Sabang e uma das 7 maravilhas naturais do mundo

Sabang está a 50 km de Puerto Princesa, e pela proximidade a maioria das pessoas prefere fazer um bate e volta para conhecer o Rio subterraneo ao invés de ficar em Sabang. Foi o que nós fizemos também. A principio eu queria fugir de Puerto Princesa e ficar em Sabang, o que teria sido uma ótima ideia se a logistica ajudasse. Para seguir de Sabang para o norte da ilha, onde estão as praias mais bonitas, é preciso voltar a Puerto Princesa, e logo ter mais tempo disponível. Além disso, para visitar o rio é preciso comprar um ingresso, e obter uma permissão. O ingresso é disputadíssimo pois o número de pessoas que podem visitar o rio por dia é limitado e não há opção de compra online, por isso muita gente opta pelos tours. A maioria deles sai de Puerto Princesa, e por todos esses motivos decidimos ficar lá. Para comprar o ingresso e ter essa permissão é preciso ir a um escritório de turismo em Puerto Princesa, ficar na fila, levar os documentos e rezar para conseguir. Já sabia da dificuldade, então resolvemos ir com um tour. Li que em Sabang também é possível comprar o ingresso para o rio um dia antes, mas acho melhor se informar para não perder a viagem.

praia Puerto Princesa

Apesar de estar a apenas 50 km de Puerto Princesa, o caminho não dura 50 minutos, essa lógica de 1 km por minuto não funciona muito na Asia. Demora por volta de uma hora e meia. Como há uma procura muito grande e o numero de acessos é bem limitado, os tours saem super cedo. O nosso saiu as 6 da manhã. Chegando lá você pega um barco na marina, cada barco cabe 6 pessoas e por isso o guia pede para ficarmos juntos e espertos para não perdermos a nossa vez. Depois de meia hora no barco, é preciso atravessar uma mata(com caminho de madeira tranquilo para caminhar) e chega-se ao ponto de entrada do rio. O rio subterrâneo de Sabang tem 8.2 km mas somente 4 são navegáveis.

rio subterraneo

Ele era conhecido como o rio subterrâneo mais longo do mundo até 2007, quando foi descoberto um rio mais extenso no México. O passeio pelo rio é num barco a remo , e o guia do tour não vai com grupo,somente um guia do próprio rio subterrâneo que é também quem leva o barco.

entrada do rio subterraneo

Com o rio é naturalmente numa caverna, não há luz, e a pessoa que vai no primeiro lugar do barco é quem segura a laterna e ouve as instruções de para onde aponta-la durante as explicações do guia. Pensem num lugar cheio de morcegos. Agora tripliquem. Pois lá tem o dobro. É uma morcegada sem fim. Esses pontinhos marrons na foto abaixo são nada mais, nada menos do que morcegos. Muitos deles!

morcegos rio subterraneo

E eu morro de medo deles, mas por algum razão desconhecida não tive o menor medo lá. Na hora que entramos na caverna éramos o unico barco no local. Só no final do passeio, que dura 45 minutos em média, apareceram mais barcos.

undergroung river sabang

Quando saimos do rio tinha bastante gente, então achei que valeu a pena chegar cedo para ter a sensação da caverna só nossa. Essa atração foi uma das mais inusitadas que já vi na vida. Não a mais linda, mas se você pensar que dentro de uma montanha passa um rio enorme como aquele, com tanta vida, é impressionante.

Barco rio Subterraneo

Vimos algo parecido na Grécia, eu contei um pouco aqui. Depois de lá, pegamos nosso barco de volta, fomos para a praia de Sabang e almoçamos em frente a praia. A comida estava ótima, e o cenário é lindo. A praia de Sabang não tem aquele mar escandalosamente azul como as praias próximas a El Nido, mas tem um mar de coqueiros, é extensa se comparada às praias que vimos por lá, achei bem bonita.

Sabang beach (2)

E de lá o guia nos ofereceu um passeio numa tirolesa por uma valor extra assustador: 550 pesos por pessoa! Pagar isso tudo, para irmos de barriga cheia para uma tirolesa não me pareceu uma boa ideia. Pelas fotos que vi, a vista da tirolesa é linda, ela é bem alta e longa, mas ninguém do grupo quis então voltamos para o hotel cedo. Antes das 2 já estavamos de volta. O passeio todo durou em média 8 horas, sendo 45 minutos dentro do barco no rio. Custou 1500 pesos(33 dólares) por pessoa mais uma taxa de preservação de 20 pesos  por pessoa pelo que lembro. Valeu ter ficado nessa cidade chata por esse passeio, sem dúvida. Mas se tivesse tempo suficiente teria ficado em Sabang, que me pareceu uma vila fofa.

Sabang sunrise

Vale lembrar que mesmo reservando o passeio pode ser que ele não aconteça. As vezes a corrente do rio esta muito forte e eles não autorizam a entrada de ninguém, portanto se ver o rio subterraneo é imprescindível para você, tenha mais que um dia disponível para o passeio. E lembre-se de não contar com o dia de chegada na ilha, que geralmente serve para se acomodar e reservar o tour. Tivemos uma chateação danada com a agência que nos vendeu o tour. Primeiro como só reservamos o tour no dia anterior ao passeio, precisamos ir com o rapaz da agencia de viagem ao tal escritório de turismo da provincia. Com mais tempo isso não é necessário e eles fazem tudo para você. Não vi nenhum turista lá, o que me faz crer que as agencias tem preferencia nesses ingressos, fazendo tudo esgotar rápido. Aí começaram as chateações com a agência. Eles não nos avisaram que teriamos que ir, e para mim o ponto de pagar um tour é exatamente não me preoucpar com nada, só pagar e ir no passeio. No final das contas eles ainda quiseram nos fazer pagar o tuktuk até o local mas nos recusamos. Isso porque vimos quanto o motorista cobrou na ida- 15 pesos, e eles queriam cobrar 50 cada perna, absurdo! Combinamos pagar em cartão diretamente ao hotel quando fechassemos a conta do quarto, que foi quem contactou a agencia para nós, e eles concordaram. Voltando do escritório, o cara queria nos fazer pagar e EM DINHEIRO. Explicamos que queriamos pagar tudo junto conforme combinado, ele choramingou mas aceitou. Mas imediatamente logo após voltarmos do passeio ele disse novamente que teriamos que pagar naquela hora e em dinheiro. Depois disse que se quisessemos pagar em cartão ele cobraria uma porcetagem. Daí pra frente eu nem falei mais com ele, falamos diratemente com o hotel, que foi otimo conosco e resolve tudo da melhor forma. Pagar porcetagem, ir com ele ao escritorio, nada disso seria problema se combinado previamente. Portanto eu detestei a agencia e não recomendo, o nome deles é 3 B’s.

Sabang beach

Para quem quiser se aventurar e fazer o passeio por conta própria(o que é possível), recomendo entrar em contato com o governo de Puerto Princesa para ter mais informações e ficar de olho no booking status no site oficial do rio subterrâneo.

Quer ir além de uma das 7 maravilhas naturais do mundo e ver o resto das Filipinas? Então clique aqui para ver os outros posts sobre o país.

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

Um comentário em “Sabang e uma das 7 maravilhas naturais do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.