Feiras natalinas no centro de Londres
Demoramos para descobrir os mercados de Natal europeus, mas desde que fomos ao primeiro, amamos e não perdemos. Lógico que nada se compara a uma tradicional feira de Natal alemã, mas os mercados natalinos de Londres tem crescido e cada ano surgem novos mercados, todos sempre com alguma referência aos mercados de Natal mais tradicionais. Os dois mercados natalinos centrais de Londres, e consequentemente os mais conhecidos, são o Winter Wonderland e mercado de South Bank. Este ano conheci a Winter Wonderland e fiquei impressionada.
Fugia do Winter Wonderland por achar que o local estaria sempre muito cheio por ter bastante atração para família. Este ano acabei indo lá por acaso, e bom, eu estava certa, a feira é insuportavelmente cheia, tudo muito “over the top” e exagerado para o que eu gosto de uma feira de Natal. Mas não dá para negar que pelo seu tamanho e quantidade de atrações ela por si só já virou um motivo para visitar Londres nessa época do ano. Certamente muitas famílias do inteiror do país vem unicamente para visitar esse mercado natalino.
Com um parque de diversão bem bacana, área reservada para comida/bebida tradicional dessa época natalina, karaokê, pista de patinação no gelo, barraquinhas de ornamentos natalinos, circo, terra do Papai Noel, Magical ice Kingdom,e de quebra ainda o visual lindo do Hyde Park, essa feira tem tudo e mais um pouco para entreter uma família por um final de semana inteiro.
Em contrapartida, como eu gosto mesmo é das feiras para passear sem hora, tomar “mulled wine”, comer salsicha alemã e comprar enfeites natalinos, o outro mercado central da cidade, o de South Bank, me agrada mais, e sem a confusão de gente do Winter Wonderland.
Ele também é cheio, mas diferente, pois tem um apelo mais adulto. Sem contar que o mercado se estende ao longo do Tâmisa enquanto o Winter Wonderland fica concentrado num local só. Andar por South Bank por si só já é uma bela atração, andar por lá numa feira natalina então, melhor ainda!
Além das barracas que se espera encontrar numa feira natalina, em South Bank você também encontra barracas fora do tema, vendendo pratos marroquinos, brincos, etc. South Bank é mais “meu número” e permanece o meu preferido, apesar da extravagância da Winter Wonderland. Escolhas são muito pessoais e apesar de ter o meu favorito não me atrevo a dizer qual é o melhor, pois isso vai muito de cada um!
E mesmo não tendo adorado a confusão de gente do Winter Wonderland, confesso que fiquei morrendo de vontade de voltar durante a semana para conseguir curtir a feira melhor e mais vazia, talvez ainda volte. A entrada das duas feiras é gratuita, mas tenha em mente que qualquer coisa extra é paga, como patinação no gelo,etc. E principalmente na Winter Wonderland, os ingressos devem ser comprados antecipadamente se possível. Uma coisa é certa, não importa qual escolha, essas são as duas feiras de Natal mais tradicionais de Londres e ambas merecem a visita!g




Qdo eu passei o natal ai vc ainda não conhecia essas feiras né?!?!? poxa…queria ter ido, deve ser muito legal, bjs
Não, você precisa voltar, mama. Muita coisa nova para fazer com voce.
2015 é o ano, se Deus quiser, vou me preparar!
Ei Lili, tudo bom?
Estou com uma dúvida sobre Londres no Natal. Estou começando um mestrado em Portugal agora em setembro e dia 20 de dezembro começa o recesso de final de ano. Minha família vai ir passear pela Europa a partir do dia 27 de dezembro. Eu pensei em ir para Londres um pouco antes, no dia 22, para aproveitar mais a cidade e conhecê-la na época do Natal. Já sei que vai estar muito frio, mas minha dúvida é se vale a pena? Pergunto porque vou acabar passando o natal sozinha, então queria saber se a cidade vai estar animada ou se as coisas fecham no período?
No mais, se você estiver por aí na época, vamos marcar uma cervejinha num pub!
bjs
Luíza, antes do Natal as pessoas só falam e pensam nisso. É como o nosso carnaval e reveillon. A cidade fica em função do Natal. Por isso mesmo, nos dias do Natal a cidade morre. Não tem trasnporte publico nenhum dia 25 e tudo funciona meio capenga de 24 à 26. Eu não acho que é a melhor época do ano para vir. Mas tudo tem dois lados. Tenta fazer tudo de museu, igreja, essas coisas até dia 24. Mas no dia 25 você terá a oportunidade de ver pontos turisticos totalmente vazios, do lado externo pelo menos porque tudo fecha. Mas deve ser uma sensação legal não ver uma viva alma em torno do Big Ben, London Eye, Tower Bridge, etc. Isso se você ficar no centro, lógico. Caso contrário, prepare-se para ficar em volta do seu hotel porque nada funciona mesmo. Eu provavelmente não estarei aqui, uma pena. Mas se vier avisa pq ainda não comprei as passagens!
Ahh, esse era meu medo. Meu hotel não é tão perto do centro assim, para fazer as coisas caminhando. Acho que vou reconsiderar esse plano e deixar para passar uma semana em Londres quando a cidade estiver mais “viva”.
De qualquer forma, estarei aí de 27 a 30 de dezembro. Então, se você não comprar as passagens, podemos tentar encontrar sim! Se não, marcamos em outra data, com certeza irei passar uns dias em Londres…
Luiza,
hotel longe do centro nao é a melhor opção mesmo. Isso porque mesmo nos dias normais muitas linhas de metro param de funcionar e de trem também. Então mesmo de 27 à 30, tenta escolher um hotel central ou que tenha mais de uma linha de metro passando perto, vários onibus e tal. Porque é certeza que nem tudo funciona 100%! Se ficar por aqui eu te falo sim.
bjs
Pingback: Mercados de rua em Londres- um mini guia com os principais | Catálogo de viagens
Boa noite, gostaria de saber como posso vender artesanato neste mercado.
obrigado
Laura, realmente não sei como funciona. Só procurando no proprio site dos mercados!
Pingback: A pegadinha do Natal em Londres | 360meridianos
Pingback: Natal em Londres- Tradições e fatos natalinos no Reino Unido - Catálogo de viagens