Roteiro de 9 dias em Portugal(e sem carro!)

Em Novembro passei 9 dias em Portugal e fiz um roteiro tão legal, saí tão impressionada com o país, fiquei com tanta vontade de voltar que acho válido dividir com vocês.

Não só o roteiro, mas toda a logística ficou redondinha, e pode ser reproduzida facilmente como eu fiz, sem carro, ou com carro! Ficou assim:

Dia 1- Lisboa

Dia 2- Sintra(bate e volta a partir de Lisboa)

Dia 3-  Lisboa

Dia 4- Lisboa- Coimbra(dia em Lisboa e noite em Coimbra)

Dia 5 – Coimbra- Porto(Dia em Coimbra e noite no Porto)

Dia 6-  Braga(bate e volta a partir do Porto)

Dia 7- Porto

Dia 8- Porto

Dia 9- Porto

IMG_3583

Ao todo tivemos 3 dias e 3 noites em Lisboa. É suficiente? Não, lógico que a cidade tem muito mais a oferecer, mas em 3 dias dá para ver o basicão. Também fomos à Sintra de trem(1 hora de viagem, 4 euros ida e volta acho), fazendo um bate e volta de Lisboa. Mas se estivessemos de carro, valeria a pena ter dormido lá uma noite. Sintra é uma cidade linda demais e que merecia um dia inteiro e uma noite. É charmosa, romantica, mas como estávamos na casa de uma amiga em Lisboa, e usando o transporte público, o bate e volta foi a melhor opção. A conexão Sintra – resto do país de transporte público não é muito boa e teríamos que voltar a Lisboa. Já de carro dá para ir de lá direito para o centro do país numa ótima, que era o meu próximo destino.

IMG_3155

Então curti um dia inteiro em Lisboa, e no final do dia fui à Coimbra de trem. A viagem dura em média 2 horas e meia  e é super tranquila. Paguei 19 euros, mas sei que o trem mais rápido, que é só 15 minutos mais rápido a propósito, custa 22 euros. Dormi aquela noite em Coimbra e no dia seguinte acordei cedo para explorar a cidade. Muita gente me disse que Coimbra não tinha muito para oferecer, e eu acho um absurdo falar isso. Adorei a cidade, e embora 1 dia seja suficiente para ver o básico, Coimbra acomoda 2 dias tranquilamente! De lá peguei o trem para o Porto as 6 e pouco da tarde. A passagem custou 17 euros e a viagem durou pouco mais de 1 hora. Cheguei no Porto e até me acomodar na cidade, comer etc, já era tarde então nessa noite não fiz muita coisa. Já no dia seguinte fui passar o dia em Braga.

IMG_3998

Acordei bem cedinho já que a noite anterior não rendeu, e fiquei em Braga até o final da tarde. Tive então 3 dias e 3 noites no Porto, o que não foi suficiente para fazer tudo que eu queria. Talvez se tivesse 4 dias eu teria ficado mais satisfeita, mas sem dúvida o Porto merece mais do que isso. E por que? Porque a cidade além de linda e muito interessante, é perfeita para vários bate e voltas e seus arredores também merecem uma visita. A comida do Porto é uma das melhores do país, e só isso já seria motivo para me manter mais tempo lá, hahaha. Então recomendo pelo menos 4 dias inteiros no Porto para quem for e quiser aproveitar o cenário gastronomico da cidade!

IMG_4457

Dentro da cidades maiores, Lisboa e Porto, andamos de transporte público ou de taxi(uber foi mais barato que o convencional). Nas cidades menores como Coimbra, Sintra e Braga eu fiz quase tudo a pé, mas também peguei onibus.

Esse é um roteiro base ótimo para uma viagem de 9 dias no país e o melhor: não precisa ser feito de carro! Logico que com carro você poderá ver mais cidades, encaixar uma atração ou outra que não visitei, mas fazer de transporte público não prejudica a impressão que você terá do país isso eu garanto! Palavras de uma pessoa que voltou completamente encantada com Portugal!

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

14 comentários em “Roteiro de 9 dias em Portugal(e sem carro!)

  • Pingback: Cuba é o destino que mais cresce no Airbnb | 360meridianos

  • abril 1, 2016 a 9:31 pm
    Permalink

    Parabéns pela matéria de Portugal. Eu e meu marido gostariámos de ir até outubro deste ano.

    Tens idéia do custo para o casal de 62 e 54 anos, adorei o roteiro que fizeste com hotel e passeios este que tu fostes e mais alimentação tens uma idéia do valor para nós 2.

    Abraços e adoramos o teu Blog.

    Responder
    • abril 4, 2016 a 2:14 pm
      Permalink

      Marilia,
      Não sei exatamente quanto gastei. Mas acho que você pode colocar uma média de 25 euros por casal por refeição. Umas serão mais caras e outras menos mas é uma média. As entradas nas atrações em Portugal não são muito caras, no máximo 10 euros, mas fui a várias igrejas que cobraram 2 ou 3 euros. Hotel pode colocar 50 euros de diária, mas eu consegui pagar menos que isso em ótimos hoteis! O problema de falar em valores é que cada um prioriza uma coisa, e dependendo do que você prioriza esses valores podem ser bem diferentes. Se você faz questao de hotel 5 estrelas por exemplo, seu gasto será maior. Se voce quiser ir a restaurantes mais finos também. Entao depende muito do se tipo de viagem!Obrigada pela visita, fico feliz que goste de blog 🙂

      Responder
      • janeiro 13, 2017 a 1:36 pm
        Permalink

        Lili,
        Vc poderia nos informar os hoteis que ficou. Vou para lá com meu noivo em maio e estamos fechando hoteis e roteiro. Somos simples e nao queremos gastar tanto com hoteis. Obrigada,
        Thais

        Responder
  • setembro 10, 2016 a 6:15 pm
    Permalink

    Oi amei seu roteiro. Ano que vem vou comemorar meus 5.0 em Portugal, irei com minha irmã e queria fazer um bate-volta de trem a Madrid. Vou seguir seu roteiro, mas só quero ir a Fátima…será que fica complicado?
    Abraços! Seu Blog é muuuuuito bom!

    Responder
  • outubro 7, 2016 a 6:14 pm
    Permalink

    Oi, adorei o seu blog. Sou viciada em viagens. Estou planejando uma viagem para Portugal em 2017, mas tinha planejado fazer Porto, Fátima, Coimbra , Santarém e Lisboa. Gostaria de saber qual a melhor época? Tem alguma festa ou evento programado? Grata

    Responder
    • outubro 13, 2016 a 3:05 pm
      Permalink

      Heloísa, a festa de São João é muito grande em Portugal, principalmente no Porto. É em Junho. Mas Portugal é aquele tipo de país ótimo para visitar o ano inteiro! Veja a melhor época para você e vá sem medo.

      Responder
  • outubro 26, 2016 a 7:37 pm
    Permalink

    Adorei!!! ótimo seu blog, eu e meu marido pretendemos em junho/2017 ir a Portugal e Italia em ter que alugar um veiculo, em Portugal meu marido quer conhecer a cidade de Figueiró dos vinhos(sabe onde fica?) se conhece, é possível um bate e volta do Porto ou Lisboa.
    Gostaria muito que colocasse os hotéis que ficou, seria mais uma alternativa para quem esta pensando em ir a Portugal.
    grata bjs

    Responder
  • janeiro 20, 2017 a 6:18 pm
    Permalink

    Passarei 10 dias, no mês de maio, em Lisboa, com minha filha. Qual a sua sugestão para passeios bate-volta (sem carro)? Há alguma opção para Nazaré? Obrigada.

    Responder
    • janeiro 26, 2017 a 3:08 pm
      Permalink

      Lucia, Sintra é o bate e volta mais clássico de todos! Mas você pode ir a Obidos que também(de ônibus), Nazaré acho mais fácil de carro… Coimbra é uma opção mais corrida mas possível também de trem, e voltando no mesmo dia.

      Responder
  • março 5, 2017 a 1:02 am
    Permalink

    Lemos atentamente o itinerário, extremamente útil. Pretendemos ir no final de outubro/2017 faremos algumas inclusões devido a ficar mais dias. Se Deus permitir quando voltar usaremos este para ajudar outras pessoas a fazer o roteiro, ainda também contar nossa própria experiencia. DEIXAMOS NOSSO MUITO OBRIGADO, POR ENQUANTO.

    Responder
    • maio 10, 2017 a 2:44 pm
      Permalink

      Gilberto, imagina. Um prazer imenso ajudar e estimular pessoas a viajarem! Conta na volta como foi se puder.

      Responder
  • março 8, 2017 a 7:33 pm
    Permalink

    Eu queria viajar, em novembro, sou sozinha, nao dirijo e tenho 66, entao vou ficar num Airbnb em Lisboa, e fazer varios bate e volta, quero conhecer palacios, mosteiros, igrejas, praias e comer bem olhando a vista com rio, ja viajei pra California de mochilao, 17 dias, me recomenda um roteiro? se eu for, vou postar fotos e comentarios aqui.

    Responder
    • maio 10, 2017 a 2:36 pm
      Permalink

      Jeanete, muitos desses lugares onde fui da para fazer bate e volta a partir de Lisboa. Alcobaca eh uma opcao legal tb!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *