Palácio de Blenheim em Cotswold

O palácio de Blenheim foi criado para ser dado de presente ao Duke de Marlborough pela vitória em cima dos franceses na batalha de Blenheim em 1704. Mas não é este o duke o habitante mais famoso do palácio. Sir Winston Churchill, que nasceu e viveu ali por bastante tempo, é o membro célebre da família. Muita gente conhece o castelo por isso. Mas confesso que descobri ao chegar lá. Eu e minhas amigas escolhemos o castelo para passarmos o Sábado deste feriado porque achei interessante, próximo à Londres(logo, perfeito para um bate e volta), bonito e grande o suficiente para ocupar pelo menos metade do nosso dia.

Palácio de Blenheim

Antes das minhas pesquisas, nunca tinha ouvido falar nesse castelo. Talvez porque por muito tempo subestimei o interior da Inglaterra. O clima aqui não ajuda muito a programar uma viagem, nem os preços e o fato de morar por tanto tempo no UK me deixou com aquela sensação que poderia deixar para depois. No inicio da minha vida aqui acabei conhecendo a grande maioria das cidades mais famosas e depois perdi o interesse. Mas o clima e o preço não são motivos para desanimar, afinal de contas a Inglaterra está recheada de cidades lindas, a grande maioria com uma estrutura maravilhosa para receber o turista e como a ilha é pequena não é preciso percorrer milhões de km para ver bastante coisa. Esse ano a regra é voltar a explorar o país, inclusive voltar à cidades já visitadas, então aguardem muitos posts sobre. Voltemos ao Palácio.

Palácio de Blenheim rua

Ele se divide em 4 partes, os quartos, os jardins, o parque e o labirinto com a miniatura da vila histórica de Woodstock. O interior do Palácio me surpreendeu bastante! Além de ter uma exposição sobre a vida do Churchill, inclusive com pinturas feitas pelo próprio, os quartos são muito bonitos, os movéis, o teto, todos os detalhes me impressionaram bastante. Nada me irrita mais do que pagar para entrar num palácio todo vazio, sem móveis e decoração. E lá definitivamente não é assim.

berco de ouro Palácio de Blenheim

Já os jardins são um show a parte! Tudo muito bem cuidado, lindo e colorido. O restaurante está estrategicamente em um dos cantos do jardim, mas não comemos lá já que levamos algumas coisas para um picnic.

Palácio de Blenheim 2

O parque é imenso! Com direito a cachoeira, rio, arvores mil, flores e faisão para todo o lado. Inclusive foi neste parque que o Churchill pediu sua esposa em casamento.

Blenheim palace park Palácio de Blenheim

De lá fomos para o local onde fica o labirinto. É possível pegar um trenzinho antigo do palácio até o labirinto. A criança que vos escreve ficou morrendo de vontade de ir, mas teria que esperar um pouco e as únicas pessoas com mais de 4 anos que vi no trenzinho estavam acompanhando as mesmas,hahaha.

Blenheim palace train

Já o labirinto é muito bacana, grande o suficiente para fazer qualquer um se perder, e no meio dele o nome do palácio está escrito com arbustos. Lindo demais!

Blenheim maze

Ainda nessa área tem uma estufa cheia de plantas e borboletas. O palácio fica próximo ao vilarejo de Woodstock, na região de Cotswold que saiu de desconhecida à queridinha dos turistas gringos atualmente. Ali perto do labirinto e da estufa está uma miniatura da vila de Woodstock, igualzinha a vila de verdade. A criançada ama e essa é a parte mais familiar do palácio.

woodstock miniatura

O plano era sair do palácio e partir para uma outra vila de Cotswold, mas não contávamos que ficaríamos tanto tempo por lá. Então resolvemos parar na vila histórica de Woodstock, que é uma típica vila de Costwold, com suas casas de pedra, pequena, fofinha e daqueles lugares que parecem saidos de uma casa de boneca.

woodstock manor

Paramos num pub lindo; o The Black Prince, a beira de um rio, com uma área externa linda e lareira na parte interna para os dias frios. Ali comemos uma comida tipicamente inglesa que estava ótima e assim fechamos com chave de ouro nosso dia.

the black prince pub

O ingresso do Palácio custa £21.50 por pessoa(80 reais/ 36 dólares), o que pode parecer caro mas vale cada centavo! E ainda dá para trocar esse ingresso de um dia por um passe anual, sem pagar nada a mais. Assim você pode voltar quantas vezes quiser no Palácio no periodo de 1 ano. Considerando que o parque do Palácio é enorme, pode valer a pena para quem mora por aqui. Muitos palácios e castelos no Reino Unido fazem isso. Para chegar lá de Londres usando transporte público, a melhor maneira é pegar um trem para Oxford(1 hora), e de lá pegar um ônibus que te deixa na porta do Palácio(30 minutos). Nós fomos de carro, e ainda tivemos a sorte de passar por vários campos de colza, que tem em várias partes da Inglaterra e podem ser vistos nessa época.

campo de colza

Para quem vai estar por Cotswold é um passeio imperdível, e para quem quer fazer um bate e volta saindo de Londres mas não quer ir nos lugares mais manjados, é perfeito também.

Palácio de Blenheim

Woodstock, Oxfordshire OX20 1PP, United Kingdom

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no "sobre" e escolha "sobre mim" na barra superior.

Um comentário em “Palácio de Blenheim em Cotswold

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.