Londres- Horniman museum

O Horniman museum fica relativamente perto da minha casa, meu marido já deu até aula de música no parque do museu mas ainda assim eu ainda não conhecia. Então num desses dias lindos e frios de outono eu resolvi ir até lá para conhecer esse museu que fica no sul de Londres, distante de qualquer muvucão turistico da cidade.

Horniman museum (1)

Primeiro de tudo, o parque do museu é lindo, tem uma vista bacana de Londres, e é todo preparado para criança. Instrumentos musicais grandões e interativos espalhados pelo parque, fazendinha com alguns animais para alegrar a criançada, jardins super bem cuidados com direito a horta, tudo isso o parque do Horniman museum tem.

Horniman museum (4)

Então antes mesmo de entrar nele você já sente que ali é um tipico museu de bairro, feito para a família e é realmente isso que você vai ver lá, muita família, muita gente que mora na área. Talvez o que faça todo mundo voltar de novo e de novo nem seja o museu em si, mas o seu parque e tudo que o conjunto da obra oferece para um visitante.

Horniman museum (5)
O museu é pequeno mas com uma coleção bem eclética. Tão eclética que fica até dificil associar o que uma coisa tem a ver com a outra, como uma cadeira de tortura na mesma sala que borboletas empalhadas, hahaha. Mas talvez essa seja o grande atrativo do Horniman!

Horniman museum (12)

Dentro dele vi algumas coisas que nunca tinha visto antes em museu algum, como altares de vodoo e um altar de ogum, com uma explicação bacanérrima sobre o Candomblé do Brasil. Uma das suas galerias fala bastante de religões e a influência africana no restante do mundo.

Horniman museum (15)

A parte que mais curtimos foi a de instrumentos musicais.Há anos o V&A também tinha uma área dedicada à musica, mas fechou essa ala do museu e desde então foi a primeira vez que vi em Londres uma galeria tão grande só sobre musica. Muitos instrumentos comuns mas bastante coisa que eu não conhecia (nem meu marido músico!). E por isso mesmo você pode ouvir o som de alguns instrumentos mais diferentes nas mesas interativas da galeria.

Horniman museum (9)

Outra sala popular do museu é a dos animais.Vários bichos empalhados, inclusive um leão marinho gigantesco, que é a marca registrada do museu. Algumas mini salas interativas estão espalhadas pelas galerias, e a criançada adora! Além das salas gratuitas, o museu também tem uma com aquários que é paga. Fui num domingo frio e ensolarado de outono e estava cheio mas nada lotado.

Horniman museum (18)
Não é o museu mais imperdível de Londres, mas é interessante, gratuito e uma boa oportunidade de fazer um programão tipicamente turistico, que é ir a um museu, sem necessariamente ver turistas ou disputar espaço com eles.

Horniman museum (17)
A estação mais próxima é Forrest Hill. Uma galeria de arte interessante não muito distante dali e que pode servir como complemento para essa visita é a Dulwich Picture Gallery da qual falei aqui.

Horniman museum

100 London Rd, London SE23 3PQ, United Kingdom

+44 20 8699 1872

http://www.horniman.ac.uk/

Facebooktwittergoogle_plusmail

lilistahr

Uma capixaba morando em Londres há mais de 11 anos, e apaixonada pela capital britânica. Viciada em viagem, com uma queda por praias paradísiacas e destinos menos óbvios. Escreve todos os posts mas faz o blog junto com o marido, Klaus. Para saber mais sobre, clique no "sobre nós" na barra superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.