Big Ben- como visitá-lo por dentro

Semana passada eu visitei o Big Ben por dentro! Estava super ansiosa por este tour, não só porque ele requer uma certa programação e espera, como também porque o Big Ben é o maior simbolo de Londres e do Reino Unido! Mas como faz para visitar o relógio mais famoso desse mundo? Vem comigo que eu te conto!

O que fazer para visitar o Big Ben?

Infelizmente esse é um passeio exclusivo para quem é residente no Reino Unido. É um tour gratuito e acontecem 3 tours por dia no inverno e outono, e 4 na primavera e verão. Para participar do tour você precisa primeiro contactar seu MP. Para saber qual o seu MP, assim como os detalhes de contato, vá neste site aqui. Depois entre em contato com ele, e aguarde. O nosso MP foi super rápido, arrumou uma data que nao poderiamos, mas pedimos para trocar e ele nos deu uma segunda opção. Por uma questão de praticidade já fale os horários  e dias da semana que você prefere. Mas tenha em mente que quanto mais exigente você for, mais demorado será o processo. Depois da confirmação nossos dados foram enviados para verificação. Eles devem vasculhar a nossa vida toda para ter certeza que não causaremos dor de cabeça durante o tour. Depois disso recebemos uma carta em casa com a confirmação do tour, com a data e horário, assim como toda a explicação necessária e um formulário para ser prenchido e assinado.

Big Ben

Por que Big Ben?

A torre que antes se chamava torre do relógio mudou de nome em 2012, quando recebeu o nome de  Elizabeth Tower em homenagem a Dona Elizabeth, mas sejamos honestos que ela jamais será conhecida assim. Big Ben é na verdade o nome do sino maior que a gente ouve tocar, e o seu apelido é de origem incerta pois não há documentação que prove as teorias. A mais provável é que seu apelido venha do Sir Benjamin Hall que foi quem coordenou a instalação do sino.

big ben

O que acontece no dia?

No dia do tour você precisa levar um comprovante de residência e um documento com foto. E chegar no minimo com 15 minutos de antecedência porque o tour é todo cronometrado e atrasos não são tolerados, afinal de contas você irá visitar um relógio num país onde pontualidade é coisa séria. O esquema de segurança é de aeroporto, é preciso enfrentar uma revista policial daquelas. Depois disso você encontra seu guia, deixa sua bolsa, celular etc num armário trancado. Fotos e vídeos não são permitdas. É preciso ir de sapato confortável pois a escada possui mais de 300 degraus. Não deixe de se agasalhar bem se estiver frio. Apesar da maior parte do tour ser em local fechado, o ponto alto dele se dá numa parte aberta e alta, onde o frio e o vento não perdoam.

Como é o tour?

O tour é todo feito dentro da torre do Big Ben. São 4 estágios. A primeira parada acontece numa sala(sim, dentro da torre há varias delas, todas em formato de U). Lá a guia irá dá um milhão de explicações sobre como funciona o relógio, vai contar as poucas vezes que ele não foi acurado, como foi construído, quem construiu, quem dá manuntenção, etc. Na segunda etapa o grupo pára bem atrás do relógio, onde dá para ver os ponteiros se mexendo. É quando começa a ficar mais emocionate! No terceiro estágio o grupo vai para a parte dos maquinários, onde de novo a guia passa mais um milhão de informações de como aquilo tudo funciona. É muita informação técnica mas eu prefiro passar as minhas impressões à ficar dando explicações mil aqui. O maquinário tem 3 partes diferentes: uma que controla a hora, outra que faz um dos ponteiros mover a cada 2 segundos e uma que controla 1/4 da hora. O último e mais emocionate estágio é a parte onde você vê o proprio Big Ben, e demais sinos. Como o tour é clinicalmente cronometrado, chegamos 10 minutos antes da badalada da hora. E essa parte é aberta, então além de receber mais informação sobre o Big Ben o grupo pode caminhar pelo local e aproveitar a vista. Tivemos muita sorte e apesar de frio, estava um dia lindo! Ela nos mostrou também onde fica o microfone da BBC que transmite as badaladas da meia noite no dia 31/12. Faltando 2 minutos para a badalada a guia pede para colocarmos o protetor de ouvido fornecido por eles porque o barulho é altissimo. E quando ele acontece, é realmente emocionante. O sino mais famoso do mundo ali na sua frente!

 

londres

Quanto tempo?

O tour dura em média 1:15 mas é preciso chegar pelo menos 15 minutos antes. Eu aconselho se programar para chegar com 30 minutos de antecedência.

Veredito:

Sem dúvida um dos tours mais incríveis que já fiz em Londres! Não só pela importância histórica e por ser um dos maiores ícones do país(e do mundo!), mas por ver um relógio antiguidade e seu funcionamento milimetricamente perfeito por tantos anos! E tudo isso gratuitamente.

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *