Mercados de rua em Londres- um mini guia com os principais

Os mercados de rua em Londres são uma das atrações que eu mais aqui (e em qualquer outra cidade) são os mercados de rua! Isso porque eu acho que eles são a mistura perfeita de atração turística com vida real da cidade, então dá para sentir um pouco de como é ser morador do local mas ao mesmo tempo estamos fazendo turismo ! E Londres tem tantos mercados de rua bacanas que fica até dificil listar. Vou elencar os mais populares e centrais.
Um dos meu mercados favoritos é o Borough Market, que é um mercado de comida muito bacana. Tem comida de tudo quanto é lugar do mundo.

Borough Market Mercados de rua em Londres 2

Acho que vale a pena visitar, nem que seja para dar aquela desacelerada na andança turística e comer um queijinho francês(destaque para o comté que eles vendem lá!), um chocolate, uma fruta. Para dizer a verdade eu acho que vale deixar para almoçar lá um dia. É tudo muito gostoso, e com 5 libras dá para fazer uma refeição boa! Uma das comidas mais tradicionais desta feira é o sanduíche de porco mas eu pessoalmente não amo. Sempre como o sanduíche de chorizo no espanhol que fica na parte de trás do mercado, amo o sanduíche de salsicha alemã de lá e jamais deixo de comer as ostras. São simplesmente deliciosas, enormes mas prepare-se pois sempre tem fila. Neste mercado também tem duas barracas que vendem cervejas artesanais e vinhos bem bacanas, tudo a bom preço. Funciona de Quinta à Sábado até às 5 da tarde e a estação mais próxima é London Bridge.

OSTRAS Borough Market Mercados de rua em Londres

Outro mercado bacana para visitar, e um dos mais famosos entre os turistas é de Portobello. O mercado é uma feira de antiguidades em Notting Hill, mas pela sua fama e quantidade de turistas que recebe, o foco antiguidades já não tem a mesma força que originalmente. Encontra-se de tudo por lá, de comida à roupas. Em Portobello e arredores há ótimos brechós, inclusive os que só vendem vintage de grife. É uma outra marca registrada da região. Recomendo fazer um brunch no Electricdiner ao lado do cinema Electric na rua de Portobello. O mercado funciona todo Sábado até às 6, mas não deixe para chegar no final. A estação mais próxima é Notting Hill Gate.
Outros mercados bem legais e centrais também conhecido dos turistas são o Spitalfields e Brick Lane. Eles ficam muito próximos e recomendo ir num mesmo dia para ver os dois. O mercado de Spitalfields funciona todos os dias, mas nem todas as barracas estão lá Segunda e Terça. Os melhores dias são de Quinta à Domingo. Lá se encontra de tudo também, mas é um lugar legal para comprar coisas moderdinhas, seja para casa ou sejam roupas e acessórios. O Spiltafields de hoje em dia é organizado, cheio de lojinhas e restaurantes, para todos os gostos e tipos. Já o mercado de Brick Lane funciona aos Domingos e é aquele mercado de rua mesmo, lotado de gente, com barracas de comida e gente literalmente com tapete jogado no chão vendendo suas coisas. No Domingo é um vucovuco de gente mas acho que é uma experiência bacana pois não só de feira vive Brick Lane. Muitos bares bacanas estão lá, a rua é famosa por seus restaurantes bengalis, então acho válido a visita.

Brick Lane Mercados de rua em Londres 2

Confesso que essa área já deu para mim, hoje em dia tem muito hipster e turista. Nada contra, mas descaraterizou bastante do que era há quase 11 anos quando cheguei em Londres e ia sempre lá. Quem for não deixe de comer um sanduba de Sal Beef que falei aqui. Além disso tem o famoso fish and chips Poppies, muita opção de comida indiana/bengali. Vale lembrar também que dois dos melhores brechos da cidade estão por ali: Absolute Vintage e uma filial do Beyond Retro.A estação mais próxima é Shoreditch High Street ou Liverpool Street.

Brick Lane
Além desse, outro mercado super mega conhecido dos turistas é o de Camden Town, que também funciona todo Domingo. A maioria das lojas e barracas estão lá quase todo dia, mas é nos finais de semana mesmo que você verá o mercado ferver. Apesar de ser mais um desses lugares que perdeu muito da sua identidade, acho bacana visitar pois Camden foi um dos lugares onde o movimento punk de Londres nasceu, ainda existem casas de shows que fazem parte da história da musica do Reino Unido, como o Dingwalls, o The Dublin Castle e o Roundhouse e só por isso eu já acho que valeria. Para quem quer comprar umas buguingagas é ótimo também pois as barrascas são tantas e tão variadas que dá para comprar literalmente de tudo por lá, inclusive souvernirs. Estação mais próxima: Camdem Town.

Camden Town
Outro mercado que eu conheci recentemente e adorei foi o Columbia Road, que é o mercado de flores. Tem um post todinho só dele aqui, explicando timtimportimtim como funciona.

Columbia road Flower Market Mercados de rua em Londres

 

Um mercado clássico e bem no central de Londres é o de Covent Garden. O mercado fica num prédio onde antigamente funcionava uma feira. Eu adoro esse mercado, ele é bem bonito, cheios de artistas de rua, algo bem turistão mesmo mas muito interessante. Só não se engane, apesar de ter várias barracas de artesãos, esse mercado está longe de ser um mercado onde os locais vão para comprar algo único ou feito à mão. Este é um mercado de rua/ shopping, todo arrumadinho, com restaurantes legais mas não com aquela característica mais amadora dos outros. O último restaurante que comi nesse mercado foi o Union Jacks do Jamie Oliver e recomendo.  Este é um mercado diario que fica aberto até 6 da tarde, porém os restaurantes que ficam dentro dele e em volta só fecham mais tarde. Estação mais próxima: Covento Garden
Por fim, o meu mercado favorito em Londres, que é o Brixton Village. Fiz um post sobre Brixton e falo mais sobre o mercado, quem quiser saber mais clique aqui. Ele funciona quase todo dia mas o dia que eu acho mais bacana é o Sábado. Esse é o mercado ideal para quem quer conhecer um local que é muito mais frequentado pelos nativos do que turistas. Vá com fome pois os restaurantes do Brixton Village são fenomenais e bem baratos para o padrão de Londres. A feira retro de Sábado não é grande mas é interessante. O Brixton Village tem algumas lojinhas bacanas, mas não é um lugar que se vai especialmente para comprar, e sim para ver, caminhar, fotografar e comer. Quem sabe curtir os bares da região depois, ouvir uma musica boa, etc. Estação mais próxima: Brixton Village.

Brixton Village
Além desses em Southbank costuma ter um mercado de comida próximo ao Southbank centre de Sexta à Domingo. E bem perto dali, embaixo da Waterloo Bridge fica um mercado diário super legal de livros antigos, que também vende mapas e gravuras antigas. Estação mais próxima: Waterloo Bridge.

Southbank

Quem vier na época do Natal ainda pode aproveitar os mercados de Natal da cidade que falei aqui neste post.

E vocês, tem um mercado favorito em Londres?

 

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 11 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Escreve todos os posts mas faz o blog junto com o marido, Klaus. Para saber mais sobre, clique no “sobre nós” na barra superior.

7 comentários em “Mercados de rua em Londres- um mini guia com os principais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *