não é muito dificil, embora não justifique. Primeiro de tudo, o palácio não fica dentro do circuito turístico. É preciso ir a uma estação de metro não muito central e depois pegar um ônibus a partir de lá. O Palácio fica um pouco escondido. Outra coisa é que ele só pode ser visitado com guia e eles tem em média  4 visitas por dia no verão e 2 no resto do ano. Ou seja, só vai quem realmente quer e  se programa. Não é o tipo de atração que você passa na frente e resolve entrar porque achou bonita.

Palacio dos marqueses de fronteira (11)

Mas eu garanto a vocês que vale muito a pena e que este palácio deve estar incluido em todos os roteiros, desde uma primeira visita a Lisboa como um retorno à capital portuguesa!

Palacio dos marqueses de fronteira (8)

O Palácio tem uma seleção de azujelos absolutamente incrível. Sem contar que todas as visitas são guiadas e o guia nos deu quase uma aula sobre tudo, e fez a visita em português e francês. Eu não falo francês, mas a desenvoltura com que ele falava me faz crer que era um francês bem fluente.

Palacio dos marqueses de fronteira (6)

Um das salas mais incríveis relata nos azulejos a vitória dos portugueses em cima dos espanhóis. Infelizmente nessa parte não dá para tirar foto, mas é muito muito linda a sala, toda revestida em azulejos brancos e azuis.

Palacio dos marqueses de fronteira (4)

Infelizmente nem todas os quartos estão abertos à visitação, e faz sentido já que o castelo ainda é utilizado como residência familiar! Alias uma coisa interessante é que durante a visita subiu um cheiro incrível de comida, uma prova clara que realmente ainda mora uma família no Palácio!

Palacio dos marqueses de fronteira (3)

Mas a parte mais linda (na minha opinião!) foi a parte externa da casa! E as fotos deste post retratam isso, assim espero, já que só tiramos fotos de lá. A varanda que dá acesso ao jardim é muito bonita, toda de azulejos e bem clara. Também há uma capela na varanda, e a vista do belíssimo jardim.

Palacio dos marqueses de fronteira (10)

O jardim muito verde em contraste com as cores da casa e dos seus azujelos dão um charme a parte. Além de no lago do jardim estar um cisney negro lindo mas muito arisco, partindo para cima das pessoas que chegam perto mesmo, hahaha.

IMG_3250

A fachada do palácio está meio acabadinha. Algumas partes também mereciam um cuidado maior. Mesmo assim eu achei incrível, imperdível, muito muito lindo mesmo. Descobri esse palácio através de uma foto no instagram de uma famosa, olha que coisa mais improvável. Não vi em um site de viagem, ou sobre Lisboa. Por isso me senti na obrigação de falar sobre ele antes mesmo de colocar outros destinos em dia aqui no blog!

Palacio dos marqueses de fronteira (9)

Para chegar lá de transporte público basta ir até a estação de metro Jardim Zoológico e caminhar uns 20 minutos ou pegar o ônibus 770. Taxi não é algo caro em Lisboa, vale a pena para quem puder. Nós chegamos de taxi e voltamos de transporte público. Mas o onibus pára exatamente em frente ao Palácio, então se você se programar e for com tempo vá tranquilamente.

O Palácio abre de segunda à sábado e os horários variam de acordo com a época do ano. Fique atento porque quem chega depois da visita guiada começar não entra! E só entra com guia mesmo. Pagamos 7 euros e só aceitam dinheiro.

Você pode visitar somente os jardins, e nesse caso não precisa de guia e tem mais opções de horários.

Eu não me aguentei e perguntei ao guia por que eles restringem tanto as visitas, e ele disse que além do fato de ser a casa da família, é que eles não querem fazer  do local um museu ou atração turistica imperdível. Eles preferem manter a coisa do jeito que está. Mas eu vim aqui para estragar isso, hahaha. Ele nos disse ainda que fazem eventos gratuitos lá, como noite de bingo. E também alugam para eventos.

Mais informações: http://www.fronteira-alorna.pt/

 

 

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

2 comentários em “Palácio dos Marqueses de Fronteira- Lisboa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *