Figuras de viagem- Turquia

Como disse repetidas vezes durantes os posts da Turquia, ficamos numa região bem frequentada por ingleses. E sem dúvida alguma o lugar já é um pouco deles. Por isso uma das figuras de viagens foi uma família de Blackpool com quem dividimos o nosso jipe no safari.

Para quem não sabe, o povo de Blackpool  está para o inglês como o cearense e o bahiano estão para alguns de nós brasileiros. Há um grande preconceito com os ingleses do norte em geral. E sem dúvida eu me identifico demais com o inglês do norte, como me identifico com o brasileiro do nordeste, mesmo sem ser de lá. No geral, a idéia que se tem deles é um povo escrachado, sem educação, espalhafatoso e sobretudo pobre, no mínimo de espírito, sem cultura. Como todo tipo de conceito estúpido, esse e um modelo besta e só. Não que não exista esse tipo de gente no Norte, mas ele existe em qualquer lugar do mundo!  É um povo mais aberto, mais risonho, mais simpático e menos cheio de dedos que o londrino por exemplo. Rimos muito com eles! A gente que está acostumado com o inglês reservado e extra educado de Londres estranha, mas eles foram ótimos.  Eu acho que aquela familia representa muito bem o tipo de inglês que vai para lá. Um povo que ao mesmo tempo que quer se misturar, quer ter um pub para beber sua cerveja e um fish & chips para comer. Mas eles recebem bem as diferenças do povo turco e acham exótico estar ali. Eles vão todo santo ano há trocentos anos, e sempre ficam no mesmo hotel, comem nos mesmos restaurantes, e gostam de lá porque tem muito sol no verão e os preços não são nas alturas. Eu sou diferente disso, mas não considero que a minha maneira de viajar seja melhor, só diferente. Eles são super felizes com isso, e é  que importa! Há muitos ingleses que moram por lá há anos também, a maioria aposentado. Já em relação aos turcos que vimos, lembro muito bem do rapaz que nos vendeu os tours. Para mim ele representa muito bem o que os turcos da região são. Trabalham MUITO durante a temporada, porque depois some todo mundo e o dinheiro. Mas muito é muito mesmo. Todos os dias com 1 folga na semana quando sobra tempo. O normal mesmo é trabalhar sem meio dia de folga, pelo menos de maio até setembro. Eles são abertos, e querem ser vistos como os demais paises da Europa. Eles querem fazer uma Turquia pronta para receber uma outra cultura, sem se escandalizar com muita coisa. Portanto mesmo um país com predominância  muçulmana, dá para usar biquini brasileiro sem chocar(e sem exagerar também!não vamos de minifio dental…), roupas curtas, tudo normal. Ninguém te olha diferente, eles querem que você se sinta em casa. Achei isso diferente dos outros lugares muçulmanos que já fui!

*Esta é uma tag para falar um pouco sobre as pessoas que esbarramos pelas viagens da vida. Sou uma apaixonada por gente, e acho que  através delas a gente consegue conhecer um pouco da cultura, dos costumes e da vida do lugar visitado de uma maneira bem especial. Enxergar um lugar com quem é de lá é ver um pouco da essencia dele,  e é isso que vou tentar passar aqui!

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no “sobre” e escolha “sobre mim” na barra superior.

2 comentários em “Figuras de viagem- Turquia

  • setembro 22, 2012 a 8:16 am
    Permalink

    Estou procurando informação de como ir da Turquia para Israel por um meio menos dispendioso que os aviões. Você tem alguma dica para me dar?

    obrigado Luiz

    Responder
    • setembro 23, 2012 a 12:37 am
      Permalink

      Luiz, infelizmente não conheço Israel ainda… Mas acho que percorrer essas fronteiras por terra pode ser mais complicado do que parece. Se quer uma sugestão, coloque sua pergunta no Viaje na Viagem. Caso eles não saibam responder, colocarão sua pergunta no perguntódromo e assim outra pessoa pode te ajudar. Abs!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *