Lençois maranhenses em 3 dias

Ano passado, fomos aos lençois maranhenses por 3 dias e foi absolutamente incrível!Queria ter mais tempo para conhecer aquele paraíso com calma, mas tempo vale ouro quando estamos no Brasil e o grande propósito das nossas idas é ficar com a familia. Então 4 dias inteiros no Maranhão foi o que deu. E o meu medo era de não ser suficiente nem para sentir um gostinho dos lençois de verdade ou de fazer da nossa viagem uma gincana e fazer minha mãe, que foi conosco, ficar mais cansada do que relaxada.
De fato não foi uma viagem para colocar o bundão para cima e descansar. Mas deu tempo de curtir os lençois muito bem sem estresse. Uma coisa é certa, quem odeia planejar viagem e prefere que o vento leve já pode parar por aqui. Ou se conformar em ver o que der, e correr um enorme risco de perder pelo menos um dia dos passeios. Porque a nossa viagem só deu certo em 3 dias porque teve planejamento.

Lagoa do peixe

Em qual cidade se hospedar com pouco tempo nos Lençois maranhenses?

Primeiro de tudo, tive que abrir mão de ficar no lado B dos Lençois e ir para Barreirinhas mesmo. Com pouco tempo e na baixa temporada, não adiantava querer inventar moda e ficar na parte mais distante dos lençois, com pouca estrutura e ainda uma boa chance de perder passeio pela falta de quantidade minima, pois fomos na baixa temporada. Lógico que a minha escolha fez sentido pois descemos em São Luis e qualquer outra cidade seria mais distante. Cada um precisa adaptar a cidade-base nos lençois para o local que fica melhor com a própria logistica. Ainda assim, acredito que Barreirinhas seja o local com maior estrutura. Isso faz o local perder um pouco da identidade e suas raízes, mas escolhas são escolhas e para quem tem tempo contado a praticidade é importante.

Vista do farol de Mandacaru Lençois maranhenses

 

Planejar e reservar

Outro fator foi ter reservado tudo antecipadamente. De Londres mesmo já reservei tudo com a São Paulo Ecoturismo, que gente, foi notal mil. Dois mil! Eles não garatiram todos os passeios pois dependem das piscinas estarem cheias e de quantidade de gente, mas eu disse quais passeios gostaria, e montamos um esquema de como poderia ser. Nesse planejamento já conversei e descobri quais passeios faria em cada dia caso tudo caminhasse bem. Reservei um tour de um dia em São Luis com eles, e como era o único certo, ja deixei pago, e isso serviu como um sinal para os outros passeios. Chegamos cedinho em São Luis, e sabíamos que não conseguiriamos chegar em Barreirinhas a tempo de fazer um passeio, então fizemos um tour na capital até o final da tarde, quando pegamos um ônibus na rodoviária para Barreirinhas.Quando chegamos em Barreirinhas tarde da noite, já havia uma pessoa da São Paulo nos esperando no local onde o onibus nos deixou.

lencois maranhenses 2

Quais passeios fazer?

Ao chegarmos em Barreirinhas tarde da noite, conversamos com o rapaz que nos recebeu da São Paulo ecoturismo sobre o passeio do dia seguinte e resolvemos dividr assim: dois passeios logo no primeiro dia –Lagoa Bonita e Lagoa Azul Isso foi conversado e resolvido de acordo com a demanda da agencia. E também eram os passeios que mais queria fazer, então achei prudente fazer logo no primeiro dia, já que fomos bem no meio da época de chuva.Foi uma excelente escolha, já que os dois passeios tem um fator bem uau, e é isso que eu queria logo de cara. É dificil descrever a sensação de ver os lencóis pela primeira vez.

Lagoas lencois maranheses

Eu fiquei emocionada, orgulhosa de ser brasileira, boba, feliz e tudo isso junto.O jipe nos deixou em um local para almoçar após o primeiro passeio e o outro jipe da tarde nos pegou lá mesmo. Foi cansativo subir e descer duna naquele sol, mas o extase de ver aquilo pela primeira vez deixou todo mundo meio bobo e o cansaço ficou em segundo plano. Sem contar que ao chegarmos no hotel, tinhamos uma rede nos esperando, um riachinho passando, barulho e cheiro de mato, foi tudo muito revigorante. Acho que nem sentimos o cansaço e foi um dia bem mais tranquilo do que eu imaginava! A Lagoa Bonita, que é uma das mais impressionantes, estava bem seca quando fomos. Mas tinha um resto dela lá. Mesmo assim valeu a pena pois vimos várias outras lagoas bem cheias e lindas. No dia seguinte fomos aos Pequenos Lençois, e foi bacana porque esse é um passeio completamente diferente! Foi incrível ver o meu primeiro Igarapé, as plantas, os pássaros, uma cidade menor e ver a paisagem dos pequenos lençois, que é same same, but different como dizem os asiáticos, hahaha.

Pequenos lencois

É parecido mas ao mesmo tempo tão diferente, afinal de contas nesse dia não teve jipe, o passeio é de barco daqueles speed boats(que eles chamam de voadeira) pelo rio Preguiça, passando por Vassouras, Pequenos Lençois, Mandacaru e Caburé. Foi uma delícia conhecer os vilarejos, ver um pouco dos nativos, ir a praia e ter um dia um pouco diferente. É um passeio que eu adorei e acho que ninguém deveria deixar de fazer para sair um pouco do modelo de subir duna, descer duna e boiar nas lagoas.

rio preguicas
No nosso ultimo dia fomos a Lagoa do peixe e ao famoso camarão da Luzia em Atins. Na verdade todo o passeio existiu só mesmo para comermos o camarão. Sim, somos desses que viajamos horas só por uma comida boa,rs. Esse passeio é mais demorado, e por isso mais caro também. Foi simplesmente maravilhoso! Do camarão eu vou falar depois, pois ele merece um post separado.A lagoa do peixe é lindíssima, enorme e o cenário é levemente diferente do passeio da Lagoa Bonita e Lagoa Azul.Comemos o camarão perfeição da Luzia e tivemos a sorte de ter a mesma turma legal do passeio do dia anterior. Foi incrível também.

Lagoa do Peixe Lençois maranhenses 2

 

Valeu a pena ficar só 3 dias nos Lençois maranhenses?

Pra falar a verdade , acho que esses 4 passeios que fizemos são o mínimo que qualquer um deveria fazer nos lençois. As lagoas podem mudar de acordo com o tempo, mas como nos passeios podemos ver várias lagoas, e acho dificil a paisagem mudar 100%, mantenho que esses passeios são imperdíveis. Minha humilde opinião, claro, mas eu não consigo exlcuir nenhum deles, e acho que foi bacana para o pouco tempo que tivemos. Sei que a região tem muito mais a oferecer e teria ficado pelo menos 10 dias se pudesse. Mas apesar de termos saido com gostinho de quero mais, não saimos com a sensação de termos feito tudo correndo demais ou deixado de ver o essencial. Então se você só tiver 3 dias inteiros disponíveis para conhecer a região como nós, não deixe de ir! Por muitos anos eu deixei algumas viagens no Brasil de lado por falta de tempo. Mas agora toda vez que puder vou encaixar viagens curtinhas como essa! Agora fiquem com as fotos pois foi dificil demais selecionar. Muitas são parecidas, mas acreditem, ainda deixei outras tantas para trás.

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 12 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Para saber mais clique no “sobre” e escolha “sobre mim” na barra superior.

Um comentário em “Lençois maranhenses em 3 dias

    • agosto 4, 2014 a 11:00 am
      Permalink

      Angelo, Obrigada! Depois dessa viagem eu me empolguei tanto que comprei uma câmera profissional!

      Responder
  • dezembro 5, 2014 a 9:05 am
    Permalink

    Lili!!! Esse ano vou para o Brasil por 3 meses, aí quero fazer duas viagens por lá… to pensando em Colômbia e Lençóis! Vcs já tinham falado e o post ficou ótimo, vou começar ver essa agência! Beijão e até o Reveillon!!!

    Responder
    • dezembro 5, 2014 a 12:19 pm
      Permalink

      Fabi, é imperdivel demais! Vc vai amar e o Jack tb. Colombia ta no meu top 5 atual(que muda sempre,rs). Beijos e ate logo 😉

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *