Roteiro em Bali e Gili- 9 dias

Bali e as ilhas Gili costumam andar juntas no roteiro de muita gente que visita à Indonésia. Isso porque a conexão entre as duas é muito fácil e prática. Além disso,  enquanto Bali oferece cultura, transito e um cadinho de caos em meio à tranquilidade, as ilhas Gili oferecem um paraíso tropical perfeito, com praias lindas e aquele clima de férias eternas. Juntar esses dois tipos de férias é nada mais do que alcançar o nirvana para essa blogueira que vos escreve, e para muita muita gente que faz essa rota.

Os meus dias na Indonésia eram tão contados que eu diria que foi loucura ir com tão pouco tempo. Mas não me arrependo e curti muito! Aconteceu uma chatice no início da viagem e eu perdi um dia em Gili e uma noite em Bali. Coisas da vida. Como a vida me deu uns limões eu fiz logo uma limonada, e passei o dia que teria em Gili num hotel super bacana em Bali. O roteiro que vou colocar aqui embaixo foi o que eu fiz no final, e não o que programei.

Dia 1- Jimbaran(Bali)

Dia 2- Gili Meno

Dia 3- Gili Meno

Dia 4- Gili T

Dia 5- Gili T

Dia 6- Gili T/Ubub

Dia 7-Ubud(Bali)

Dia 8-Ubud- Padanbg Padang(Bali)

Dia 9- Padang Padang(Bali)

Quantidade de dias

Esse meu roteiro está ok para as Gilis, mas apertado para Bali. A minha intenção era aproveitar uma mega promoção aérea(que acabou sendo uma roubada) para curtir uma praia. Então Bali ficou em segundo plano, mas quero esclarecer que a ilha merece mais tempo do que dediquei a ela. O certo mesmo teria ser ficado uns 10 dias só em Bali e mais uns 6 em Gili. Mas fiz o que deu, e se for o seu casoesse também, não deixe de ir por isso.

Praias

Bali não é um local de praias paradisíacas do jeito que muita gente imagina. As praias são bonitas sim, mas as mais bonitas tem ondas enormes, e são praias para surf. O que não significa que você só vai ver praia com onda gigante ou feia. Não é o que estou dizendo. O que digo é que ir a Bali exclusivamente para pegar praia pode te deixar decepcionado, a não ser que seja para surfar. O grande tcham da ilha é sua vibe, sua atmosfera, seu clima que mistura tão bem o caos com a paz. Não é exatamente ir a praia que faz de Bali o que é. Das praias, fiquei hospedada em Jimbaran e Padang Padang, mas fui a Uluwatu também. Adorei todas, amei clima, os restaurantes, as pessoas que lá estavam, tudo. Fiquei com pena de ir embora de Padang Padang e quero voltar! Acho que é aquele balneário de surf que a gente tem nos sonhos. Um conselho que me deram e eu repasso: fuja de Kuta.

 

Como definir o roteiro

Primeira coisa que você precisa se perguntar quando for a Bali, principalmente com pouco tempo, é: quero férias cultura, praia, relax ou um pouco dos 3?  Se quer praia, concentre no sul da ilha. Fiquei em Jimbaran um diazinho, e o local tem ótimos hoteis, um clima gostoso e uma praia ok. Ja Padang Padang é linda, com a clima de praia de surfista que eu amo.  Uluwatu também e acho que vale super a pena passar pelo menos 2 noites por lá. No meu caso, concentrei o tempo maior em Ubud que seria a parte de cultura e relax, e apesar de não ter visto tanta coisa assim, deu para curtir bastante. E se você tiver pouco tempo em Bali, é o que recomendo também: fique mais tempo por lá pois é onde está aquela Bali dos sonhos, dos templos, dos campos de arroz, da vida lenta, da boa comida. Fiz um tourzinho de um dia quando vi os terraços de arroz, vários templos e no dia seguinte caminhei pela cidade de Ubud. Mas Ubud merece pelo menos uns 4 dias. Quem está só de passagem por Bali, com 2 ou 3 noites, deve escolher o sul por estar próximo ao aerporto ou perto de onde vai pegar seu barco. Bali tem um transito que você não pode ignorar na hora de definir seu roteiro. Quanto mais você puder evitar o horários de pico, melhor. Tente minimizar ficando os primeiros e ultimos dias próximo de onde você vai chegar e sair.

 

Mas e as Gilis?

As ilhas são 3: Gili Meno, Gili Trawangan e Gili Air. Cada uma delas tem sua característica, mas resumindo Meno é a super calma, Trawangan é a da festa(conhecida como Gili T porque niguém merece esse nome gigante) e a Air é aquela entre as duas, que é animada mas não muito. Escolhi ficar em Meno e Gili T porque Gili Meno é a mais lindona e paradisíaca, mas eu tamném queria festa. Depois falo melhor sobre as 3 e como escolher, mas acho que Gili T merecia uns 3 dias. Ela tem bastante estrutura, mas ainda assim não perdeu seus ares de paraíso.

Transporte entre Bali e Gili

Barco, naturalmente. O trajeto dura em média 2 horas, mas depende muito do barco que voce for pegar. São várias empresas que fazem o trajeto e no geral você não consegue sair de Bali para Gili depois das 14. O ideal é ir de manhã. Comprem direto com a empresa de barco se possível, e se quiser negociar o preço deixe para comprar quando estiver em Bali.

E vocês, já foram a Bali? Amaram como eu?

 

Quer reservar hotel em Bali?

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *