Uma viagem pode mudar a sua vida?

Todas as viagens são um aprendizado. Mas e quando você faz uma viagem que muda a tua vida completamente?

Uma viagem para um lugar, por mais frase de caminhão que possa parecer, é também uma viagem para dentro de nós. A gente está tão mergulhado na nossa vida, no nosso dia a dia, nas obrigações que temos na nossa rotina que as vezes é preciso sair dela para se enxergar direito.

E quando a gente se enxerga direito não tem como não nos transformarmos um pouco. No auge da minha experiência que não é tão vasta assim, alguns tipos de viagens são mais propensos a proporcionar isso que outros.

1)Viajar sozinha(o)- Sem dúvida nenhuma viagem proporciona tanto auto conhecimento. As decisões da viagem ficam 100% por sua conta e tudo que você fizer será totalmente sua responsabilidade. Desde se perder para achar o hotel até encontrar o restaurante mais legal da viagem! Essa sensação de empoderamento quando você faz algo bom para você ou a sensação de fracasso quando você vacila vai te ensinar mais que muita coisa na vida, afinal de contas a única culpada disso é você mesma!

7 comando beach

 

 

 

2)Viajar com amigos- Se você sempre viaja com seu namorado, namorada, marido etc já existe um esquema de viagem entre vocês. O mesmo para pessoas que tem aquele amigo ou amiga que viajam sempre juntos. Mas quando você resolve viajar com alguém pela primeira vez, mesmo que vocês se conheçam ha seculos, é um teste de fogo! E não é só um teste para a amizade, mas para você também. Você vai descobrir algumas coisas sobre a sua personalidade com essa experiência, pode acreditar. E quanto maior o grupo, mais coisas você vai aprender! Uma viagem mal sucedida com amigos pode causar danos na amizade tanto quanto uma bem sucedida pode estreitar laços. Dificilmente a amizade volta exatamente como foi.

IIEBB (9)

3)Conhecer uma cultura muito diferente da sua– O exótico está no olho de quem vê, fato. Mas também não dá para negar que mesmo implicando com esse termo “exótico” vários lugares têm muito a nos ensinar com suas diferenças. Você não só questiona aquilo que é novo para você, mas a sua própria cultura, seus hábitos, etc. Impossível não duvidar de algumas certezas e voltar um tiquinho diferente!

India criancas

4) Viajar para a sua cidade natal(quando você não mora lá, naturalmente)–  Depois de um tempo fora do seu ambiente é muito fácil identificar o bom e o ruim, enxergar tudo aquilo de fora, mesmo que por alguns minutos. É estranho como toda vez que vou ao Brasil sempre passo por alguma situação que me faz sentir uma forasteira. São momentos e logicamenete a maior parte do tempo eu me sinto em casa, pertencendo totalmente àquela situação mas o contrário também acontece. É inevitável enxergar o lugar, as pessoas que você conhece há anos e até mesmo “você do passado” e não repensar algumas coisas da vida.

convento-da-penha-vista-vitoria

5)Fazer uma viagem de meses ou anos- Essa eu não fiz ainda mas resolvi colocar na lista porque desconheço alguém que tenha voltado como foi de uma viagem longa. Primeiro que para fazer uma viagem assim você precisa se desconectar e desprender de algumas coisas.  De uma cama, de um chuveiro, de amigos antigos, etc. Tudo vai ser uma constante novidade. E novidade é bom, mas até que ponto? As vezes dá preguiça de começar algo novo. Sem falar na mala. Como fazer uma mala pequena para meses de viagem? Muita libertação envolvida. Depois que com muito tempo de viagem você vai ver muita coisa diferente, vai conhecer bastante gente e vai ter tempo demais para pensar na vida. Acho bem dificil voltar como foi.

Respondendo a pergunta incial, eu acho que sim; viagens podem mudar a nossa vida! O que vocês acham?

Me contem se fizeram uma viagem que mudou a de vocês também ou se tem algum item a acrescentar nessa lista!

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

7 comentários em “Uma viagem pode mudar a sua vida?

  • novembro 21, 2016 a 5:23 pm
    Permalink

    Lili, que texto legal! Você soube expressar exatamente o que eu sinto em relação ao poder que as viagens têm. Acho que viagem é uma grande chave para você conhecer alguém (e conhecer você mesmo!).
    Tenho amigos que não consigo viajar junto e outros que tornaram-se ainda mais próximos por causa de viagem. E para mim, namoro só vira namoro depois de uma viagem juntos! hahahahah

    Mil beijos

    Responder
    • novembro 22, 2016 a 11:34 am
      Permalink

      Fabi, as viagens tem esse poder mesmo. De transformar, de estreitar laços e de quebrar outros. Como viver sem?
      beijocas!

      Responder
  • novembro 22, 2016 a 8:03 pm
    Permalink

    Amei o texto… Vc conseguiu, mais uma vez, capturar a essência das experiencias vividas em casa situacao… Parabens!

    Responder
    • dezembro 7, 2016 a 11:14 am
      Permalink

      Ah, obrigada amore! beijoca!

      Responder
  • novembro 22, 2016 a 8:28 pm
    Permalink

    Adorei o post, Lili. E a reflexão de auto conhecimento. Fico no aguardo para ouvir as aventuras de uma viagem longa sua!

    Responder
    • dezembro 7, 2016 a 11:14 am
      Permalink

      Obrigada, Thais! Estou ansiosa para ter essa experiência!

      Responder
  • janeiro 23, 2017 a 3:04 am
    Permalink

    Acho que todas as viagens agregam algo para a vida, quanto mais diferente melhor. Quando vou a outros países, reflito mais sobre o Brasil, pontos negativos e positivos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *