Escócia- Ilha de Skye e Highlands

Hoje é dia de relembrar um lugar lindo, não muito longe daqui e que eu adoro, Escócia!

Edimburgo é muito muito legal mas hoje quero falar do que a Escócia tem de melhor: whisky paisagens arrebatadoras!

IMG_8611

Por isso mesmo, apesar de já te ido a Edimburgo antes e ter feito um passeio de um dia pelas Highlands, eu acho que só vi o que é a Escócia realmente quando fiz uma viagem de 4 dias para a ilha de Skye e Highlands.

Fiz um tour pelo Macbackpackers, que é uma empresa especializada em tours para “jovens”, com roteiros mais aventureiros e econômicos. Uma amiga tinha feito esse tour anos antes de mim e o marido dela antes ainda de nós  duas e a nossa experiência foi bem parecida, o que me faz crer que a empresa tem um padrão que se mantém há anos e assim será.Tivemos azar com o guia, que era meio grosseirão, mas isso não atraplhou nossa viagem porque o grupo era muito legal.

IMG_8836

Fomos eu e minha mãe em pleno auge do inverno escocês, em um dos piores invernos da história do país. Uma semana antes todas as estradas estavam fechadas e tivemos muita sorte de não ter a nossa viagem cancelada! Muita gente pergunta se valeu a pena encarar todo aquele frio, e eu prefiro responder essa pergunta com imagens.

O campo onde aconteceu a Batalha de Culloden não seria tão fotogênico se não fosse a neve.

IMG_8520
Quantas cachoeiras eu já tinha visto na vida antes? Milhares. E cachoeira parcialmente congelada? Era a primeira vez!

cachoeira congelada

Provar um bom whisky na destilaria teve um sabor ainda mais especial naquele frio(perceba a quantidade de neve lá fora!)

whisky

Ver os gringos pagando mico compravando que o lago Ness mantem a mesma temperatura o ano todo independente do frio escocês.

Lago ness

E ver o desespero do coreano ao perceber que uma galera topou a loucura de entrar na agua do lago e ele ia ficar de fora pois não tinha sunga, mas mesmo assim foi de cueca. Tem preço isso? Momento mastercard que não teria o mesmo impacto no verão, hahaha.

Lago Ness

Ver uma cachoeira por metro quadrado, tem preço? Não!

cachoeira fada

Ver um arco íris E cachoeira!

arco iris

Não satisfeita, a Escócia ainda me mostra uma cachoeira que cai no mar.

cachoeira e mar

Se fosse verão não teria ouvido o barulhinho das laminas de gelo do lago se chocando umas nas outras

skye

E também não teria quase matado minha mãe ao fazê-la, aos 57 anos, escalar uma montanha sem sapato próprio, com o caminho estreito e lotado de neve, atravessando várias cachoeiras, naquele frio. Mas ela também não teria me agradecido pelo passeio lindo depois de quase me matar por tê-la feito passar por aquilo.

ilha de skye e highalands

Ela também não teria adquirido o status de mãe mais legal entre as meninas do tour se não tivesse encarado a aventura, tadinha.

Tentando disfarçar o pânico lha de Skye e Highlands
A cara do pânico

Se fosse no verão também não teria o toque final dessa foto, as montanhas com o topo cobertos de gelo.

IMG_8776 lha de Skye e Highlands

E provalvelmente não teria esse fog dramático. E de novo, o coreano em pânico para ter a melhor foto/melhor momento, que acabou fazendo a minha foto mais interessante.

 

highlands fog lha de Skye e Highlands

Será que está respondido? Sim vale MUITO a pena ir a Escócia em qualquer época do ano!

O país é lindo e merece uma visita em cada estação do ano! Faz frio no inverno? Muito! Mas isso deve te impedir de conhecer o país? Jamais. Com um pouquinho de planejamento e roupas adequadas a Escócia no inverno pode ser inclusive um programão.

 

*Toda quinta vamos publicar fotos e escrever sobre viagens do passado, numa referencia ao famoso hashgtag #throwbackthursday usado nas redes sociais para identificar uma foto do passado. A intenção dessa série de posts não é necessariamente dar dicas práticas, pois por serem antigas elas podem estar fora do contexto atual do local. A idéia é inspirar com fotos e lembranças de lugares incríveis!

 

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

16 comentários em “Escócia- Ilha de Skye e Highlands

  • dezembro 26, 2013 a 9:59 pm
    Permalink

    Ai que saudade desses dias, foram deliciosos, apesar daquele guia escocês “pernostico”,rs

    Responder
    • dezembro 27, 2013 a 6:45 pm
      Permalink

      Que bom que gostou! Foi a maneira que encontrei de contar um pouco sobre as viagens antigas que a gente gostou sem correr o risco de dar dica furada 🙂

      Responder
  • dezembro 27, 2013 a 6:35 pm
    Permalink

    =O
    Mujer, que coisa mais incrível. As fotos parecem de mentira. Sério.
    Ai, como faz pra ter tempo (e $$$) pra explorar tudo o que nosso Reino Unido tem a oferecer, hein? 🙁
    Me espera em 2015 pra gente fazer essa viagem?? =D
    Luv u.
    Beijobeijo

    Responder
    • dezembro 27, 2013 a 6:48 pm
      Permalink

      Topo sempre voltar a Escócia!! Marcado! Lindo demais ne? Se com essa câmera velha e chumbrega já saiu isso, imagina com a minha câmera nova, como não serão as fotos? O cenário é muito fotogênico! Vcs vão amar 🙂

      Responder
  • Maio 8, 2014 a 2:03 pm
    Permalink

    Olá Liliana!
    Tudo bem?
    Estou indo à Escócia em setembro e comprei o deslocamento entre Edimburgh e Inverness pela empresa de ônibus megabus. Você conhece essa empresa?
    Obrigada!
    Mariana

    Responder
    • Maio 8, 2014 a 2:26 pm
      Permalink

      Mariana,
      Já usei vaaarias vezes e desde que a distância seja curta, eles são bons. O megabus é tipo uma Ryanair de ônibus. Eles tem ótimos preços quando comprado com antecedência, mas a cadeira não mexe, por exemplo. Como os ônibus daqui em geral são super desconfortáveis, eu não vejo muita diferença entre o megabus e o National express, que seria a versão mais cara dele. Só não arrisco muitas horas( mas já fiz isso). 4 horas é o meu maximo nos ônibus europeus em geral. A distancia e entre Edimburgo e Inverness é tranquila eu pelo menos encararia numa ótima 😉

      Responder
  • Maio 30, 2014 a 12:50 am
    Permalink

    Oi Liliana,
    estou programando uma viagem para a Inglaterra e Escócia no começo de janeiro, mas tem muita gente me colocando medo..

    Responder
    • Maio 30, 2014 a 6:39 am
      Permalink

      Desiree, as duas vezes que fui a Escócia era Janeiro e não deixei de curtir em nenhuma das vezes. Mas é uma viagem diferente e que se vc não estiver preparada pode ser ruim, tanto psicologicamente quanto em relação à roupas. Mas como disse no post, eu não deixaria de maneira alguma se só pudesse ir em janeiro! O inverno tb tem sua beleza. Mas tenha um plano B caso o clima esteja muito ruim e tenha consciência que isso pode atrapalhar. Na primeira vez que fui não consegui curtir tanto as highlands pq o tempo estava péssimo, mas curti bastante Edimburgo. Abs

      Responder
  • Maio 31, 2014 a 2:07 am
    Permalink

    Desiree, acho que você vai para a Espanha…

    Responder
  • outubro 16, 2014 a 12:02 pm
    Permalink

    Nossa, que interessante! Acabei de descobrir o seu blog e adivinha pra onde eu vou no final dste mes comemorar o meu aniversario? Para a Escociaaaa! Woohooo! Obrigada pelas dicas! AMEI! <3
    Carolina Ojeda

    Responder
    • agosto 22, 2016 a 10:15 pm
      Permalink

      Silvia, algumas agencias de turismo fazem o passeio para as highlands de um dia saindo de Edimburgo sim. Mas para a ilha de Skye não.

      Responder
  • dezembro 2, 2016 a 2:47 pm
    Permalink

    Olá,

    Fiquei MUITO aliviada de ler alguém dizendo que é de boa ir pra Escócia em janeiro. Você poderia me dar mais algumas dicas?

    Como vou estar sozinha, vi que você fez com uma excursão. É tranquilo se eu viajar sozinha? Tenho só 21 anos. Eles fazem livre o mês de janeiro todo?

    Você acha que uma semana é suficiente? Estou pensando em ir na segunda semana de janeiro.

    Muito obrigada!

    Beijinhos

    Joana B.

    Responder
    • dezembro 7, 2016 a 11:19 am
      Permalink

      Joana, é bem frio nessa época e este ano está fazendo mais frio que o normal. Mas eu não acho que o inverno atrapalha nada, você só vai fazer uma viagem bem diferente do que faria se fosse verão. Leve as roupas adequadas e seja feliz. Uma semana é um tempo ótimo . Eu fui com o mac backpackers e eles tem tours o ano todo. Você vai amar, o país é lindo! beijocas

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *