Essaouira- Bate e volta clássico de Marrakech

Essaouira é um bate e volta super comum de Marrakesh. A cidade foi um reduto hippie nos anos 60/70 e recebeu visitas ilustres do paz e amor como Jimi Hendrix e Rolling Stones. Esse é um passeio popular não só porque é perto, mas porque o transporte entre as duas cidades é excelente e não é necessário ir de carro ou pegar um tour para isso.

Sem contar que a atmosfera relaxada conquista qualquer um. Apesar de ser uma região de praia, a cidade não é exatamente um destino para pessoas que procuram ficar o dia inteiro tostando na praia, e mais de quem quer ter uma experiência marroquina sem a confusão de Marraquesh.

Lá venta MUITO, outro motivo que inibe a visita dos praieiros.

Diria que Agadir é um destino mil vezes mais popular para quem procura praia no Marrocos. O fato de ter uma Medina também faz com que Essaouria tenha um turismo independente de praia e sol. Não tem mil coisas para fazer lá, mas o clima relaxado da cidade faz o turista sentir um pouco do que o Marrocos é de verdade sem se preocupar nos mil carinhas tentando te vender bugingangas, sem as mobiletes quase te atropleando a cada 2 minutos, sem os cavalos da charretes praticamente fungando seu cangote, sem a poeirada de Marraquesh etc.

Chegamos as 10:30 e voltamos as 17:00.Foi o suficiente para caminhar pela cidade, para almoçar, caminhar pelo Souq mais tranquilo que vimos no Marrocos e ver a medina. O auge do dia não foi a praia, nem as mil gaivotas que cercam a região, nem a medina. Foi o almoço!

Na beira da marina tem um mercado de peixes bacana, e para a caiçara neta de pescador que viveu 24 anos a 2 passos de uma vila de pescadores foi uma delícia caminhar pelo mercado de peixes e ver todo aquele frisson. Até o fedor de peixe me faz bem, lembranças da infância talvez. E esses mesmos pescadores montam suas barraquinhas onde você escolhe o peixe e mariscos frescos e eles fazem na churrasqueira na hora para você.

Por 26 libras nós dois comemos 1 seabass enorme, uma porção de camarão(que estava divino), uma porção de lula, uma porção de lagostinha e um caranguejo dos grandões, 2 refris e salada. Muito barato! Estava tudo deliciosamente fresco, mas o caranguejo no grill não tem como cozinhar 100% e esta é minha única ressalva. Eu comeria mais até. Estava super gostoso! E qualquer guia faz coro comigo e diz que é imperdível para quem gosta de peixes e frutos do mar.

Como nada é perfeito lá foi o único lugar que as pessoas te perturbam. Não coseguimos andar sem que pelo menos 15 homens tentassem nos puxar para a barraquinha deles. A verdade é que é tudo a mesma coisa, então vá com o vendedor que mais te agradou, ou que fizer o melhor preço.

Essaouira também foi um lugar onde achei bacana comprar no Souq. Como disse, a tranquilidade foi algo que ainda não tinhamos visto na hora da compra no Marrocos até chegarmos lá. Consegui comprar as coisas que mais queria, compras clássicas no Marrocos: 2 bolsas de couro e um set de chá típico do país. O preço foi super bacana e a negociação existiu, lógico, mas tudo na maior calma e paciência, pelo mesmo preço que teria pago em Marraquesh.

Então se você tem um dia sobrando em Marraquesh e quer um bate e volta tranquilo, barato e autêntico, Essaouira é ser lugar!

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

3 comentários em “Essaouira- Bate e volta clássico de Marrakech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.