Exposição em Londres-Hollywood costume no V&A

Gente, este será um post que talvez não tenha toda a utilidade que deveria pois a exposição acaba dia 27 de janeiro. Mas preciso dividir com vocês a minha emoção, por favor me perdoem.

Fui à exposição de figurinos de filmes hollywoodianos no museu Victoria and Albert hoje a tarde. Para começo de conversa, o V&A é um dos meus museus favoritos na cidade. Ele é museu que tem um pouco de tudo e por isso mesmo costuma agradar até aqueles que detestam museu. Não é o meu caso. Ele tem um longo namoro com a moda, que é uma outra paixão da minha vida, e por isso amo tanto!

photo(34)

Muita gente não sabe mas já cheguei a estudar moda, fiz 2 cursos numa faculdade excelente aqui, e fiz vários trabalhos voluntários na área também. Mas a área que sempre me encantou foi figurino. Um dos meus sonhos impossíveis sempre foi trabalhar com isso. Então essa exposição foi feita para mim.

Chegar lá e ver ícones de figurinos como o pretinho básico de Breakfast at Tiffany’s , o branquinho básico do Pecado mora ao lado , o vestido de veludo verde da Scarlet Ohara, o figurino do Chapin em O circo(que acabou se tornando o figurino dele eterno) e tantos outros, foi demais para o meu coração. Eu não sabia para o que olhar, não sabia o que fazer, fiquei tonta,rs. São 4 salas de figurinos, tudo muito explicadinho! E algumas coisas muito interessantes, como o modelo de roupa que atores precisam usar para darem vida a personagens “virtuais” como o Smeagol, ou para melhorarem os movimentos de desenhos animados, etc. com direito a vídeo mostrando como funciona.

photo(33)

Até o Darth Vader está lá! Eles deixam bem claro a importância dos figurinos e explicam que nada que aparece num filme é por acaso. Tudo foi muito bem pensado.Também explicam a dificuldade que cada tipo de filme pode trazer, como o filme mudo, que não trasmite as texturas, e o preto e branco que deve exagerar exatamente nas texturas para criar algum contraste. E até mesmo os modernos, onde a maior dificuldade e o maior sucesso do figurinista pode ser apagar o figurino ao invés de fazê-lo aparecer.  A explicação da designer da família Adams teve uma sacada fantástica, que foi colocar a roupa deles sombria mas impecável, dando a idéia que eles eram tão elegantes que os malucos e errados da história eram os espectadores e não eles.Tem até uma entrevista com a famosa Edith Head, que serviu de inspiração para a personagem Edna de Os Incríveis. Foi bacana conhecer nomes antigos que nunca tinha ouvido até então, como do designer Adrian, que foi o mestre de muitos filmes super conhecidos e era o queridinho de Greta Garbo, Katharine Hepburn, por exemplo.

O único fail deles, e este é um fail muito grande, foi o tempo disponível para ver a exibição. Eu comprei o último horário, mas pelo que entendi, eles só dão um espaço de 1 hora para todo mundo. Até porque se todos chegarem na mesma hora não dá para andar! Então os ingressos são divididos por horário. Mas acontece que se você, como eu, quer ler tudo, ver cada detalhe, uma hora não é nem de longe o suficiente. Fiquei muito p da vida quando faltando 10 minutos para fechar o segurança apressou todo mundo dizendo que ainda passaríamos por 2 galerias antes de irmos. Não deu tempo de ver essas 2 galerias como gostaria. Acho um absurdo mesmo! Por que não dar mais tempo? Que cobrem mais caro, mas que ofereçam o  tempo necessário para ver tudo que a exposição oferece! No final das contas todo mundo enrolou e quase ignorou o pedido dele e acabamos ganhando 15 minutos nessa brincadeira. Mesmo assim, saí completamente apaixonada pela exposição, acho que vou sonhar com ela,rs. Aquilo foi a junção perfeita do sonho de menina(brincar de Barbie feelings), com o lado fashion que eu amo tanto e o cultural que também adoro. Um arraso!

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

3 comentários em “Exposição em Londres-Hollywood costume no V&A

  • janeiro 10, 2013 a 3:29 pm
    Permalink

    li alguns posts e todos que eu li gostei bastante. ler blog de pessoas conhecidas, é muito mais interessante. bjs!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.