Backwaters do Kerala- a experiência

O estado do Kerala tem muitas atrações interessantes. Mas nada se compara a suas backwaters, que são uma parte do rio sem corrente, mas não é um braço de rio como um igarapé, por exemplo, que é de mata fechada  e raso. Algo tão único que não encontrei tradução em português. Quem souber, conta para mim nos comentários, por favor!
backwatersvegetacao
As backwaters do Kerala são muito especiais por ter um ecosistema único, que além de ter  agua de rio possui também água de mar. Mas na verdade o interesse do turismo não vem daí. É que o lugar é realmente lindíssmo. E passar um dia num barco observando a vida da população ribeirinha é um passeio que não deve faltar numa visita à India. E nem na bucket list de qualquer viajante!
backwatersunset
Eu li muitas opiniões diferentes antes de chegar lá a respeito da tal casa barco. Apesar da grande maioria ser positiva, algumas pessoas julgavam o passeio na casa barco muito entendiante. E aí que a escolha certa do roteiro pode levantar ou acabar com algumas partes de qualquer viagem. Eu amei, completamente, e acho que foi uma das experiências mais incríveis da minha vida de viajante ficar num barco só para mim e o marido com toda a mordomia, e observando a calmaria da região.
backwaterspovo
E como a vida pode ser feliz sendo realmente simples. Sim, do alto do meu barco caro eu vi um montão de gente sendo feliz acordando cedo para lavar roupa no rio, tomar banho, lavar louça,enquanto esperava o barco buscar a filha para ir a escola, vendendo comida na loja/barco, etc.
backwatersgente
Mostrando que apesar da mordomia ser uma delícia ninguém precisa dela para ser feliz.  De novo, a calma e o silêncio como atração principal. Ver o sol nascer e se por, e presenciar uma lua cheia só para mim e o marido foi demais. Eu tenho certeza que amaria a experiência qualquer que fosse meu roteiro, mas sem dúvida a experiência teve um sabor duplamente especial porque tudo que tinhamos visto até aquele momento não parecia em nada com aquilo.
backwaters do kerala lua
Vimos coisas lindas sim, mas nada com aquela leveza. E lógico que saboreamos mais sabendo que na verdade, aquilo não era só um lugar calmo e silencioso, aquilo lá era quase um milagre. Fora o descanso merecido, foi bacana ver como funciona a vida da população ribeirinha.
backwaters do kerala
E como a gente precisa parar de reclamar da vida. As pessoas vivem como na roça: acordam cedo, plantam, e comem  o que colhem, mas ainda dependem de muita coisa que chega de barco, o que encareçe os produtos e faz tudo dicar mais dificil e demorado.
backwatersvendedor
Mas ninguém parece se preocupar muito. A vida segue lenta e feliz. O que mais me chamou atenção foi a quantidade de escolas ribeirinhas. Muitas, muitas mesmo. E o barco/onibus escolar  passa para buscar e levar de volta a criançada. Aliás, notei que existem outros barcos públicos e pontos de barco espalhados pelas backwaters.  Achei incrível a preocupação com a educação.
backwaters do kerala meninas
E muitas igrejas também, que de acordo com as pessoas com quem conversei, são as responsáveis por muitas das escolas. Um dia no barco foi o suficiente para observar um pouco do que é a vida na região. Há opte se hospedar em alguma casa de família ao invés de passar um dia na casa barco, e há quem faça os dois. Também existem muitos passeios bate e volta de barcos.
backwaters do kerala igreja
Não importa qual seja a escolha, eu acho que visitar as backwaters deve ser um programa obrigatório para quem visita o Kerala.Acho que teria sido legal ficar na casa de alguma família também como complemento principalmente para poder caminhar mais pela região. Mas se tivesse que escolher uma opção só, seria o barco, como de fato foi.
backwaters2
Pois tivemos outras oportunidades de ficar em casa de família no Kerala e conversar com povo etc. E apesar de considerarmos essa interação indispensável em qualquer viagem, a India é um país super populoso onde o estrangeiro é constantemente observado e vira atração por onde passa. E na casa barco tivemos a chance de só observar, sem virar atração ou ter o nosso espaço invadido em momento algum.
backwaters1
No próximo post vou falar melhor sobre o barco em si, e darei dicas de como escolher o seu, preços , etc.
ps: normalmente, já coloco muitas fotos nos posts, mas nesses da India sei que estou exagerando. Achei que seria melhor abusar na quantidade de fotos pois como é muito difícil explicar o país, nada melhor que uma foto para passar a mensagem.
Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

Um comentário em “Backwaters do Kerala- a experiência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *